UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
´Ibama não dá conta sozinho´, diz presidente do órgão sobre desmatamento

16/03/2023

"A principal tarefa do Ibama, hoje, é combater um dos crimes que mais cresceram no Brasil: o desmatamento. A criminalidade ambiental cresceu demais e isso vai manchando a imagem do nosso país", disse o presidente do órgão, Rodrigo Agostinho, em evento em São Paulo. Ex-deputado federal, ele deixa a Câmara para, a partir de agora, lidar com um dos grandes desafios do novo governo, a retomada do órgão de preservação ambiental, esvaziado pela administração anterior.
Deputado por uma legislatura, entre fevereiro de 2019 e de 2023, Agostinho, que é fotógrafo e apaixonado por aves, se destacou pela defesa da causa ambiental, além de ter integrado a Frente Parlamentar de Apoio ao Setor de Games e Jogos Eletrônicos. Em palestra no Fórum Ambição 2030, promovido pelo Pacto Global da ONU, ele falou sobre a necessidade de articular o crescimento econômico com as florestas de pé.
"O Ibama vai trabalhar com comando e controle de maneira estratégica, mas é preciso da bioeconomia com a floresta em pé. É esse o ponto de virada que a gente precisa se quisermos, de fato, enfrentar as mudanças climáticas, e não fazer greenwashing", disse durante o evento.
Ecoa conversou com exclusividade com o presidente do órgão para entender um pouco mais sobre a atuação do Ibama nesses primeiros meses de governo Lula e quais os próximos passos para zerar o desmatamento no Brasil.

Ecoa - Qual tem sido a prioridade do órgão nesse começo de governo?
Rodrigo Agostinho - Muitos servidores que já estavam com idade para se aposentar estão se aposentando, o que acelerou a degradação do Ibama nos últimos quatro anos, além da militarização do órgão. Estou com 470 servidores com idade para se aposentar e, para o plano de combate ao desmatamento, existiam 1.700 fiscais. Hoje eu tenho 300. Nossa capacidade de trabalho caiu bastante, só que nós vamos tentar compensar isso, enquanto não são realizados novos concursos, com tecnologia. Vamos voltar a ser um órgão forte. Então, temos que recompor a nossa estrutura, fazer com que os processos de licenciamento ambiental sejam mais transparentes e dialogar com a sociedade.

Como proteger o Ibama para que desmontes como os que foram feitos em governos anteriores não se repitam mais?
Existe um projeto de emenda constitucional tramitando no Congresso que transforma o Ibama numa instituição de Estado. Assim, ele passaria a ter uma proteção um pouco maior, evitando essas mudanças importantes. Na prática, transformaria uma boa parte de cargos comissionados do órgão em cargos de carreira mais sólida.

Termine de ler a entrevista acessando o UOL

Novidades

Erosão: estudo vai avaliar alternativas para conter avanço do mar em Atafona e Açu, no Norte Fluminense

06/10/2026

Um estudo para definir alternativas de combate à erosão costeira em Atafona e Açu, distritos de São ...

Unicamp cria bateria mais segura para armazenar energia solar e eólica

06/10/2026

Sol e vento são fontes de energia abundantes, mas intermitentes. Para que a eletricidade gerada poss...

Maior garimpo de cassiterita do mundo tem ‘alto risco’ em cinco de sete barragens e ameaça colapso em cadeia na Amazônia

06/10/2026

Dados do Sistema de Gestão de Segurança de Barragens (SIGBM), do governo federal, apontam que o comp...

Mudanças climáticas podem alterar relações entre abelhas e plantas

06/10/2026

Mudanças na temperatura e no regime de chuvas, somadas a alterações no uso da terra — como desmatame...

Padrões nas asas das borboletas podem enganar predadores com ilusões de movimento

06/10/2026

Quando uma ave se lança contra uma borboleta em pleno voo, ela pode ver algo que não existe — as asa...

El Niño aquece o Pacífico e esvazia redes dos pescadores latino-americanos

06/10/2026

Os pescadores do Pacífico oriental estão sofrendo o impacto do aquecimento do oceano pelo El Niño, q...