UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Pinguins com idade avançada passam por inovadora cirurgia de catarata

16/03/2023

Três pinguins-rei com idade avançada para a espécie — 20 anos ou mais — receberam implantes de lentes intraoculares personalizadas para os olhos ao passarem por cirurgia de catarata, uma doença que causa áreas turvas que dificultam a visão. O trio se recuperou totalmente, informou o Mandai Wildlife Group, responsáveis pelos zoológicos de Cingapura, nesta terça-feira (14).
Para a oftalmologista veterinária Gladys Boo, que participou das cirurgias, realizadas a dois meses, trata-se de “um marco na medicina veterinária”. Ela ressaltou que foi um procedimento inédito.
— Como uma espécie maior, os pinguins-rei têm olhos grandes e estáveis o suficiente para manter as lentes personalizadas no lugar, então decidimos seguir este procedimento inédito a nível global para melhorar ainda mais sua visão ao remover a catarata — afirmou, de acordo com a CNN americana, acrescentando que as lentes foram feitas sob medida na Alemanha.
Segundo a equipe, a terceira pálpebra que costuma proteger os olhos dos pinguins debaixo d´água foi uma das dificuldades durante a cirurgia pois ela tenderia a fechar no procedimento. Assim, os pinguins tiveram que permanecer fora da água por um período, e os profissionais cuidaram deles com colírio enquanto isso. Também passaram pela cirurgia de catarata três pinguins-de-humboldt, com idades entre 7 e 13 anos, que vivem no Jurong Bird Park.
— Percebemos a turvação em seus (olhos) e se movendo como se estivessem tendo dificuldade para ver as coisas à sua frente — relatou a veterinária Ellen Rasidi. — É bom vê-los mais ativos, indicando uma melhora na visão. Os pinguins-rei também estão se adaptando bem às novas lentes.

Fonte: O Globo

Novidades

Erosão: estudo vai avaliar alternativas para conter avanço do mar em Atafona e Açu, no Norte Fluminense

06/10/2026

Um estudo para definir alternativas de combate à erosão costeira em Atafona e Açu, distritos de São ...

Unicamp cria bateria mais segura para armazenar energia solar e eólica

06/10/2026

Sol e vento são fontes de energia abundantes, mas intermitentes. Para que a eletricidade gerada poss...

Maior garimpo de cassiterita do mundo tem ‘alto risco’ em cinco de sete barragens e ameaça colapso em cadeia na Amazônia

06/10/2026

Dados do Sistema de Gestão de Segurança de Barragens (SIGBM), do governo federal, apontam que o comp...

Mudanças climáticas podem alterar relações entre abelhas e plantas

06/10/2026

Mudanças na temperatura e no regime de chuvas, somadas a alterações no uso da terra — como desmatame...

Padrões nas asas das borboletas podem enganar predadores com ilusões de movimento

06/10/2026

Quando uma ave se lança contra uma borboleta em pleno voo, ela pode ver algo que não existe — as asa...

El Niño aquece o Pacífico e esvazia redes dos pescadores latino-americanos

06/10/2026

Os pescadores do Pacífico oriental estão sofrendo o impacto do aquecimento do oceano pelo El Niño, q...