UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Chuvas formam ´língua negra´ na Praia do Leme, na Zona Sul do Rio

07/02/2023

A forte chuva da tarde desta segunda-feira causou a formação de uma “língua negra” na Praia do Leme, na Zona Sul do Rio. Um vídeo publicado nas redes sociais mostra o momento em que a água extravasa pela areia no momento da chuva. Segundo a concessionária Águas do Rio, não há registros desse tipo de deságue desde junho do ano passado, quando línguas se formaram na altura da Rua Santa Clara, em Copacabana, e em Ipanema.
A empresa alega, ainda, que, na concepção atual do sistema de drenagem e esgotos sanitários da Zona Sul, a ocorrência das “línguas negras” é prevista em situações de chuvas excepcionais. Nesse caso, a Águas do Rio se colocou como responsável pela diminuição e menor impacto para os canais e praias da cidade.
Em maio de 2022, o Globo noticiou a formação de uma “língua negra” provocada pelo extravasamento de águas pluviais de uma elevatória da Águas do Rio, que atingiu as areias da praia de Copacabana devido à chuva.
Na época, o biólogo Mario Moscatelli sugeriu duas medidas que podem ajudar a resolver o problema: o levantamento de quais são as fontes poluidoras a partir de ligações clandestinas, e a neutralização dessas emissões, e a “viabilização de uma galeria que suporte a carga de águas poluídas pela lavagem das ruas e encaminhá-las para o interceptor oceânico”.
— Seria basicamente um interceptor que evitaria que a água das chuvas, contaminadas pela sujeira das ruas e potenciais conexões clandestinas de esgoto, chegassem na praia. Ou seja, não haveria mais chegada de águas pluviais na praia — explicou.

Termine de ler esta reportagem no Extra

Novidades

Dragão-de-komodo? Lagarto de grandes proporções é flagrado caminhando pela areia da Praia da Barra; veja vídeo

08/10/2026

Por alguns instantes, quem viu o animal ao vivo ou assistiu ao vídeo que relatava sua presença na Pr...

Jacareí vai plantar mil árvores com ajuda de moradores

08/10/2026

Mais de 1.000 plantios para embelezar e refrescar a cidade. É o que os moradores de Jacareí podem es...

País tem 30 milhões de crianças sob risco climático e El Niño forte pode agravar cenário, alerta Unicef

08/10/2026

Mais de 30 milhões de crianças estão expostas a dois ou mais riscos climáticos no Brasil, segundo an...

Seca e calor extremos do último El Niño antecipam ´novo normal´ nas florestas tropicais

08/10/2026

Cerca de 75% das áreas das florestas tropicais do mundo enfrentaram pelo menos seis meses de seca e ...

A embalagem flexível é vilã ou aliada da sustentabilidade?

08/10/2026

A leveza que torna o material eficiente na fábrica é a mesma que o faz perder valor na cooperativa. ...

Ambulância solar leva atendimento a áreas remotas do Quênia

08/10/2026

Em regiões rurais do Quênia, chegar a um hospital pode ser um desafio que começa muito antes de uma ...