UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Tartaruga-gigante é encontrada morta na Região dos Lagos do Rio

10/01/2023

Uma tartaruga-de-couro foi encontrada morta nesta segunda-feira, na praia de Barra Nova, na altura do Chauí, em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio. A espécie também é conhecida como tartaruga-gigante e pode chegar a dois metros de cumprimento e a pesar, em média, 700 kg. De acordo com a prefeitura, a Guarda Ambiental de Saquarema acionou o Projeto de Monitoramento de Praias (PMP) da Petrobras para retirar o animal. Somente após a perícia será identificada a causa da morte.
O indivíduo resgatado é considerado jovem e possui 1,62m de comprimento, 73 centímetros de largura e pesa aproximadamente 300kg. Segundo Jeffersson , guarda ambiental de Saquarema, eles costumam desovar de setembro a março, na cidade de Regência, no estado do Espírito Santo.
A tartaruga-de-couro ou tartaruga-gigante (dermochelys coriácea) é uma das cinco espécies de tartarugas marinhas encontradas no Brasil, dentre as sete existentes, e é considerada criticamente em perigo de extinção no país.
A causa da morte será investigada pelo Programa de Monitoramento de Praias (PMP), através de exame de necropsia e, caso necessários, exames laboratoriais auxiliares.

Fonte: O Globo

Novidades

Dragão-de-komodo? Lagarto de grandes proporções é flagrado caminhando pela areia da Praia da Barra; veja vídeo

08/10/2026

Por alguns instantes, quem viu o animal ao vivo ou assistiu ao vídeo que relatava sua presença na Pr...

Jacareí vai plantar mil árvores com ajuda de moradores

08/10/2026

Mais de 1.000 plantios para embelezar e refrescar a cidade. É o que os moradores de Jacareí podem es...

País tem 30 milhões de crianças sob risco climático e El Niño forte pode agravar cenário, alerta Unicef

08/10/2026

Mais de 30 milhões de crianças estão expostas a dois ou mais riscos climáticos no Brasil, segundo an...

Seca e calor extremos do último El Niño antecipam ´novo normal´ nas florestas tropicais

08/10/2026

Cerca de 75% das áreas das florestas tropicais do mundo enfrentaram pelo menos seis meses de seca e ...

A embalagem flexível é vilã ou aliada da sustentabilidade?

08/10/2026

A leveza que torna o material eficiente na fábrica é a mesma que o faz perder valor na cooperativa. ...

Ambulância solar leva atendimento a áreas remotas do Quênia

08/10/2026

Em regiões rurais do Quênia, chegar a um hospital pode ser um desafio que começa muito antes de uma ...