UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Comunidade indígena em SP vai transformar resíduos em biogás

24/11/2022

A comunidade indígena da Tekoa Itakupe, na Terra Indígena Guarani do Jaraguá, São Paulo, terão cinco sistemas autônomos de biogás. O produto realiza o tratamento do esgoto sanitário, dos resíduos orgânicos e, até mesmo, do esterco animal para transformar em energia limpa e renovável -, produzindo até sete horas de gás de cozinha todos os dias por cada um dos sistemas.
A alternativa ecológica para produzir biogás foi oferecida à aldeia pela empresa Softys, por meio do seu projeto social Softys Contigo, cujo objetivo é levar soluções inovadoras no segmento de água e saneamento básico para as comunidades carentes em toda a América Latina.
O sistema desenvolvido pela empresa HomeBiogas segue o modelo “faça você mesmo”, possibilitando aos moradores que tenham o equipamento em sua própria comunidade. Além de um sistema de “saneamento básico instantâneo”, o modelo dá autonomia para o gerenciamento da produção de gás de cozinha.
Junto aos biodigestores será instalado o Bio-Toilet, um vaso sanitário adaptado que gera economia de água, por ter uma descarga de apenas 1,2 litros por acionamento – sendo abastecido com água de reuso. Ao acoplar um vaso sanitário ao biodigestor, cria-se a solução de saneamento de forma ecológica, digna e autônoma para os dejetos humanos, enviando o resíduo diretamente do vaso para o biodigestor, sem a necessidade de energia elétrica ou estar ligado a uma rede de esgotamento sanitário.
O resíduo líquido é direcionado a um meio filtrante onde são plantadas mudas de árvores frutíferas, produzindo alimento para os seres humanos e para o próprio biodigestor, gerando um sistema de economia circular.
“Acreditamos que esse sistema vai trazer muitos benefícios para a aldeia, facilitando a vida das famílias com uma solução simples e eficiente, que se integra ao modo de vida da comunidade”, explica Luís Delfim, CEO da Softys no Brasil.
Em parceria com a ONG Teto, que identificou que o sistema de biogás é a solução mais adequada à realidade local, a implementação do sistema será realizada em 19 de novembro, Dia Mundial do Banheiro. A data reforça a preocupação humanitária com o saneamento básico em todo o mundo. Serão doados à comunidade 5 equipamentos, beneficiando cerca de 40 famílias.
É uma das seis aldeias indígenas no Jaraguá, em São Paulo. A região do Pico do Jaraguá abriga cerca de mil indígenas da etnia Guarani Mbya. Eles estão divididos em seis assentamentos: Tekoa Itu, Tekoa Pyau, Tekoa Ita Wera, Tekoa Ita Edy e Tekoa Yvy Porém, além da Tekoa Itakupe (que significa Atrás da Pedra).
A reserva Tekoa Itakupe é uma área de 76 hectares, que abriga cerca de 40 famílias. Possui uma casa de reza (Opy`i), uma cozinha e hortas comunitárias, um lago e nascentes do Ribeirão Manguinho. Os Guaranis Mbya estão espalhados por áreas territoriais da Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil. É um povo de muita luta e resistência histórica, que mantém sua língua e cultura tradicionais por meio de cantos, rezas e danças.

Vem terminar de ler esta reportagem no Ciclo Vivo

Novidades

Achados arqueológicos da região do Cais do Valongo são expostos pela primeira vez ao público

01/12/2022

Durante as obras do Porto Maravilha, a partir de 2011, foram encontrados mais de 1,2 milhão de itens...

Passageiros podem descartar lixo eletrônico em rodoviárias de SP

01/12/2022

O lixo eletrônico, REEE ou e-lixo, é um dos desafios da gestão de resíduos em todo o planeta, já que...

Fundação Florestal faz enquete para batizar onças-pintadas que vivem no Parque Estadual do Morro do Diabo, em Teodoro Sampaio

01/12/2022

A Fundação Florestal do Estado de São Paulo (FF) abriu, na terça-feira (29), uma enquete nas redes s...

Novos filhotes de onça-pintada são avistados no Pantanal de MT

01/12/2022

Dois novos filhotes de onça-pintada foram avistados e celebrados, na última terça-feira (29), em raz...

Quase metade das onças-pintadas tiveram habitat afetado pelas queimadas no Pantanal, aponta estudo

01/12/2022

Cerca de 45% das onças-pintadas do Pantanal tiveram seu habitat afetado pelos incêndios registrados ...

Cerrado pode perder um terço da água até 2050, aponta estudo

01/12/2022

No Cerrado, 93% das bacias devem ter redução na disponibilidade de água, é o que aponta o estudo The...