
17/11/2022
O crescente reconhecimento da elevação do nível do mar e o aumento do risco de inundações urbanas contribuíram para um aumento acentuado no interesse em construir sobre a água. O escritório de arquitetura dinamarques MAST imaginou um novo sistema que oferece uma solução para construir quase tudo sobre a água, como casas flutuantes, acampamentos e espaços públicos de lazer.
O projeto, chamado ‘Land on Water’, consiste em módulos simples, feitos de plástico reciclado, que podem ser facilmente transportados ao redor do mundo e montados em inúmeras configurações, proporcionando uma base flutuante segura.
O sistema foi inspirado na construção de gabiões, uma tecnologia antiga que utiliza malha metálica para formar uma espécie de caixa, recheada de entulhos, e assim criar fundações estruturais extremamente robustas e de baixo custo. Os arquitetos projetaram então “gaiolas” modulares, preenchidas com materiais flutuantes de origem local e reciclada, suportando o peso de qualquer estrutura construída no topo.
Segundo os arquitetos, o Land on Water oferece um habitat ideal para peixes e crustáceos e um ponto de ancoragem para moluscos e algas marinhas. A taxa de flutuação pode ser ajustada a qualquer momento caso seja necessário adicionar mais peso acima.
A empresa está atualmente desenvolvendo um protótipo de um pavilhão flutuante usando o sistema ‘Land on Water’ e está procurando parceiros com interesses semelhantes em desenvolver projetos flutuantes inovadores e sustentáveis.
“O projeto fornecerá uma solução adaptável e resiliente ao clima para a construção de novos edifícios flutuantes em todo o mundo, mas também poderá levar a um tipo totalmente novo de comunidade flutuante dinâmica e orgânica e uma alternativa às grandes cidades flutuantes planejadas atualmente sob desenvolvimento que repetem muitos dos erros cometidos pelos urbanistas em meados do século XX”, disse o escritório em seu site.
Fonte: Ciclo Vivo
Dragão-de-komodo? Lagarto de grandes proporções é flagrado caminhando pela areia da Praia da Barra; veja vídeo
08/10/2026
Jacareí vai plantar mil árvores com ajuda de moradores
08/10/2026
País tem 30 milhões de crianças sob risco climático e El Niño forte pode agravar cenário, alerta Unicef
08/10/2026
Seca e calor extremos do último El Niño antecipam ´novo normal´ nas florestas tropicais
08/10/2026
A embalagem flexível é vilã ou aliada da sustentabilidade?
08/10/2026
Ambulância solar leva atendimento a áreas remotas do Quênia
08/10/2026
