UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Menos plástico, preservação da Amazônia e energia verde ganham espaço na agenda das marcas

27/10/2022

Não tem mais caminho de volta. A pressão de consumidores, cada vez mais conscientes em relação aos limites do planeta, tem levado empresas a repensar não só o processo de produção como também as ações publicitárias.
Preservação de florestas, exploração de minérios e energia verde, para ficar nas pautas mais óbvias, são temas estratégicos de sobrevivência das marcas.
O movimento, mais que bem-vindo, é necessário. "Mas é preciso que as empresas possuam práticas de gestão que realmente modifiquem a realidade", alerta Rodolfo Guttilla, sócio da Cause, empresa de consultoria especializada na gestão de causas, "advocacy" e ESG, termos em inglês que recaem sobre a preocupação ambiental.
"Os consumidores percebem isso e eles atribuem valores para essas iniciativas, premiando as empresas com boas práticas e punindo as que ainda não adotaram ações responsáveis", explica.
A seguir, alguns exemplos dessas ações com viés ambiental.

PLASTICOFF (Whirlpool)
No mundo, são geradas 300 t de plásticos (70% vão parar no mar), conta a Whirlpool, empresa americana que fabrica Brastemp e Consul, em campanha divulgada no México. "Nós sabemos que somos parte do problema, mas também estamos comprometidos a ser parte da solução", diz a mensagem, criada pela agência VMLY&R, indicada na "shortlist" do Cannes Lions. A ação traz um tipo de plástico solúvel em água com a finalidade de embrulhar os eletrodomésticos da marca.

ILHA CORONA (Corona)
Reformar uma ilha sem o uso de plástico descartável e aplicar energia solar. Esses são alguns dos pilares de uma ação da marca de cerveja, pertencente à Ambev, que passou a administrar o espaço turístico. Situado a 40 minutos de Cartagena das Índias (Colômbia), o local pretende incentivar o ecoturismo, com a mensagem de preservação ambiental, e se propõe a motivar os hóspedes a se conectarem com a natureza, a partir de julho de 2023.

GREEN YOUR CITY (Heineken)
A marca de origem holandesa planeja, até 2030, transformar 80% das garrafas de vidro em circulares e adotar fontes de energia renovável em 50% dos pontos de venda em 19 capitais brasileiras. Com isso, a companhia pretende reforçar sua plataforma de iniciativas sustentáveis, com novas ações de consciência de consumo, tanto em ações ligadas à vida cultural quanto à cena noturna.

Saiba mais na Folha de S. Paulo

Novidades

Dragão-de-komodo? Lagarto de grandes proporções é flagrado caminhando pela areia da Praia da Barra; veja vídeo

08/10/2026

Por alguns instantes, quem viu o animal ao vivo ou assistiu ao vídeo que relatava sua presença na Pr...

Jacareí vai plantar mil árvores com ajuda de moradores

08/10/2026

Mais de 1.000 plantios para embelezar e refrescar a cidade. É o que os moradores de Jacareí podem es...

País tem 30 milhões de crianças sob risco climático e El Niño forte pode agravar cenário, alerta Unicef

08/10/2026

Mais de 30 milhões de crianças estão expostas a dois ou mais riscos climáticos no Brasil, segundo an...

Seca e calor extremos do último El Niño antecipam ´novo normal´ nas florestas tropicais

08/10/2026

Cerca de 75% das áreas das florestas tropicais do mundo enfrentaram pelo menos seis meses de seca e ...

A embalagem flexível é vilã ou aliada da sustentabilidade?

08/10/2026

A leveza que torna o material eficiente na fábrica é a mesma que o faz perder valor na cooperativa. ...

Ambulância solar leva atendimento a áreas remotas do Quênia

08/10/2026

Em regiões rurais do Quênia, chegar a um hospital pode ser um desafio que começa muito antes de uma ...