
11/10/2022
Uma jiboia, com cerca de 20 quilos, segundo a Polícia Ambiental do Distrito Federal, foi encontrada no forro de uma casa, em Brasília, na quinta-feira (6). A serpente foi resgatada pelos militares em um condomínio na região da Ponte Alta do Gama e, depois, solta no Parque Nacional de Brasília.
Imagens feitas pelos militares mostram a retirada do animal do local onde eram guardadas ferramentas. Um dos policiais puxou a cobra, que estava enroscada no teto e, em seguida, ela foi colocada dentro de um balde.
Além da jiboia, havia um ninho de saruês no forro da casa que, conforme a PM Ambiental, deve ter atraído a cobra.
"Quando retirada do forro, a jiboia tinha se alimentado dos saruês", contou um dos militares.
A Polícia Ambiental acredita que a jiboia tenha saído de uma área de mata que fica nos fundos do condomínio. Ela estava saudável e não apresentava nenhum tipo de ferimento.
O Batalhão Ambiental orienta que, ao encontrar um animal silvestre, o ideal é acionar a corporação. Quando resgatados, se estiverem saudáveis, eles são soltos em áreas de preservação, onde têm condições de sobreviver em um ambiente natural.
Caso estejam feridos, eles são encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama para tratamento e, depois, são soltos sempre que possível.
Veja o vídeo do resgate no g1
Dragão-de-komodo? Lagarto de grandes proporções é flagrado caminhando pela areia da Praia da Barra; veja vídeo
08/10/2026
Jacareí vai plantar mil árvores com ajuda de moradores
08/10/2026
País tem 30 milhões de crianças sob risco climático e El Niño forte pode agravar cenário, alerta Unicef
08/10/2026
Seca e calor extremos do último El Niño antecipam ´novo normal´ nas florestas tropicais
08/10/2026
A embalagem flexível é vilã ou aliada da sustentabilidade?
08/10/2026
Ambulância solar leva atendimento a áreas remotas do Quênia
08/10/2026
