UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Grupo suíço lança cápsulas de café 100% biodegradáveis, sem alumínio nem plástico

08/09/2022

O grupo suíço Migros está lançando um novo tipo de cápsula de café, em forma de grânulos totalmente biodegradáveis, numa tentativa de conquistar participação em um mercado amplamente dominado por sua compatriota Nestlé, fabricante da famosa marca de cápsulas Nespresso.
Primeiro a distribuir o novo produto em massa na Suíça, o grupo Migros espera seduzir os consumidores ao responder às suas novas expectativas ambientais; os consumidores estão cada vez mais preocupados com desfrutar do café sem gerar resíduos.
As novas cápsulas de café da empresa têm a forma de esferas de café comprimido recobertas por uma fina película à base de algas, o que permite evitar embalagens de alumínio ou plástico.
As máquinas de café da empresa, ao contrário das vendidas por outros fabricantes, são produzidas em parte com materiais recicláveis, revelou o grupo suíço.
Muitos consumidores agora estão preocupados com o custo de suas contas de energia, e as novas máquinas entram automaticamente em modo de espera se ficarem inativas por mais de um minuto, enfatizou o grupo suíço em uma entrevista coletiva.
As cápsulas totalmente biodegradáveis serão comercializadas inicialmente na Suíça e França, a partir de terça-feira, mas o interesse em outros países "já é enorme", disse Fabrice Zumbrunnen, o presidente da Migros, em uma entrevista coletiva em Zurique.
Cerca de 63 bilhões de cápsulas de café são vendidas anualmente no mundo todo, e geram 100 mil toneladas de resíduos, de acordo com números fornecidos pela Migros, cujo objetivo é ampliar sua participação no mercado no café, ele disse.
A Nestlé e sua concorrente holandesa JDE Peet´s (Jacobs, L´Or, Tassimo, Senseo) respondem por cerca da metade do mercado de café na Europa Ocidental, de acordo com a empresa de pesquisa de mercado Euromonitor.
Em comparação a Migros é muito pequena. Segundo a Euromonitor, a participação de mercado da marca Café Royal, distribuída por sua subsidiária Delica, foi de apenas 0,3% do mercado da Europa Ocidental em 2021.
A Nespresso tem 12,1% de participação de mercado na região. A Nestlé também controla as marcas Nescafé (7,7% de participação no mercado) e Nescafé Dolce Gusto (5%). A isso devemos somar as cápsulas de café Starbucks (1,1% do mercado), já que a Nestlé tem uma parceria com a empresa americana desde 2018.

Fonte: Folha de S. Paulo

Novidades

Dragão-de-komodo? Lagarto de grandes proporções é flagrado caminhando pela areia da Praia da Barra; veja vídeo

08/10/2026

Por alguns instantes, quem viu o animal ao vivo ou assistiu ao vídeo que relatava sua presença na Pr...

Jacareí vai plantar mil árvores com ajuda de moradores

08/10/2026

Mais de 1.000 plantios para embelezar e refrescar a cidade. É o que os moradores de Jacareí podem es...

País tem 30 milhões de crianças sob risco climático e El Niño forte pode agravar cenário, alerta Unicef

08/10/2026

Mais de 30 milhões de crianças estão expostas a dois ou mais riscos climáticos no Brasil, segundo an...

Seca e calor extremos do último El Niño antecipam ´novo normal´ nas florestas tropicais

08/10/2026

Cerca de 75% das áreas das florestas tropicais do mundo enfrentaram pelo menos seis meses de seca e ...

A embalagem flexível é vilã ou aliada da sustentabilidade?

08/10/2026

A leveza que torna o material eficiente na fábrica é a mesma que o faz perder valor na cooperativa. ...

Ambulância solar leva atendimento a áreas remotas do Quênia

08/10/2026

Em regiões rurais do Quênia, chegar a um hospital pode ser um desafio que começa muito antes de uma ...