UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
´Pais emas´ são super protetores e cuidam de vários filhotes até se tornarem adultos

16/08/2022

Se a mulher é chamada de ´mãe coruja´, os homens mais cuidadosos com os filhos deveriam ser chamados de ´pais emas´. Isso porque os machos dessa espécie tão comum em Mato Grosso são responsáveis por inúmeras etapas do desenvolvimento dos filhotes desde o ovo.
A principal espécie observada no estado é chamada de Rhea americana. De acordo com o biólogo Gustavo Gaspari, durante a fase de reprodução, os machos se juntam com até seis fêmeas. Eles preparam o ninho, enquanto elas depositam até 30 ovos no mesmo local.
Mas quem irá chocar os ovos e cuidar de todo o desenvolvimento dos filhotes não são elas.
“O macho reúne os ovos delas e cuida mesmo daqueles que não são dele. Ele que participa de toda a formação dos filhotinhos e elas buscam outros parceiros para continuar a espécie”, explicou.
A bióloga Lorena Castilho relata que a fase do acasalamento acontece de forma coletiva.
“O cuidado parental é exclusivo dos machos, porque eles fazem um tipo de reprodução em grupo. Todas as fêmeas colocam os ovos no mesmo ninho e se torna um aglomerado de ovos”, destacou.
Depois de uma disputa de forças entre os machos, o vencedor leva toda a responsabilidade "sob as asas".
“O macho dominante que ganha a disputa é quem cuida dos filhotes. Por conta da força, ele tem mais chances de manter os filhotes e levar a espécie adiante”, disse.
Este comportamento é chamado pelos especialista de "creche". É responsabilidade dos machos cuidar dos filhotes até se tornarem adultos.
“Por isso é comum que a gente veja uma ema macho com vários filhotes", finaliza.

Fonte: g1

Novidades

Dragão-de-komodo? Lagarto de grandes proporções é flagrado caminhando pela areia da Praia da Barra; veja vídeo

08/10/2026

Por alguns instantes, quem viu o animal ao vivo ou assistiu ao vídeo que relatava sua presença na Pr...

Jacareí vai plantar mil árvores com ajuda de moradores

08/10/2026

Mais de 1.000 plantios para embelezar e refrescar a cidade. É o que os moradores de Jacareí podem es...

País tem 30 milhões de crianças sob risco climático e El Niño forte pode agravar cenário, alerta Unicef

08/10/2026

Mais de 30 milhões de crianças estão expostas a dois ou mais riscos climáticos no Brasil, segundo an...

Seca e calor extremos do último El Niño antecipam ´novo normal´ nas florestas tropicais

08/10/2026

Cerca de 75% das áreas das florestas tropicais do mundo enfrentaram pelo menos seis meses de seca e ...

A embalagem flexível é vilã ou aliada da sustentabilidade?

08/10/2026

A leveza que torna o material eficiente na fábrica é a mesma que o faz perder valor na cooperativa. ...

Ambulância solar leva atendimento a áreas remotas do Quênia

08/10/2026

Em regiões rurais do Quênia, chegar a um hospital pode ser um desafio que começa muito antes de uma ...