UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Língua negra na areia chama atenção de quem passa pela Praia de Ipanema

29/07/2021

Depois da chuva que caiu no começo da manhã desta quarta-feira, um grande volume de água suja surgiu nas areias da Praia de Ipanema, na Zona Sul do Rio, chamando a atenção de quem passava pelo calçadão. O problema causou uma língua negra gigante na altura da Rua Farme de Amoedo.
Procurada, a Cedae informou que vai enviar uma equipe ao local para verificar o que aconteceu. Porém, esclareceu que o esgotamento sanitário na região está operando sem interrupção ou extravasamento.
Disse ainda que nenhuma rede da companhia despeja efluentes na Praia de Ipanema e que as língas negras, normalmente, ocorrem em função de extravasamento das galerias de águas pluviais, que não são de sua responsabilidade, e que servem para denar a água da chuva.
“O sistema de esgotamento sanitário da Cedae na região está operando sem interrupção ou extravasamento. Vale informar que nenhuma rede da Cedae despeja efluentes sanitários na Praia de Ipanema.
As línguas negras, em regra, decorrem do extravasamento das Galerias de Águas Pluviais - que não são operadas pela Cedae – e que servem para drenagem de água da chuva.
De toda forma, equipe da Cedae irá ao local nesta quarta-feira (28/07) verificar.”

Fonte: O Globo

Novidades

90% dos rios localizados em áreas urbanas do RJ apresentam algum grau de poluição

18/08/2026

Há 3 décadas e meia, Roque Antônio trabalha como pescador. Todos os dias, pela manhã e à tarde, ele ...

Polícia Ambiental identifica corte irregular de mais de 50 árvores na Ilha Grande, em Angra dos Reis

18/08/2026

A Polícia Ambiental identificou, na sexta-feira (14), a supressão do solo de uma área de aproximadam...

Ex-vendedor de frutas cria tecnologia para coletar resíduos de rios e de areia das praias

18/08/2026

Centenas de capacetes, um sofá, uma porta de geladeira e dezenas de televisores de tubo. Esses são a...

Novo Repórter Eco traz voz indígena e mais tempo no ar

18/08/2026

O Repórter Eco nasceu na ECO 92, Conferência realizada no Rio de Janeiro que trouxe o debate ambient...

Petrobras diz que eventual vazamento de óleo passaria a 60 km da costa amazônica, mas vigiará parque

18/08/2026

A Petrobras decidiu monitorar a porção norte do Parque Nacional do Cabo Orange –uma unidade de conse...