UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Língua negra na areia chama atenção de quem passa pela Praia de Ipanema

29/07/2021

Depois da chuva que caiu no começo da manhã desta quarta-feira, um grande volume de água suja surgiu nas areias da Praia de Ipanema, na Zona Sul do Rio, chamando a atenção de quem passava pelo calçadão. O problema causou uma língua negra gigante na altura da Rua Farme de Amoedo.
Procurada, a Cedae informou que vai enviar uma equipe ao local para verificar o que aconteceu. Porém, esclareceu que o esgotamento sanitário na região está operando sem interrupção ou extravasamento.
Disse ainda que nenhuma rede da companhia despeja efluentes na Praia de Ipanema e que as língas negras, normalmente, ocorrem em função de extravasamento das galerias de águas pluviais, que não são de sua responsabilidade, e que servem para denar a água da chuva.
“O sistema de esgotamento sanitário da Cedae na região está operando sem interrupção ou extravasamento. Vale informar que nenhuma rede da Cedae despeja efluentes sanitários na Praia de Ipanema.
As línguas negras, em regra, decorrem do extravasamento das Galerias de Águas Pluviais - que não são operadas pela Cedae – e que servem para drenagem de água da chuva.
De toda forma, equipe da Cedae irá ao local nesta quarta-feira (28/07) verificar.”

Fonte: O Globo

Novidades

Corte de árvores: após reunião, moradores e políticos dizem que prefeito prometeu rever compensação ambiental e negar novas licenças a empreendedores em débito com ações de replantio

28/05/2026

Em meio a uma série de protestos contra intervenções urbanísticas em diferentes regiões do Rio, o pr...

Como é o gato-do-mato-pequeno, menor felino selvagem do Brasil registrado no Rio

28/05/2026

Pequeno, de pelagem amarelada coberta por manchas pretas e com aparência semelhante à de um gato dom...

Restauração da Mata Atlântica vira oportunidade econômica

28/05/2026

No ano em que registra o menor desmatamento em quatro décadas, a Mata Atlântica chega ao seu dia nac...

Peixes em MG acumulam microplásticos há mais de 20 anos

28/05/2026

Peixes da bacia do Rio das Velhas, um dos principais afluentes do Rio São Francisco, acumulam microp...

Operação resgata 69 ararinhas-azuis de criadouro no sertão baiano para isolá-las de vírus

28/05/2026

Uma operação conjunta entre o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e a P...