UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Publicações

Publicações

[2019]

Revista Fitos

Revista Fitos publica artigos científicos originais sobre Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em medicamentos da diversidade vegetal, nas seguintes áreas do conhecimento: Agroecologia, Botânica, Ciências Farmacêuticas (Farmácia; Farmacotecnia; Análise e Controle de Medicamentos e afins), Educação e Conhecimento, Etnociências (Etnobotânica e Etnofarmacologia), Engenharia de Medicamentos e Produtos Naturais, Farmacologia (Farmacologia Clínica), Política e Gestão (Políticas Públicas; Política e Planejamento Governamental; Crescimento Econômico e Saúde Pública), Química, Toxicologia e outras áreas afins.

São aceitos manuscritos em português, inglês e espanhol, nos seguintes formatos: artigo original de pesquisa, revisão crítica, relato de experiência, comunicação breve, monografia de plantas medicinais, perspectiva, resenha e carta.

Acesse a publicação através do link: http://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/issue/viewIssue/41/pdf_95

Novo Número da Revista Fitos: V12N03


Diálogos e Recomendações do Seminário Ecorais: Dialoga Búzios - Subsídios para a Conservação Marinha 2018

Esta publicação do Projeto Ecorais, do Instituto Brasileiro de Biodiversidade - BrBio, é uma síntese das palestras e discussões do evento homônimo, com as recomendações para a conservação marinha de Armação dos Búzios. Em novembro de 2018, o Projeto Ecorais promoveu o evento "Dialoga Búzios: subsídios para a conservação marinha". Além da comunidade acadêmica, o encontro contou com a participação de atores locais, gestores, empresários e cidadãos engajados na causa ambiental. No total, foram 63 participantes de 31 instituições e empresas. As mesas de debates abordaram iniciativas socioambientais, aplicação do conhecimento científico, turismo sustentável, políticas públicas e educação ambiental como ferramenta para a conservação marinha. O material tem como objetivo servir como documento de referência com diretrizes, bem como subsidiar tomadas de decisão para o uso sustentável dos ambientes costeiros marinhos de Búzios, como, por exemplo, na elaboração do Plano de Manejo do Parque dos Corais.

Fonte: BrBio / Trevo Comunicativa


Projeto Ecorais - Biodiversidade e Educação Ambiental Marinha e Costeira de Armação dos Búzios

Este é um livreto lançado pelo Projeto Ecorais, do Instituto Brasileiro de Biodiversidade - BrBio, com material de apoio e exemplos de práticas pedagógicas para educadores de Armação dos Búzios, gestores ambientais e outros interessados. Dividido em sete capítulos, a publicação disponibiliza informações sobre a biodiversidade marinha e costeira, assim como educação ambiental e estratégias de ensino. O terceiro capítulo, por exemplo, aborda o conceito de biodiversidade, em especial da biodiversidade marinha, que envolve espécies e ecossistemas do Brasil, apresentando um panorama geral. Já o quarto capítulo trata dos ambientes coralíneos, destacando sua importância ambiental e as iniciativas de conservação em andamento. O quinto capítulo caracteriza os ecossistemas coralíneos de Armação dos Búzios, contextualizando aspectos socioambientais da região, apresentando, inclusive, as pressões do homem identificadas pelas pesquisas do Projeto Ecorais. O capítulo seguinte apresenta aspectos da educação ambiental e como está inserida nos ambientes costeiros e marinhos. Por fim, o último capítulo é resultado das ações de educação ambiental marinha e costeira do Projeto Ecorais com os professores da rede municipal da região e apresenta propostas de educação ambiental de fácil reprodução.

Fonte: BrBio / Trevo Comunicativa


Página 1 - 2