UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Publicações

Publicações

[2011]

Educação Ambiental e Agenda 21 Escolar - Livro II

Em 2007, a Superintendência de Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Ambiente, lançou com recursos do Fecam, em pareceria com a Secretaria de Estado de Educação, o Curso de Agenda 21 Escolar, cabendo à Universidade do Estado do Rio de Janeiro a responsabilidade pedagógica do curso.
De lá para cá muita coisa mudou! O curso foi, em sua primeira versão, semipresencial e atendeu apenas aos profissionais da educação da Seeduc da Região Metropolitana. Nos anos seguintes, tornou-se à distância, graças à parceria com o CEDERJ. Aos profissionais da educação da Seeduc, juntaram-se os da Faetec e dos municípios do Estado, além dos alunos dos Ensinos Médio e Fundamental. Além de o material didático estar disponível na Plataforma do CEDERJ, todos os participantes receberam os livros impressos, produzidos em três versões: professor, estudante Ensino Médio e estudante Ensino Fundamental.


Educação Ambiental e Agenda 21 Escolar - Livro I

Em 2007, a Superintendência de Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Ambiente, lançou com recursos do Fecam, em pareceria com a Secretaria de Estado de Educação, o Curso de Agenda 21 Escolar, cabendo à Universidade do Estado do Rio de Janeiro a responsabilidade pedagógica do curso. De lá para cá muita coisa mudou! O curso foi, em sua primeira versão, semipresencial e atendeu apenas aos profissionais da educação da Seeduc da Região Metropolitana.
Nos anos seguintes, tornou-se à distância, graças à parceria com o CEDERJ. Aos profissionais da educação da Seeduc, juntaram-se os da Faetec e dos municípios do Estado, além dos alunos dos Ensinos Médio e Fundamental. Além de o material didático estar disponível na Plataforma do CEDERJ, todos os participantes receberam os livros impressos,
produzidos em 03 versões: professor, estudante Ensino Médio e estudante
Ensino Fundamental.


Macroalgas (Chlorophyta) e Gramas (Magnoliophyta) Marinhas do Brasil

A necessidade de compilar um livro sobre a flora marinha do litoral brasileiro é uma realidade. Após a inestimável e pioneira obra: Gêneros de Algas Marinhas da Costa Atlântica Latino-Americana, do Prof. Dr. Aylthon Brandão Joly, que em 1967, descreveu sobre 32 gêneros de Chlorophyta que ocorrian na costa brasileira. O presente livro, organizado pelo Prof. Dr. Alexandre de Gusmão Pedrini, que narra sobre as Chlorophyta ( lgas verdes bentônicas) e Magnoliophyta (gramas marinhas) que ocorrem no litoral brasileiro, é a primeira obra desta envergadura, vindo suprir uma importante lacuna na literatura Botânica no Brasil. É fruto do esforço e dedicação de 17 pesquisadores e alunos, além de outros ficólogos que dela não constam, mas que, certamente, são o esteio da ficologia no Brasil.

Organizador: Alexandre de Gusmão Pedrini
Editora: Technical Books


Página 4 - 6