UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Publicações

Publicações

[2010]

2º Simpósio de Educação Ambiental Empresarial do Rio de Janeiro

O II Simpósio de Educação Ambiental Empresarial do Rio de Janeiro (II
SEAERJ) foi pensado e planejado principalmente para congregar os atores e as partes interessadas com a Educação Ambiental (EA) realizada nas empresas sediadas no estado do Rio de Janeiro. Tencionou convidar essencialmente os educadores ambientais empresariais para apresentar suas realizações no campo da Educação Ambiental Empresarial no Brasil (EAEB), considerando os seguintes eixos temáticos:
1) Educação Ambiental no setor produtivo;
2) Mudanças Globais e Aquecimento Global;
3) Mercado de Carbono;
4) EA no Licenciamento Ambiental;
5) Acidentes e Incidentes Ambientais;
6) Certificações Empresariais;
7) Responsabilidade Socioambiental;
8) Educação Corporativa Socioambiental.
Os temas acima listados se entrelaçam com a EAEB, mostrando que esse
novo campo do saber é dotado de riqueza ímpar, sendo também de capital importância por ser exigência ou condicionante do processo de licenciamento público ambiental. A Responsabilidade Social também tem sido uma das possibilidades de se praticar a EA mesmo que não receba essa nomenclatura. E assim, os processos de avaliação de impacto dessas atividades trazem novas possibilidades para a avaliação de impacto de projetos de EA comunitária.
Assim, os anais ora apresentados tencionam apresentar os principais momentos do II SEAERJ não só para documentá-los como também para ser a base histórica para a construção coletiva e democrática do Pacto da Educação Ambiental Empresarial do Brasil num evento nacional desse tema a ser realizado num futuro próximo.

Organizador: Prof. Alexandre de Gusmão Pedrini



uerj_anais_seaerj_67.jpg

Código Florestal: desafios e perspectivas

As propostas de alteração do Código Florestal de 1965 em tramitação no Congresso Nacional afrontam o direito de todos ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e colocam em xeque-mate as conquistas da legislação brasileira em prol de uma proteção das nossas florestas e das próprias bases de desenvolvimento da sociedade brasileira. As reflexões
apresentadas nesse livro apenas aprofundam o debate sobre a lógica de proteção do Código Florestal e evidenciam caminhos para conduzir o país na via de um desenvolvimento sustentável.

Autores: Solange Teles da Silva / Sandra Cureau / Márcia D. Leuzinger

Editora: Fiuza


Página 4 - 4