UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Publicações

Publicações

[2012]

Política Nacional, Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos

A obra, "Política Nacional, Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos", retrata o processo de formulação da Lei que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, e seus principais conceitos e os contornos estabelecidos por seu decreto regulamentador. Aborda ainda um contexto no qual são lançadas as bases para um novo parâmetro de construção legislativa que contemplam a gestão ambiental, a participação e a organização social, o crescimento econômico e a articulação de políticas públicas calcadas no princípio do desenvolvimento sustentável.
A publicação pretende ser um referencial de formulação de políticas públicas que tenham a marca da perenidade, demonstrando que é possível superar vícios e ajustar as ousadias que tornariam a PNRS apenas uma utopia. Assim, torna-se indispensável não apenas aos especialistas da área do direito, mas também a profissionais como engenheiros, arquitetos, administradores, economistas, sociólogos, biólogos, entre outros, além de todo o público interessado nessa questão ampla, atual e importante.

Autores: Arnaldo Jardim, Consuelo Yoshida, José Valverde Machado Filho
Editora: Manole


Revista Gestão Costeira Integrada

Volume 12, Número 3 - Setembro 2012

Revista de Gestão Costeira Integrada (JICZM - Journal of Integrated Coastal Zone Management) é uma revista cujos artigos são sujeitos a avaliação inter-pares por avaliadores credenciados e isentos, que publica artigos sobre todos os temas relacionados com a gestão costeira, designadamente focalizados na oceanografia costeira (física, geológica, química, biológica), engenharia, economia, sedimentologia, sociologia, ecologia, história, poluição, direito, biologia, antropologia, química, política, etc.

Todas as informações sobre a revista encontram-se neste site


Enchentes e Deslizamentos: causas e soluções - áreas de risco no Brasil

O objetivo da publicação é esclarecer e conscientizar os administradores públicos, as empresas privadas, o meio técnico e a população para que, a partir de uma perfeita noção das causas que propiciam a ocorrência dos fenômenos de enchentes e deslizamentos, conheçam e compreendam as soluções que devam, cada qual em seu âmbito, implementar para evitá-los.
Todo ano a população brasileira tem testemunhado o aumento de vítimas, muitas delas fatais, e de pesadas perdas patrimoniais e fi nanceiras por decorrência de enchentes urbanas e deslizamentos de encostas. Diferentemente de países castigados por fenômenos de origem totalmente natural, como terremotos, vulcões e furacões, no Brasil essas reincidentes tragédias hidrológicas, geológicas e geotécnicas estão direta e intimamente associadas à ação humana, especialmente no que toca ao modo com que as administrações públicas e privadas têm tratado as relações entre a expansão urbana e as características naturais dos terrenos ocupados.
Como em qualquer atividade, um exato diagnóstico das causas dos problemas é essencial para a concepção e implementação das ações necessárias a evitá-los.

Autor: Álvaro Rodrigues dos Santos
Editora: PINI


Página 2 - 6