UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Bombeiros tentam conter incêndio no Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia

15/10/2020

Parte dos focos de incêndio no Parque Municipal de Andaraí, na região da Chapada Diamantina, na Bahia, foi controlada entre a madrugada e a manhã da última sexta-feira (9). O fogo agora se concentra no Parque Nacional da Chapada Diamantina, na área que fica na cidade de Mucugê, e segue sendo combatido pelo Corpo de Bombeiros.
Ainda não há detalhes sobre a extensão da área atingida, nem registro de feridos por causa dos incêndios. Uma densa fumaça escura está sobre a região.
Todo o território queimado até agora fica dentro de uma área de preservação ambiental (APA) e estava conservada havia 20 anos, sem registro de queimadas. A previsão é de que chova por toda a Chapada Diamantina neste final de semana, o que pode ajudar no combate às chamas.
Para os bombeiros, há indícios de crime nas queimadas. O fogo começou às margens de uma rodovia estadual que corta o município de Andaraí, e se alastrou para o Parque Municipal Roda das Cachoeiras. Com ajuda dos fortes ventos, as chamas se espalharam rapidamente para o Parque Nacional da Chapada Diamantina, no trecho que fica dentro da cidade de Mucugê.
A mata densa de vegetação nativa e o acúmulo de combustível de biomassa, formado por restos de plantas, madeiras e derivados, fazem com que as chamas se propaguem rapidamente e dificultam o acesso de bombeiros e brigadistas.
Além da ajuda de brigadistas voluntários, os bombeiros também contam com o apoio de aeronaves de combate a incêndios para facilitar a identificação de áreas de difícil acesso que estão sendo queimadas.
O fogo começou na manhã de terça-feira (6) e, desde então, as equipes do Corpo de Bombeiros seguem tentando controlar as chamas.
Nos últimos dias, a Bahia tem registrado vários focos de incêndio, principalmente nas regiões oeste e sudoeste, onde o clima está bastante seco e quente. Na cidade de Barra, as chamas começaram no dia 15 de setembro e já foram controladas. Os bombeiros seguem em fase final de monitoramento, para prevenir a incidência de novos focos.
As queimadas de Barra chegaram ao limite de Morpará, que também segue com equipes de bombeiros em combate aos focos. O povoado de Quixaba é um dos mais afetados. Em Barreiras, o fogo segue queimando uma área extensa de cerrado, sendo estimulado pelos fortes ventos.
Na mesma região, Luís Eduardo Magalhães registrou um novo foco na quarta-feira (7). As chamas estavam tão altas que os motoristas precisaram parar porque o fogo e a fumaça estavam invadindo o asfalto.
No norte da Bahia, em Sento Sé, as queimadas também destruíram várias áreas de vegetação nativa na noite de quinta-feira (8). O principal foco foi no Parque Boqueirão da Onça, que é uma área de proteção ambiental sob cuidado do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio).

Fonte: O Globo

Novidades

Zoológico do Rio distribui sorvetes especiais a animais para enfrentar calor recorde

15/01/2026

O BioParque do Rio distribuiu nesta terça-feira alimentos congelados a diversos animais para ajudar ...

Nanopartículas de prata elevam eficiência e durabilidade de células solares

15/01/2026

O uso de nanopartículas de prata permite aumentar a eficiência na conversão de energia solar para el...

Pirarucu de 65 kg pescado no ES é espécie invasora e ameaça equilíbrio ao devorar presas maiores, alerta especialista

15/01/2026

A captura de um pirarucu de 65 quilos e 1,56 metro em uma lagoa de Linhares, no Norte do Espírito Sa...

Ninhos de tartaruga-verde podem soterrar ´rochas de plástico´ e comprometer espécie

15/01/2026

Nem as regiões mais remotas do globo estão livres da poluição por plásticos, incluindo a Ilha de Tri...

Promessa de petróleo em Oiapoque atrai brasileiros do exterior e transforma região: ´É um bairro atrás do outro´

15/01/2026

Há 35 anos, a paraense Sheila Cals decidiu cruzar o rio Oiapoque, no extremo norte do Brasil, para p...

Como veneno da jararaca está fazendo cientistas repensarem o funcionamento das células

15/01/2026

Proteínas costumam seguir regras bem estabelecidas para funcionar dentro das células. Mas algumas de...