UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Bombeiros tentam conter incêndio no Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia

15/10/2020

Parte dos focos de incêndio no Parque Municipal de Andaraí, na região da Chapada Diamantina, na Bahia, foi controlada entre a madrugada e a manhã da última sexta-feira (9). O fogo agora se concentra no Parque Nacional da Chapada Diamantina, na área que fica na cidade de Mucugê, e segue sendo combatido pelo Corpo de Bombeiros.
Ainda não há detalhes sobre a extensão da área atingida, nem registro de feridos por causa dos incêndios. Uma densa fumaça escura está sobre a região.
Todo o território queimado até agora fica dentro de uma área de preservação ambiental (APA) e estava conservada havia 20 anos, sem registro de queimadas. A previsão é de que chova por toda a Chapada Diamantina neste final de semana, o que pode ajudar no combate às chamas.
Para os bombeiros, há indícios de crime nas queimadas. O fogo começou às margens de uma rodovia estadual que corta o município de Andaraí, e se alastrou para o Parque Municipal Roda das Cachoeiras. Com ajuda dos fortes ventos, as chamas se espalharam rapidamente para o Parque Nacional da Chapada Diamantina, no trecho que fica dentro da cidade de Mucugê.
A mata densa de vegetação nativa e o acúmulo de combustível de biomassa, formado por restos de plantas, madeiras e derivados, fazem com que as chamas se propaguem rapidamente e dificultam o acesso de bombeiros e brigadistas.
Além da ajuda de brigadistas voluntários, os bombeiros também contam com o apoio de aeronaves de combate a incêndios para facilitar a identificação de áreas de difícil acesso que estão sendo queimadas.
O fogo começou na manhã de terça-feira (6) e, desde então, as equipes do Corpo de Bombeiros seguem tentando controlar as chamas.
Nos últimos dias, a Bahia tem registrado vários focos de incêndio, principalmente nas regiões oeste e sudoeste, onde o clima está bastante seco e quente. Na cidade de Barra, as chamas começaram no dia 15 de setembro e já foram controladas. Os bombeiros seguem em fase final de monitoramento, para prevenir a incidência de novos focos.
As queimadas de Barra chegaram ao limite de Morpará, que também segue com equipes de bombeiros em combate aos focos. O povoado de Quixaba é um dos mais afetados. Em Barreiras, o fogo segue queimando uma área extensa de cerrado, sendo estimulado pelos fortes ventos.
Na mesma região, Luís Eduardo Magalhães registrou um novo foco na quarta-feira (7). As chamas estavam tão altas que os motoristas precisaram parar porque o fogo e a fumaça estavam invadindo o asfalto.
No norte da Bahia, em Sento Sé, as queimadas também destruíram várias áreas de vegetação nativa na noite de quinta-feira (8). O principal foco foi no Parque Boqueirão da Onça, que é uma área de proteção ambiental sob cuidado do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio).

Fonte: O Globo

Novidades

Evento orienta moradores do Rio a reduzir quantidade de lixo e a proteger o meio ambiente

27/10/2020

A Semana Lixo Zero, que vai até o dia 1º de novembro, tem como objetivo mostrar maneiras de reduzir ...

Parque Rural do Engenho do Mato abre as porteiras em Niterói

27/10/2020

Depois de mais de dois anos em obras, o Parque Rural do Engenho do Mato será inaugurado na próxima t...

Levantamento de fauna aponta quase 580 espécies animais em Presidente Prudente; 21 estão ameaçadas de extinção

27/10/2020

Quase 580 espécies da fauna foram identificadas em Presidente Prudente (SP), conforme aponta o levan...

Zoológico da Cidade da Criança volta a funcionar aos fins de semana e feriados após 7 meses de quarentena por causa da Covid-19

27/10/2020

A partir desta quinta-feira (29), o Zoológico da Cidade da Criança, em Presidente Prudente, passa a ...

Bombeiros resgatam lagarto teiú que ´invadiu´ agência de turismo no Centro de Rancharia

27/10/2020

Um teiú invadiu uma agência de turismo no Centro de Rancharia (SP) na última sexta-feira (23). A fu...

Chuvas no Pantanal não indicam fim da seca, alertam especialistas

27/10/2020

Apesar de alertas de chuvas intensas para boa parte do Pantanal e uma parte da Amazônia feitos pelo ...