UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Obras de condomínio em área de proteção ambiental em Vargem Grande continuam mesmo durante a pandemia

30/07/2020

Moradores da região de Vargem Grande, na Zona Oeste do Rio, afirmam que as obras de um condomínio dentro de uma área de proteção ambiental continuam mesmo durante a pandemia. Eles afirmam que não há fiscalização na área.
De longe é possível ver o clarão na mata e o avanço da rua de calçamento onde antes só havia floresta. O local conta até com uma quadra de tênis.
O Chácaras Residencial Club, na Estrada do Sacarrão, se apresenta no estatuto como uma associação civil criada para "desenvolver atividades esportivas, recreativas, culturais e sociais em um lugar aprazível e apropriado". O texto não conta com os nomes dos responsáveis. Fora do papel, a obra assusta os vizinhos.
Os moradores denunciam que o ritmo das motosserras acelerou no período da pandemia.
“A gente fica vendo o avanço de grilagem tanto em cima quanto embaixo. São incêndios que vão se multiplicando e abrangendo áreas cada vez maiores. A gente vê um patrimônio ambiental raro no planeta, em uma cidade grande como é a nossa, que é dizimado por falta de poder público”, afirmou um morador da área, que preferiu não ser identificado.
O biólogo Mário Moscatelli destaca a gravidade do problema.
“Não se constrói uma estrada de um dia para o outro. O que a gente precisa é que estas unidades de conservação recebam uma fiscalização para que a gente não tenha um crescimento urbano desordenado consolidado”, explicou o ambientalista.
Segundo ele, a ocupação da área aumenta a vulnerabilidade do Parque Estadual da Pedra Branca, uma das maiores florestas urbanas do país.
Os moradores denunciam que o desmatamento acontece sem nenhum tipo de fiscalização, sendo erguidas casas de dois e três andares.
“O Estado, o poder público, tem menos espaço do que o poder paralelo aqui”, ressaltou um morador que apontou o crescimento das habitações no meio da mata em vários outros pontos.
“Ou paralisa agora, ou no futuro teremos várias bombas-relógio socioambientais instaladas no entorno do parque”, alertou Moscatelli.
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) afirma que o condomínio está na área de amortecimento do Parque Estadual da Pedra Branca e, por isso, a competência da licença e fiscalização é da prefeitura mas, de qualquer maneira, vai fazer uma vistoria para verificar a denúncia.
Entramos em contato com a Prefeitura do Rio, que não respondeu. O secretário municipal de meio ambiente afirmou que uma equipe está indo agora ao local.
“Recebemos agora a denúncia de desmatamento em Vargem Grande no que é chamado de ´Chácara do Sacarrão´. Esta denúncia veio através do 1746 e a Patrulha Ambiental vai ao local e vou estar acompanhando. A patrulha é formada por fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e os guardas municipais”, disse o secretário Bernardo Egas.

Fonte: G1

Novidades

Vacinação contra a Covid em idosos pode exigir remédios prévios para garantir imunidade, aponta estudo

04/08/2020

Um artigo publicado na última quinta-feira (16) na revista Science indica que uma futura vacina cont...

Incêndios na Amazônia aumentaram 28% em julho em comparação ao ano passado, mostram dados do Inpe

04/08/2020

A ocorrência de incêndios florestais na Amazônia brasileira no mês passado aumentou 28% em relação a...

CNPq/MCTI lança chamadas para apoiar projetos ecológicos e capacitação em taxonomia

04/08/2020

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com o MCTI e o C...

MMA abre consulta pública sobre plano para resíduos sólidos

04/08/2020

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, assina nesta sexta-feira (31) portaria que institui a c...

Com termômetros acima dos 40°C, onda de calor deixa França em estado de alerta

04/08/2020

Os termômetros poderão chegar aos 40 graus à sombra em algumas regiões da França na sexta-feira (31)...

Ninho de cegonhas interrompe produção de cerveja na Baviera, na Alemanha

04/08/2020

Uma cervejaria da Baviera, na Alemanha, teve de suspender sua produção depois que uma família de ceg...