UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Pesquisador de RO lança livro com imagens da Floresta Amazônica registradas durante 10 anos

30/07/2020

Dos animais maiores aos menores, dos até mais estranhos a paisagens que desenham a essência da Floresta Amazônica. Registradas em expedições e trabalhos em campo, o biológo de Rondônia Flávio Aparecido Terassini transformou em livro 10 anos de fotos que imprimem seu olhar sobre a biodiversidade da região.
O livro Amazon Rainforest Secrets (Segredos da Floresta Amazônica, na tradução livre) já está disponível em formato Ebook. A publicação foi feita no último fim de semana, mas pode ser baixado gratuitamente na Amazon exclusivamente nesta terça-feira (28). Nos dias seguintes, o leitor pode comprar por cinco dólares (no sistema Kindle).
Além disso, está disponível no momento apenas em inglês, pois a ideia de Flávio é alcançar e mostrar ao mundo o que é a Amazônia.
O reforço na tradução e conferência do idioma veio da esposa do pesquisador, Mariana Terassini, que é professora na área. Já o auxílio na identificação das espécies que constam no livro partiu de pesquisadores brasileiros e norte-americanos.
"O assunto, na verdade, é o segredo da Amazônia tropical, e eu tento divulgar para o mundo o que nós temos de bom na Amazônia. A gente sabe que tem queimadas, desmatamento. Mas ainda temos 80% dela preservada. Ele é quase um guia ilustrado de basicamente imagens, mas tem muita escrita, informação científica", disse.
No total, o acervo é composto por 200 imagens espalhadas por 130 páginas que trazem informações sobre a floresta. Com linguagem mais didática, crianças, jovens, adultos e idosos podem ter acesso ao conteúdo e entender sobre a importância da preservação ambiental do bioma.
Nesses 10 anos, cerca de quatro mil novas espécies na Amazônia foram catalogadas, segundo Terassini.
Além de ilustrar o variados tipos de animais e paisagens, o livro traz histórias sobre o Rio Madeira, o maior afluente do Amazonas, o terceiro maior rio do país e o 18º maior do mundo. Usado como um "corredor" à exportação, a bacia do Madeira conta com 1.067 espécies de peixes inventariadas.
"O Rio Madeira é o rio onde tem a maior diversidade de espécie diferentes de peixes. Temos mais de mil espécies catalogadas. Se compararmos, por exemplo, com a América do Norte, há pouco mais de 200 espécies, toda Europa e África, tem 400. E vou contando essas histórias e curiosidades", complementou.

Se quiser fazer o download do livro, acesse o G1

Novidades

Mutirão de limpeza na Ilha da Gigoia inicia série de eventos de conscientização ambiental

18/09/2025

O Dia Mundial da Limpeza é celebrado no próximo sábado (20), quando acontece também o primeiro dia d...

Crueldade no tráfico de animais silvestres: criminosos forçavam nascimento abrupto e transportavam bichos em sacos plásticos

18/09/2025

Nesta terça-feira, a Polícia Civil prendeu 45 pessoas em uma operação contra o tráfico de animais si...

Estudo mostra potencial de plantas usadas em medicina e cosméticos para projetos de reflorestamento

18/09/2025

Um obstáculo considerável para a restauração florestal é o custo, o que tem suscitado discussões nos...

Vida útil de aterro sanitário pressiona Curitiba a buscar solução para lixo; veja vídeo

18/09/2025

O aterro sanitário que recebe o lixo de Curitiba e outras 25 cidades da região quase entrou em colap...

Maré de plástico atinge praias de Fernando de Noronha; veja vídeo

18/09/2025

As areias brancas das paisagens paradisíacas de Fernando de Noronha têm se enchido de pontos colorid...