UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
JBS é acusada de comprar gado de área desmatada na Amazônia

30/07/2020

O grupo JBS teria lucrado com gado vindo de áreas desmatadas da Amazônia a partir da prática conhecida como "triangulação de gado", segundo investigação publicada na última segunda-feira (27) por um consórcio de imprensa, formado pelo The Guardian, a ONG brasileira Repórter Brasil, o Disclose e o The Bureau of Investigative Journalism.
A acusação se baseia em fotos divulgadas no Facebook por um motorista de um caminhão da JBS, tiradas em julho de 2019. As imagens mostram um comboio de transporte de gado de uma fazenda para outra, conduzido por motoristas que usavam camisetas com a logomarca da JBS.
O local de onde o gado saiu, Estrela do Aripuana, no estado do Mato Grosso, é objeto de um embargo do Ministério do Meio Ambiente desde 2012 pelo desmatamento ilegal de quase 1.500 hectares.
Isso, teoricamente, impediria a criação de gado nessas terras. O proprietário foi multado em R$ 2,2 milhões na época.
Porém, os animais foram transportados para outra fazenda, a Estrela do Sangue, a 300 km de distância, que não possui multas ambientais e, portanto, autorizada a criar e vender o gado, em prática convencionada como "triangulação de gado".
Outra foto do mesmo post mostra um caminhão da JBS em frente a uma placa onde pode-se ler "Fazenda Estrela do Aripuana, 15 km".
As informações também foram confirmadas por imagens de satélite.
Entre junho de 2018 e agosto de 2019, segundo o consórcio, dados oficiais registraram que ao menos 7.000 animais foram transportados à fazenda autorizada para a criação.
Outros documentos revelam que essa fazenda enviou aproximadamente 7.000 animais para os matadouros da JBS entre novembro de 2018 e novembro de 2019.
A JBS afirmou em comunicado enviado à AFP que não compra gado "de fazendas envolvidas em irregularidades" e adota "uma abordagem inequívoca de desmatamento zero", investindo em novas tecnologias para combater o "desmatamento na região da Amazônia" e a "lavagem de gado", que seria o "uso ilegal de fazendas de terceiros para fornecer gado às unidades de processamento".

Saiba mais no G1

Novidades

Macacos bugios são avistados no município de Quissamã, no Norte Fluminense; veja foto

10/07/2025

Um registro feito no município de Quissamã, no Norte do Estado, traz um sopro de esperança para a co...

Tartaruga gigante aparece fora de temporada para desovar em praia do ES

10/07/2025

Uma tartaruga gigante (Dermochelys coriacea), conhecida também como tartaruga-de-couro, foi vista ao...

VÍDEO: tubarão com bico de marlin cravado na cabeça aparece morto em praia do ES

10/07/2025

Um tubarão de aproximadamente 300 kg apareceu morto na praia de Marataízes, no Sul do Espírito Santo...

Última elefanta que vivia em cativeiro na Argentina chega a santuário em Mato Grosso; veja fotos

10/07/2025

A elefanta-africana Kenya chegou nesta quarta-feira (9) ao Santuário de Elefantes Brasil, localizado...