UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
JBS é acusada de comprar gado de área desmatada na Amazônia

30/07/2020

O grupo JBS teria lucrado com gado vindo de áreas desmatadas da Amazônia a partir da prática conhecida como "triangulação de gado", segundo investigação publicada na última segunda-feira (27) por um consórcio de imprensa, formado pelo The Guardian, a ONG brasileira Repórter Brasil, o Disclose e o The Bureau of Investigative Journalism.
A acusação se baseia em fotos divulgadas no Facebook por um motorista de um caminhão da JBS, tiradas em julho de 2019. As imagens mostram um comboio de transporte de gado de uma fazenda para outra, conduzido por motoristas que usavam camisetas com a logomarca da JBS.
O local de onde o gado saiu, Estrela do Aripuana, no estado do Mato Grosso, é objeto de um embargo do Ministério do Meio Ambiente desde 2012 pelo desmatamento ilegal de quase 1.500 hectares.
Isso, teoricamente, impediria a criação de gado nessas terras. O proprietário foi multado em R$ 2,2 milhões na época.
Porém, os animais foram transportados para outra fazenda, a Estrela do Sangue, a 300 km de distância, que não possui multas ambientais e, portanto, autorizada a criar e vender o gado, em prática convencionada como "triangulação de gado".
Outra foto do mesmo post mostra um caminhão da JBS em frente a uma placa onde pode-se ler "Fazenda Estrela do Aripuana, 15 km".
As informações também foram confirmadas por imagens de satélite.
Entre junho de 2018 e agosto de 2019, segundo o consórcio, dados oficiais registraram que ao menos 7.000 animais foram transportados à fazenda autorizada para a criação.
Outros documentos revelam que essa fazenda enviou aproximadamente 7.000 animais para os matadouros da JBS entre novembro de 2018 e novembro de 2019.
A JBS afirmou em comunicado enviado à AFP que não compra gado "de fazendas envolvidas em irregularidades" e adota "uma abordagem inequívoca de desmatamento zero", investindo em novas tecnologias para combater o "desmatamento na região da Amazônia" e a "lavagem de gado", que seria o "uso ilegal de fazendas de terceiros para fornecer gado às unidades de processamento".

Saiba mais no G1

Novidades

Após nova mortandade de peixes, Ministério Público pede ações urgentes para conter degradação da Lagoa de Piratininga, em Niterói

04/12/2025

O Ministério Público do Rio (MPRJ) recomendou que a Prefeitura de Niterói, o governo estadual e o In...

Águas da Bahia e do Espírito Santo têm a maior poluição por microplásticos do litoral brasileiro, diz estudo

04/12/2025

As águas da costa leste do Brasil, que abrange a Bahia e o Espírito Santo, têm a maior concentração ...

Latas de aço valem o dobro em máquina que troca recicláveis por PIX

04/12/2025

Uma campanha nacional para incentivar a reciclagem do aço e ampliar a recuperação do material até o ...

Comissão do Congresso aprova medida provisória que regulamenta licença ambiental especial

04/12/2025

Uma comissão mista do Congresso Nacional aprovou nesta terça-feira (2) a medida provisória que regul...

Brasil comanda primeira expedição antártica neutra em carbono

04/12/2025

A Ambipar, por meio de seu Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, integra a nova missão do ...