UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
MPRJ questiona critérios usados por Niterói para permitir afrouxamento de medidas restritivas

21/05/2020

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) instaurou um inquérito civil para apurar informações sobre as condições do sistema de saúde e os resultados do isolamento social instituídos em Niterói que possam a fundamentar decisão da prefeitura de agravamento, manutenção ou afrouxamento das restrições atuais.
Nesta quinta-feira (21), a prefeitura vai começar a afrouxar as medidas restritivas na cidade, permitindo a volta ao funcionamento de parte do comércio e a circulação na orla – tanto no calçadão quanto na faixa de areia.
Segundo o MPRJ, a taxa de ocupação dos leitos públicos na cidade alcançava o percentual de 80% e dos leitos de UTI na rede privada ultrapassava 90%.
Ainda de acordo com a promotoria, a população de Niterói estaria retrocedendo na adesão às medidas de isolamento social ampliado, chegando a apenas 53% de adesão, resultando em aglomerações em diversas locais, enquanto a meta era alcançar 70% de adesão.
Os números do isolamento apresentados pelos promotores contradizem os percentuais divulgados pelo município.
Em entrevista concedida ao Bom Dia Rio, o prefeito Rodrigo Neves afirmou que, com as medidas restritivas, a taxa de isolamento social chegou a quase 90% do desejável, permitindo reduzir os índices de contaminação por Covid-19 na cidade.
Até a publicação desta reportagem, a Prefeitura de Niterói ainda não havia se posicionado sobre a iniciativa do MPRJ.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o município registrava, até esta terça-feira (19), 1968 casos e 65 mortes por Covid-19. O balanço, no entanto, é diferente do informado pela Fundação Municipal de Saúde de Niterói, que relata 1.387 casos e 78 mortes por coronavírus.

A matéria completa pode ser lida no G1

Novidades

Corte de árvores: após reunião, moradores e políticos dizem que prefeito prometeu rever compensação ambiental e negar novas licenças a empreendedores em débito com ações de replantio

28/05/2026

Em meio a uma série de protestos contra intervenções urbanísticas em diferentes regiões do Rio, o pr...

Como é o gato-do-mato-pequeno, menor felino selvagem do Brasil registrado no Rio

28/05/2026

Pequeno, de pelagem amarelada coberta por manchas pretas e com aparência semelhante à de um gato dom...

Restauração da Mata Atlântica vira oportunidade econômica

28/05/2026

No ano em que registra o menor desmatamento em quatro décadas, a Mata Atlântica chega ao seu dia nac...

Peixes em MG acumulam microplásticos há mais de 20 anos

28/05/2026

Peixes da bacia do Rio das Velhas, um dos principais afluentes do Rio São Francisco, acumulam microp...

Operação resgata 69 ararinhas-azuis de criadouro no sertão baiano para isolá-las de vírus

28/05/2026

Uma operação conjunta entre o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e a P...