UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
MPRJ questiona critérios usados por Niterói para permitir afrouxamento de medidas restritivas

21/05/2020

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) instaurou um inquérito civil para apurar informações sobre as condições do sistema de saúde e os resultados do isolamento social instituídos em Niterói que possam a fundamentar decisão da prefeitura de agravamento, manutenção ou afrouxamento das restrições atuais.
Nesta quinta-feira (21), a prefeitura vai começar a afrouxar as medidas restritivas na cidade, permitindo a volta ao funcionamento de parte do comércio e a circulação na orla – tanto no calçadão quanto na faixa de areia.
Segundo o MPRJ, a taxa de ocupação dos leitos públicos na cidade alcançava o percentual de 80% e dos leitos de UTI na rede privada ultrapassava 90%.
Ainda de acordo com a promotoria, a população de Niterói estaria retrocedendo na adesão às medidas de isolamento social ampliado, chegando a apenas 53% de adesão, resultando em aglomerações em diversas locais, enquanto a meta era alcançar 70% de adesão.
Os números do isolamento apresentados pelos promotores contradizem os percentuais divulgados pelo município.
Em entrevista concedida ao Bom Dia Rio, o prefeito Rodrigo Neves afirmou que, com as medidas restritivas, a taxa de isolamento social chegou a quase 90% do desejável, permitindo reduzir os índices de contaminação por Covid-19 na cidade.
Até a publicação desta reportagem, a Prefeitura de Niterói ainda não havia se posicionado sobre a iniciativa do MPRJ.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o município registrava, até esta terça-feira (19), 1968 casos e 65 mortes por Covid-19. O balanço, no entanto, é diferente do informado pela Fundação Municipal de Saúde de Niterói, que relata 1.387 casos e 78 mortes por coronavírus.

A matéria completa pode ser lida no G1

Novidades

Novos registros da onça-pintada no RJ mostram o felino se refrescando em rio

18/12/2025

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em parceria com o projeto Aventura Animal, registrou, no úl...

Lupo inaugura loja construída com tijolos 100% de resíduos têxteis

18/12/2025

O Brasil descarta cerca de 4 milhões de toneladas de resíduos têxteis por ano, segundo a consultoria...

Zona Leste de SP ganha pontos para descarte de tintas e latas

18/12/2025

O Programa Retorna Tinta, da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati), foi ampliad...

Nova Lei da Agricultura Urbana de Curitiba segue para sanção

18/12/2025

A Câmara Municipal de Curitiba concluiu a análise do projeto cujo objetivo é modernizar a Lei da Agr...

Através de felinos, projeto monitora ameaças ao pampa, bioma menos protegido do Brasil; veja fotos

18/12/2025

Nos vastos campos no sul do Brasil, paisagem que costuma ser representada por trabalhadores rurais, ...

Comunidades tradicionais do Bico do Papagaio alertam para recuo dos rios Tocantins e Araguaia

18/12/2025

Em meio a debates sobre a real dimensão das mudanças climáticas e conferências como a COP30 para dis...