UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
MPRJ questiona critérios usados por Niterói para permitir afrouxamento de medidas restritivas

21/05/2020

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) instaurou um inquérito civil para apurar informações sobre as condições do sistema de saúde e os resultados do isolamento social instituídos em Niterói que possam a fundamentar decisão da prefeitura de agravamento, manutenção ou afrouxamento das restrições atuais.
Nesta quinta-feira (21), a prefeitura vai começar a afrouxar as medidas restritivas na cidade, permitindo a volta ao funcionamento de parte do comércio e a circulação na orla – tanto no calçadão quanto na faixa de areia.
Segundo o MPRJ, a taxa de ocupação dos leitos públicos na cidade alcançava o percentual de 80% e dos leitos de UTI na rede privada ultrapassava 90%.
Ainda de acordo com a promotoria, a população de Niterói estaria retrocedendo na adesão às medidas de isolamento social ampliado, chegando a apenas 53% de adesão, resultando em aglomerações em diversas locais, enquanto a meta era alcançar 70% de adesão.
Os números do isolamento apresentados pelos promotores contradizem os percentuais divulgados pelo município.
Em entrevista concedida ao Bom Dia Rio, o prefeito Rodrigo Neves afirmou que, com as medidas restritivas, a taxa de isolamento social chegou a quase 90% do desejável, permitindo reduzir os índices de contaminação por Covid-19 na cidade.
Até a publicação desta reportagem, a Prefeitura de Niterói ainda não havia se posicionado sobre a iniciativa do MPRJ.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o município registrava, até esta terça-feira (19), 1968 casos e 65 mortes por Covid-19. O balanço, no entanto, é diferente do informado pela Fundação Municipal de Saúde de Niterói, que relata 1.387 casos e 78 mortes por coronavírus.

A matéria completa pode ser lida no G1

Novidades

Era só um banho: capivara aparece em canal da Tijuca, mobiliza moradores e subprefeitura, mas não estava em perigo; veja vídeo

09/04/2026

A presença de uma capivara no canal da Avenida Maracanã, na Tijuca, chamou a atenção de moradores e ...

O Cerrado armazena até seis vezes mais carbono do que a Amazônia, diz estudo

09/04/2026

O Cerrado guarda carbono milenar e pode armazenar até seis vezes mais do que a Floresta Amazônica. É...

Coleta gratuita de lâmpadas fluorescentes é ampliada no Brasil

09/04/2026

Em 2025, a Portaria INMETRO nº 693/2025 proibiu a fabricação e importação de lâmpadas fluorescentes ...

Ar condicionado de tubos de argila tem custo zero de energia

09/04/2026

Um estúdio indiano de arquitetura, com sede em Nova Délhi, teve uma ideia incrível: usar cones de ar...