UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Em risco de extinção, filhotes de pacarana são achados vagando em Centro de cidade no interior do Acre

20/02/2020

Um casal de filhotes de pacarana foi resgatado, na noite de segunda-feira (17), vagando pela rua no Centro da cidade de Xapuri, interior do Acre. Os animais foram capturados pelo Corpo de Bombeiros da cidade. O major Cláudio Falcão disse que os animais estavam em via pública e que os bombeiros foram acionados por populares para fazerem o resgate.
Por serem ainda filhotes, as pacaranas vão ser encaminhadas, segundo os bombeiros, para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Rio Branco. O Cetas vai enviar um técnico especializado para fazer o translado das pacaranas até a capital acreana e avaliar o estado de saúde dos animais.
Cristina Boaventura, superintendente do Ibama no Acre, disse que assim que eles receberem os animais o primeiro procedimento a ser feito é avaliar as condições em que se encontram.
“Se os animais estiverem bem, vamos procurar um local para a destinação deles, a prioridade é devolvê-los à natureza. Agora, se por acaso, nós descobrirmos que eles estavam sendo domesticados, criados em uma casa, por exemplo, tenta-se fazer a adaptação. Em último caso encaminhamos para um zoológico,” explicou.
A pacarana – também conhecida como paca-de-rabo, tem o nome científico de Dinomys branickii. A espécie é considerada o 3º maior roedor do mundo, segundo a bióloga e administradora do Parque Ambiental Chico Mendes, Joseline Guimarães.
O animal está incluído no Livro Vermelho de Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção, de acordo com a bióloga e doutoranda do Programa PPGESPA da Universidade Federal do Acre (Ufac) Elaine Oliveir
O número de populações silvestres vem decaindo devido à destruição de seu habitat e caça excessiva para consumo. O animal habita no noroeste da Venezuela e Colômbia até o ocidente da Bolívia, em planaltos; no Brasil habita no Acre e oeste do Amazonas.
A espécie possui uma estrutura morfológica diferente dos demais roedores, com um crânio desenvolvido e habilidades de escalar. Além disso, é o único roedor que consegue comer com uma mão só.
"O animal tem uma gestação de 7 a 9 meses, podendo nascer de 1 a 2 filhotes, encontrada em grupos familiares, e se alimenta de raízes, frutos, folhas, castanhas e tubérculos, seus predadores naturais podem ser a onça parda e o quati", afirmou a pesquisadora Elaine.
Elaine disse que, provavelmente, as pacaranas ocupam um papel importante na predação de raízes e sementes na floresta. Ela falou ainda que é um animal não tem a carne apreciada para o consumo humano.
"Mas, ela ataca as lavouras de milho e macaxeira, que são muito comuns em nossa região e acabam sendo abatidas para que deixem de causar prejuízos na lavoura", acrescentou a pesquisadora.

A matéria completa pode ser lida no G1

Novidades

Baleias-jubarte voltam a aparecer no litoral do Rio e imagens registram o espetáculo

18/06/2026

Um salto de poucos segundos foi suficiente para transformar uma manhã comum no mar do Rio em um dos ...

Paisagista leva mais de 3 mil plantas para a fachada da CASACOR

18/06/2026

Em sua primeira participação solo na CASACOR São Paulo, a paisagista Maria Fernanda Marques leva sua...

Ameaçado de extinção, surdo e desajustado: conheça sapinho-pingo-de-ouro que mede 1 cm encontrado no ES

18/06/2026

Surdo, desajeitado, do tamanho de uma unha, colorido e sensível: este é o sapinho-pingo-de-ouro, anf...

Superfície coberta por água na amazônia aumenta 2,6%, diz MapBiomas

18/06/2026

Rios, lagos e outros corpos hídricos da amazônia brasileira se recuperaram em 2025 após dois anos co...

Nova Norma da SBTi pode potencializar crédito de carbono da reciclagem

18/06/2026

A agenda climática corporativa vive um momento de inflexão. Durante anos, empresas comprometidas com...