UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Presidente da Cedae pede desculpas e promete que gosto e cheiro da água começam a ser normalizados até semana que vem

16/01/2020

A diretoria e o corpo técnico da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) afirmaram, durante coletiva na manhã de ontem, que a água captada e distribuída pela companhia à população fluminense não oferece riscos à saúde e garantiu que na próxima semana a água que chega às caixas d´água voltará ao normal.
A percepção da melhora na torneira, porém, vai variar de acordo com o tamanho dos reservatórios.
Segundo o gerente de controle de qualidade da água, Sérgio Marques, a água que sai do Guandu tem condições de potabilidade. "Os resultados mostram a presença da geosmina, em concentração suficiente para mudar o gosto. Há informações que estão disponíveis no site. Não existe risco em função do gosto da água que estamos observando”, garantiu.
O presidente da companhia, Hélio Cabral, pediu desculpas à população pelos transtornos e afirmou que a presença da geosmina, um tipo de alga, foi detectada na sexta-feira (10) e a empresa fez a compra do carvão ativado. “A gente conseguiu diagnosticar e prognosticar e iniciar o processo de implantação”, alegou Cabral, destacando que a água fica com gosto e cheiro de terra, mas não faz mal à saúde.
De acordo com ele, na próxima semana a água proveniente do Guandu não terá mais a presença da geosmina. "No Guandu, na semana que vem, com certeza a gente tem água saindo sem geosmina”, destacou.
No entanto, os reservatórios residenciais de mais seis mil litros podem ficar por “bastante tempo” com a presença de geosmina, mesmo depois da solução do problema no reservatório de Guandu.
“Na hora que a água sai do Guandu, em menos de 24 horas os reservatórios vão ter sua água trocada. Se a água está suja, num reservatório de seis mil litros, vai ficar por bastante tempo”, explicou.
Sérgio Marques também negou a responsabilidade da Cedae em relação à água de coloração escura encontrada em locais como o Complexo do Alemão, na Zona Norte.
“Não detectamos mudanças de cor e fluidez. Recebemos reclamação de clientes, e nem na casa de quem estava reclamando, na entrada do sistema, a gente detectou isso”, afirmou.
Desde o início do ano, a população tem reclamado de gosto e coloração na água. “A gente intensificou o número de análises. Análises de substâncias que também podem ser produzidas por algas a gente tem feito de forma diária e preventiva, na água tratada. Nenhum desses resultados apresentou qualquer indício de contaminação”, garantiu Marques.
O presidente da Cedae também afirmou que foram detectados equipamentos bastante antigos no Guandu. “Apesar de Guandu estar produzindo água de qualidade, a gente entendeu que precisava fazer uma modernização. Em dois ou três anos teremos um Guandu moderno e atualizado”, explicou Cabral, ressaltando que estão previstos investimentos de R$ 713 milhões pela companhia até 2022.
Segundo ele, a empresa deve contar ainda com outros recursos. "Um outro investimento que a gente vai fazer é uma planta piloto. Quando isso acontece, você faz testes antes de colocar na planta operacional. Permite a você aprimorar o controle de qualidade, trocar um produto químico por outro”.
Questionado se ele mesmo não tem restrição ao uso da água turva e de coloração escura, o presidente foi enfático: “A água que sai da minha torneira eu bebo”.

Saiba mais no G1

Novidades

Jovens Cientistas vão expor criações em festival na Quinta da Boa Vista

11/11/2025

A Quinta da Boa Vista, na Zona Norte do Rio, receberá nesta sexta-feira e sábado, o Festival da Ciên...

Despoluição da Baía de Guanabara promete regenerar Praia da Bica, que deve voltar a ficar limpa no verão 2026/2027

11/11/2025

Após décadas em que o mar era apenas parte da paisagem na Ilha do Governador, a Praia da Bica deve v...

´Dama-escarlate´: nova bromélia é descoberta no ES e já corre risco de desaparecer; VÍDEO

11/11/2025

Uma nova espécie de bromélia foi descoberta por pesquisadores do Instituto Nacional da Mata Atlântic...

Exposição no Museu de Arte do Rio Grande do Sul debate relação entre tecnologias digitais e meio ambiente

11/11/2025

O uso experimental da tecnologia como ferramenta crítica, política e poética é uma das marcas do tra...

Governador do Pará diz que COP 30 na Amazônia é oportunidade para dar protagonismo às florestas tropicais

11/11/2025

Após a abertura oficial da COP 30 em Belém, nesta segunda-feira (10), o governador do Pará, Helder B...

O ´roubo´ que mudou a história de Belém e da Amazônia — e suas lições para a cidade da COP30

11/11/2025

O ano era 1876 e o local era o porto de Belém do Pará. O inglês Henry Wickham, a bordo do transatlân...