
16/01/2020
A área com alertas de desmatamento na Amazônia Legal em 2019 aumentou 85,3% na comparação com o ano de 2018. Os dados foram registrados pelo sistema Deter-B, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Divulgados publicamente pela plataforma Terra Brasilis, os dados mostram que, de janeiro a dezembro do ano passado, a área com alertas chegou a 9.165,6 km². Já em 2018, o número foi de 4.946,37 km².
Os alertas diários são emitidos pelo Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter) e servem para embasar ações de fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Já os dados oficiais são do Programa de Monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite (Prodes). Essas informações apontaram que a área desmatada na Amazônia Legal foi de 10.311,36 km² entre agosto de 2018 e julho de 2019.
Os dados de 2019 são os mais elevados dos últimos cinco anos.
Os meses de maio, julho, agosto, setembro e novembro de 2019 tiveram as maiores taxas de desmate desde 2015.
Entretanto, os dados do Deter costumam ser analisados em períodos mais longos, de alguns meses, pelo menos, especialmente para comparações anuais. Evitam-se comparações mês a mês porque o clima pode variar muito de um ano para outro. A presença de nuvens, por exemplo, limita a visibilidade dos satélites.
Pará, Mato Grosso, Amazonas e Rondônia são os estados da Amazônia Legal que mais tiveram registros de alertas de desmatamento em 2019, conforme a área identificada pelo Deter.
O G1 entrou em contato com o Ministério do Meio Ambiente para comentar os dados do Deter, mas ainda não obteve resposta.
Fonte: G1
Raro e espetacular: caverna no Brasil só recebe luz por 3 meses e vira cenário de outro planeta
16/12/2025
Um refúgio que guarda o DNA da Amazônia
16/12/2025
Imazon é um dos vencedores do “Campeões da Terra” 2025
16/12/2025
Governo lança painel inédito para rastrear gastos ambientais
16/12/2025
O colapso no oceano que pode desencadear uma ´era do gelo´ na Europa
16/12/2025
Acordo de Paris completa 10 anos com alerta por metas insuficientes
16/12/2025
