UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Prêmio Nobel de Física faz apelo por solução à crise climática

10/12/2019

Um dos ganhadores do Nobel de Física deste ano fez um apelo no sábado (7) por uma solução para a crise climática e pediu uma salvação para a Terra, dizendo que a ideia de seres humanos escaparem do nosso planeta para outros sistemas solares é exagerada e nada realista.
O astrônomo suíço Didier Queloz, que compartilhou o Prêmio Nobel de Física em 2019 por descobrir planetas orbitando sóis distantes, disse ter ouvido o argumento contra o combate às mudanças climáticas segundo o qual "não importa, porque de qualquer maneira vamos deixar a Terra em algum momento".
"Acho que isso é irresponsável... porque as estrelas estão tão distantes, acho que não devemos realmente ter nenhuma esperança, séria esperança de escapar da Terra", disse Queloz em uma entrevista coletiva em Estocolmo, onde ele deve coletar sua parte no prêmio de 9 milhões de coroas suecas (910 mil dólares) na próxima semana.
"Então é melhor gastarmos nosso tempo e energia tentando consertá-lo do que imaginar que vamos... destruí-lo e deixá-lo", disse ele.
Alguns cientistas, incluindo o cosmólogo e físico teórico Stephen Hawking, disseram que ameaças como a guerra nuclear e as mudanças climáticas são tão graves que os seres humanos podem ter que sair da Terra para sobreviver como espécie.
Os pesquisadores suíços Michel Mayor e Didier Queloz descobriram, em 1995, o primeiro planeta fora do nosso sistema solar. Já o canadense James Peebles desenvolveu teoria sobre a origem do universo. Os cientistas foram anunciados como vencedores do prêmio em outubro deste ano.

Fonte: G1

Novidades

Rio Ocean Week 2026 debate preservação dos oceanos e poluição marinha

10/09/2026

O fotógrafo e ambientalista Mário Barila retorna ao Rio neste mês de setembro para uma agenda que re...

Contaminação ameaça futuro de terreno da Refit de 600 mil m² na Avenida Brasil

10/09/2026

O futuro de uma área de cerca de 600 mil metros quadrados ocupada pela Refit, antiga Refinaria de Ma...

Empresa é autuada por dispersão de minério de ferro em condomínios de luxo de Mangaratiba

10/09/2026

A empresa de logística MRS, concessionária de transporte ferroviário, foi autuada na última sexta-fe...

Da praia à montanha: aos 60 anos, voluntário conclui 2.200km de trilha pelo estado do Rio em quatro meses

10/09/2026

O militar aposentado Luiz Aragão, de 60 anos, é o primeiro a percorrer a trilha de longa distância "...

Rio da Prata seca e 200 peixes ilhados em poças são resgatados em MS

10/09/2026

Trechos do Rio da Prata, em Jardim, voltaram a secar devido à estiagem na região, colocando peixes e...