UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Mudança climática está acabando com oxigênio dos oceanos, diz relatório

10/12/2019

As mudanças climáticas e acidificação estão acabando com o oxigênio dos oceanos e ameaçam muitas espécies, de acordo com o maior estudo sobre o assunto publicado neste sábado pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), no momento em que ocorre, em Madri, a Conferência do Clima da ONU (COP-25).
A taxa global de oxigênio nos oceanos diminuiu cerca de 2% entre 1960 e 2010, segundo o relatório. A perda das reservas de oxigênio pode ser de 3 a 4% até 2100 se as emissões continuarem aumentando no ritmo atual.
As conclusões indicam que a perda de oxigênio "constitui uma ameaça crescente para a pesca e para alguns grupos de espécies como atuns, marlins e tubarões", segundo a IUCN, que mantém uma "lista vermelha" de referência sobre as espécies ameaçadas no mundo.
— À medida que os oceanos perdem o oxigênio pelo aquecimento, o delicado equilíbrio da vida marinha enfraquece — disse Grethel Aguilar, diretor geral interino da IUCN.
A desoxigenação é explicada principalmente por dois fenômenos: o aumento "de nutrientes dos continentes e dos depósitos de nitrogênio derivados do uso de combustíveis fósseis" e "o aquecimento das águas oceânicas devido às mudanças climáticas".
A IUCN analisou 700 lugares no mundo, geralmente perto da costa ou em mares semi-fechados, com baixa taxa de oxigênio, em comparação com 45 na década de 1960.

Fonte: O Globo

Novidades

Corte de árvores: após reunião, moradores e políticos dizem que prefeito prometeu rever compensação ambiental e negar novas licenças a empreendedores em débito com ações de replantio

28/05/2026

Em meio a uma série de protestos contra intervenções urbanísticas em diferentes regiões do Rio, o pr...

Como é o gato-do-mato-pequeno, menor felino selvagem do Brasil registrado no Rio

28/05/2026

Pequeno, de pelagem amarelada coberta por manchas pretas e com aparência semelhante à de um gato dom...

Restauração da Mata Atlântica vira oportunidade econômica

28/05/2026

No ano em que registra o menor desmatamento em quatro décadas, a Mata Atlântica chega ao seu dia nac...

Peixes em MG acumulam microplásticos há mais de 20 anos

28/05/2026

Peixes da bacia do Rio das Velhas, um dos principais afluentes do Rio São Francisco, acumulam microp...

Operação resgata 69 ararinhas-azuis de criadouro no sertão baiano para isolá-las de vírus

28/05/2026

Uma operação conjunta entre o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e a P...