UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Mudança climática está acabando com oxigênio dos oceanos, diz relatório

10/12/2019

As mudanças climáticas e acidificação estão acabando com o oxigênio dos oceanos e ameaçam muitas espécies, de acordo com o maior estudo sobre o assunto publicado neste sábado pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), no momento em que ocorre, em Madri, a Conferência do Clima da ONU (COP-25).
A taxa global de oxigênio nos oceanos diminuiu cerca de 2% entre 1960 e 2010, segundo o relatório. A perda das reservas de oxigênio pode ser de 3 a 4% até 2100 se as emissões continuarem aumentando no ritmo atual.
As conclusões indicam que a perda de oxigênio "constitui uma ameaça crescente para a pesca e para alguns grupos de espécies como atuns, marlins e tubarões", segundo a IUCN, que mantém uma "lista vermelha" de referência sobre as espécies ameaçadas no mundo.
— À medida que os oceanos perdem o oxigênio pelo aquecimento, o delicado equilíbrio da vida marinha enfraquece — disse Grethel Aguilar, diretor geral interino da IUCN.
A desoxigenação é explicada principalmente por dois fenômenos: o aumento "de nutrientes dos continentes e dos depósitos de nitrogênio derivados do uso de combustíveis fósseis" e "o aquecimento das águas oceânicas devido às mudanças climáticas".
A IUCN analisou 700 lugares no mundo, geralmente perto da costa ou em mares semi-fechados, com baixa taxa de oxigênio, em comparação com 45 na década de 1960.

Fonte: O Globo

Novidades

Brasileiro é premiado por reflorestar áreas degradadas

11/12/2025

As contribuições transformadoras que Bruno Mariani trouxe ao campo da sustentabilidade fizeram com q...

Ciclone extratropical: fenômenos ´devastadores´ no Brasil são culpa das mudanças climáticas?

11/12/2025

A passagem de um ciclone extratropical pelo sul do Brasil tem gerado chuvas intensas e vendavais pel...

Produção de resíduos cresce em 2024; destinação adequada melhora

11/12/2025

Em 2024, o Brasil gerou 81,6 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU), registrando um ...

Viva Água expande ações para SP e Bahia durante seca histórica

11/12/2025

O Brasil enfrenta uma das secas mais severas desde a década de 1950, segundo o Centro Nacional de Mo...