UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Mudança climática está acabando com oxigênio dos oceanos, diz relatório

10/12/2019

As mudanças climáticas e acidificação estão acabando com o oxigênio dos oceanos e ameaçam muitas espécies, de acordo com o maior estudo sobre o assunto publicado neste sábado pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), no momento em que ocorre, em Madri, a Conferência do Clima da ONU (COP-25).
A taxa global de oxigênio nos oceanos diminuiu cerca de 2% entre 1960 e 2010, segundo o relatório. A perda das reservas de oxigênio pode ser de 3 a 4% até 2100 se as emissões continuarem aumentando no ritmo atual.
As conclusões indicam que a perda de oxigênio "constitui uma ameaça crescente para a pesca e para alguns grupos de espécies como atuns, marlins e tubarões", segundo a IUCN, que mantém uma "lista vermelha" de referência sobre as espécies ameaçadas no mundo.
— À medida que os oceanos perdem o oxigênio pelo aquecimento, o delicado equilíbrio da vida marinha enfraquece — disse Grethel Aguilar, diretor geral interino da IUCN.
A desoxigenação é explicada principalmente por dois fenômenos: o aumento "de nutrientes dos continentes e dos depósitos de nitrogênio derivados do uso de combustíveis fósseis" e "o aquecimento das águas oceânicas devido às mudanças climáticas".
A IUCN analisou 700 lugares no mundo, geralmente perto da costa ou em mares semi-fechados, com baixa taxa de oxigênio, em comparação com 45 na década de 1960.

Fonte: O Globo

Novidades

Após nova mortandade de peixes, Ministério Público pede ações urgentes para conter degradação da Lagoa de Piratininga, em Niterói

04/12/2025

O Ministério Público do Rio (MPRJ) recomendou que a Prefeitura de Niterói, o governo estadual e o In...

Águas da Bahia e do Espírito Santo têm a maior poluição por microplásticos do litoral brasileiro, diz estudo

04/12/2025

As águas da costa leste do Brasil, que abrange a Bahia e o Espírito Santo, têm a maior concentração ...

Latas de aço valem o dobro em máquina que troca recicláveis por PIX

04/12/2025

Uma campanha nacional para incentivar a reciclagem do aço e ampliar a recuperação do material até o ...

Comissão do Congresso aprova medida provisória que regulamenta licença ambiental especial

04/12/2025

Uma comissão mista do Congresso Nacional aprovou nesta terça-feira (2) a medida provisória que regul...

Brasil comanda primeira expedição antártica neutra em carbono

04/12/2025

A Ambipar, por meio de seu Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, integra a nova missão do ...