
10/12/2019
As mudanças climáticas e acidificação estão acabando com o oxigênio dos oceanos e ameaçam muitas espécies, de acordo com o maior estudo sobre o assunto publicado neste sábado pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), no momento em que ocorre, em Madri, a Conferência do Clima da ONU (COP-25).
A taxa global de oxigênio nos oceanos diminuiu cerca de 2% entre 1960 e 2010, segundo o relatório. A perda das reservas de oxigênio pode ser de 3 a 4% até 2100 se as emissões continuarem aumentando no ritmo atual.
As conclusões indicam que a perda de oxigênio "constitui uma ameaça crescente para a pesca e para alguns grupos de espécies como atuns, marlins e tubarões", segundo a IUCN, que mantém uma "lista vermelha" de referência sobre as espécies ameaçadas no mundo.
— À medida que os oceanos perdem o oxigênio pelo aquecimento, o delicado equilíbrio da vida marinha enfraquece — disse Grethel Aguilar, diretor geral interino da IUCN.
A desoxigenação é explicada principalmente por dois fenômenos: o aumento "de nutrientes dos continentes e dos depósitos de nitrogênio derivados do uso de combustíveis fósseis" e "o aquecimento das águas oceânicas devido às mudanças climáticas".
A IUCN analisou 700 lugares no mundo, geralmente perto da costa ou em mares semi-fechados, com baixa taxa de oxigênio, em comparação com 45 na década de 1960.
Fonte: O Globo
A Europa desconfia do “sustentável”: para vender lá, precisa provar.
06/10/2026
´O gado está morrendo de sede e fome´: o impacto devastador do El Niño no Corredor Seco da América Central
06/10/2026
Mundo pode ter tratado sobre a poluição por plástico em 2027, diz embaixador chileno
06/10/2026
Da conversa à implementação: o que vivi nas mesas da Orbis em NY
06/10/2026
Guerra no Irã pode reduzir emissões de gases de efeito estufa em 2026, mas efeito ainda é incerto; entenda
06/10/2026
Com El Niño, praias estão desaparecendo na Califórnia
06/10/2026
