UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Segundo dia de protestos pelo clima em Madri, cidade-sede da COP 25

10/12/2019

Manifestantes ocuparam pelo segundo dia seguido as ruas de Madri para exigir ação contra a mudança climática. No sábado (7), jovens bloquearam uma das das ruas mais emblemáticas da capital espanhola para protestar e dançar no que chamaram de uma "disco-bediência civil".
O protesto, convocado pelo movimento ambientalista Extinction Rebellion (Rebelião da Extinção), bloqueou a rua central de compras Gran Vía. Os ativistas agitavam bandeiras e dançavam, a trilha sonora incluiu o clássico Stayin ´Alive, dos Bee Gees.
Apesar das temperaturas frias do inverno, alguns dos manifestantes dançavam sem camisa pela rua.
A "disco-bediência civil" coincide com a realização COP 25, aberta na última segunda-feira (2) com um pedido do secretário-geral das ONU, Antonio Guterres, de não ser a "geração ... que brincava enquanto o planeta queimava".
No encerramento da reunião, em 13 de dezembro, os negociadores esperam resolver as divergências restantes sobre como implementar um acordo firmado em Paris em 2015 sobre o aquecimento global.
A capital da Espanha se ofereceu para receber a cúpula, que aconteceria em Santiago do Chile, após o presidente Sebastián Piñera desistir de sediar a reunião em razão da revolta social que abala o país.
Na sexta-feira (6) capital espanhola recebeu uma marcha pelo clima, organizada pelo movimento Fridays For Future (Sextas Pelo Futuro), impulsionado pela jovem sueca, Greta Thunberg.
A marcha de Madri reuniu mais de 500 mil participantes, segundo os organizadores. Ela foi uma das maiores manifestações pelo clima que aconteceram no país. Em 27 de setembro, a maior até então, foram 20 mil manifestantes que pediam por ações para reverter as mudanças climáticas.

Saiba mais no G1

Novidades

Na COP30, C&A defende que o futuro da moda nasce no campo

27/11/2025

A indústria da moda, com sua visibilidade e o poder de impactar a autoestima e trazer emoção ao dia ...

Por que parte da maior praia do Brasil está interditada por lama? Entenda

27/11/2025

Cerca de dois quilômetros da Praia do Cassino, em Rio Grande, Região Sul do RS, foram bloqueados apó...

Últimas ararinhas-azuis que estavam na natureza estão com vírus letal sem cura; animal é considerado em extinção

27/11/2025

As últimas 11 ararinhas-azuis que estavam na natureza foram contaminadas com um vírus letal e sem cu...

Transição da pecuária para agroflorestas pode dobrar renda rural

27/11/2025

Na COP30, o agronegócio ganhou destaque. A Agrizone, espaço paralelo coordenado pela Embrapa, reuniu...

Após contrato na COP30, Justiça suspende projeto de créditos de carbono do Amazonas

27/11/2025

A Justiça Federal no Amazonas suspendeu, em decisão liminar, os atos do projeto de geração de crédit...

Brasileiros apresentam na COP30 mecanismo financeiro para restaurar florestas tropicais

27/11/2025

Pesquisadores brasileiros apresentaram na COP30, em Belém (PA), um novo mecanismo de crédito de carb...