UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Biodiversidade brasileira pode gerar novo tratamento anticâncer

21/11/2019

Uma parceria internacional entre a Universidade Federal do Ceará e a Universidade Nacional da Austrália (ANU) pode resultar em uma nova possibilidade de tratamento anticâncer. Com base na exploração do potencial terapêutico de moléculas originárias da biodiversidade brasileira, a pesquisa tem como foco a inibição de células de linhagem leucêmica e de tumores provenientes do câncer de próstata.
O estudo, nascido da atuação conjunta entre os Programas de Pós-Graduação em Química e em Farmacologia da UFC, por meio do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM), avalia como as moléculas chamadas pterocarpano e pisosterol atuam para bloquear o crescimento e a proliferação de células neoplásicas (que sofreram alteração no código genético por conta da doença, perdendo suas características originais).
O avanço do câncer e a invasão tumoral podem estar relacionados à superexpressão do gene c-MYC: a amplificação desse gene é um dos fatores determinantes da malignidade do tumor. O potencial das moléculas em estudo está justamente no fato de poderem interferir na expressão do gene c-MYC.
Tanto o pterocarpano quanto o pisosterol já eram objeto de estudo na UFC, e as análises comprovavam a capacidade antitumoral das moléculas. A partir da parceria internacional, a pesquisa passará à fase de aplicação in vivo, com um modelo estabelecido na instituição australiana que replica a leucemia mieloide aguda em animais e permite validação da atividade das moléculas.
“[O modelo] usa células geneticamente modificadas dos animais, que expressam proteínas alteradas e translocações [anomalias] comuns nas leucemias humanas”, explica a doutoranda em Farmacologia Sarah Maranhão, cujo estudo com o modelo foi realizado durante doutorado na Austrália, como parte da cooperação internacional estabelecida. “Quando você faz o tratamento do animal com algumas substâncias, você consegue avaliar como a molécula está agindo naquela doença.”
A ideia é não só validar as moléculas em modelo animal, mas também realizar transferência de conhecimento entre as duas instituições, uma vez que a ANU, no âmbito do John Curtin School of Medical Research, é referência nesse modelo de leucemia, o qual poderá ser implementado no Brasil.
“É um modelo nunca estabelecido no País, e nosso laboratório pode se tornar pioneiro na em sua implementação por essa transferência de tecnologia. Dispomos de um biotério de referência que nos permite fazer isso”, lembra a Profª Cláudia do Ó Pessoa, pesquisadora do Laboratório de Oncologia Experimental (LOE), do NPDM, onde a pesquisa é realizada.
Característica marcante desse estudo é o fato de tanto o pterocarpano quanto o pisosterol serem moléculas isoladas de produtos da biodiversidade brasileira. O primeiro é proveniente da planta Platymiscium floribundum, conhecida pelos nomes populares de sacambu e jacarandá-do-litoral, típica dos ecossistemas caatinga, cerrado e mata atlântica.
Já o pisosterol é isolado do fungo da espécie Pisolithus tinctorius, comum em diversas partes do Brasil. Sua proliferação está associada a culturas de eucalipto, ocorrendo normalmente em época de chuva. A caracterização da molécula já era feita no Departamento de Química, e o potencial anticâncer passou a ser descoberto com o início da parceria com a Farmacologia.

Para saber mais, acesse a Agencia UFC

Novidades

Após nova mortandade de peixes, Ministério Público pede ações urgentes para conter degradação da Lagoa de Piratininga, em Niterói

04/12/2025

O Ministério Público do Rio (MPRJ) recomendou que a Prefeitura de Niterói, o governo estadual e o In...

Águas da Bahia e do Espírito Santo têm a maior poluição por microplásticos do litoral brasileiro, diz estudo

04/12/2025

As águas da costa leste do Brasil, que abrange a Bahia e o Espírito Santo, têm a maior concentração ...

Latas de aço valem o dobro em máquina que troca recicláveis por PIX

04/12/2025

Uma campanha nacional para incentivar a reciclagem do aço e ampliar a recuperação do material até o ...

Comissão do Congresso aprova medida provisória que regulamenta licença ambiental especial

04/12/2025

Uma comissão mista do Congresso Nacional aprovou nesta terça-feira (2) a medida provisória que regul...

Brasil comanda primeira expedição antártica neutra em carbono

04/12/2025

A Ambipar, por meio de seu Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, integra a nova missão do ...