UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Como um país inteiro corre o risco de ficar sem água potável

10/10/2019

O Oriente Médio está ficando mais quente e chove cada vez menos. A Jordânia tem sido fortemente afetada pelas mudanças climáticas. Lá, há escassez de água potável.
O nível de água do Mar Morto diminui cerca de um metro por ano. E o Rio Jordão está secando. Quase toda a água acaba antes de desembocar no mar.
As áreas rurais são as mais afetadas pelas mudanças climáticas. O período de chuvas ultimamente só tem durado dois meses.
"Se eu pudesse, abandonava a agricultura. Mas isso é tudo o que eu sei fazer", lamenta o pequeno produtor Mohammad Ghareb.
Milhares de pessoas se mudaram do campo para a cidade nos últimos anos. Além disso, a Jordânia recebe um grande número de refugiados vindos de diferentes áreas de conflito do Oriente Médio.
Então, há menos água e mais pessoas no país. Por isso, o governo começou a retirar água de aquíferos, que são piscinas de água subterrânea, para abastecer as cidades.
"Segundo relatórios científicos, esses aquíferos podem durar 50 anos. Depois disso, teremos que recorrer a aquíferos profundos", disse à BBC News o ministro da Água da Jordânia, Raed Abu al-Saud.
"Claro que temos uma crise de água. Se qualquer casa da Jordânia só recebe água de 12 a 24 horas por semana, é uma crise de água", admite al-Saud.
A água no país está sendo consumida mais rapidamente que sua capacidade de recomposição. O governo estuda a possibilidade de reciclar água ou dessalinizar água do mar.
Mas são alternativas que demandam muito dinheiro e energia. "Cada gota d´água desperdiçada sai da fonte que abasteceria a próxima geração", destaca Roshka Tayyem, que tem dois filhos pequenos.

Fonte: G1

Novidades

Príncipe William visita manguezal e planta mudas na baía de Guanabara

06/11/2025

O príncipe William, herdeiro do trono do Reino Unido, visitou nesta terça-feira (4) a área de proteç...

Tragédias na Região Serrana do RJ alertam para vulnerabilidade das cidades; iniciativas apontam rumos para a adaptação climática

06/11/2025

Três anos depois da tragédia no Morro da Oficina, Petrópolis ainda convive com as marcas da lama — e...

Ibama multa homens por interagir com baleia-jubarte debilitada no litoral de SP

06/11/2025

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) multou em R$ 2,5 ...

VÍDEO: Meteoro causa clarão de 5 segundos no céu de MG

06/11/2025

A queda de um meteoro foi vista no céu de Patos de Minas e Rio Paranaíba, no Alto Paranaíba, durante...

Rio Doce é um ´paciente crônico´ dez anos depois do desastre de Mariana

06/11/2025

Dez anos depois do desastre de Mariana, percorrer as comunidades que estão ao longo da bacia do Rio ...