UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Bloqueio na Estrada Dona Castorina, no Alto da Boa Vista, deve durar até seis meses

10/09/2019

O bloqueio nos dois sentidos da Estrada Dona Castorina tem gerado confusão entre ciclistas, corredores, turistas e agentes públicos devido à falta de informações. Os acessos estão fechados no trecho entre a Rua Pacheco Leão, no Jardim Botânico, e a Estrada da Gávea Pequena, após um deslizamento de terra nas imediações da Cachoeira do Horto, na última quinta-feira. O ponto turístico está interditado e, segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação , as obras devem durar até seis meses.
Ontem, durante todo o dia, não havia agente de trânsito nas barreiras montadas após a Vista Chinesa, e os avisos de “não ultrapasse” eram ignorados pelos infratores, que ficavam expostos aos riscos.
O motorista, ciclista ou pedestre que tenta acessar o parque pela região do Horto, no Jardim Botânico, é barrado logo na primeira entrada do local, distante apenas 400 metros da Rua Pacheco Leão.
— Não sabia que o bloqueio começava aqui embaixo. É uma pena. Mais um importante acesso da cidade fechado — lamentou o advogado Otávio Barbosa.
No momento, o bloqueio na Dona Castorina é total. Por recomendação da GEO-Rio, o trecho entre a Estrada da Gávea Pequena e a guarita do Parque Nacional da Tijuca no Horto está fechado. Segundo a CET-Rio, uma reunião está marcada para terça-feira entre o órgão e a direção do parque para resolver os problemas nos acessos. O único ponto liberado parcialmente é pela guarita Passo de Pedras, subindo por São Conrado. Por lá, o caminho está liberado até chegar à Vista Chinesa.
A via ficará interditada por até seis meses, prazo previsto para a conclusão das obras. De acordo com a secretaria, as intervenções são complexas e envolvem estabilização do trecho afetado, além da reconstrução da estrutura composta por muros e ponte em arco, por onde corre a água da cachoeira. Em cima de sua bicicleta, o engenheiro de produção Rogério Alvarenga levantou uma preocupação com o trânsito da cidade:
— Com a Niemeyer fechada e essa nova interdição por aqui, se acontecer algo no Túnel de São Conrado, a Zona Oeste ficará isolada da Zona Sul — alerta.
O prazo de seis meses para a conclusão das obras dado pela prefeitura gerou preocupação nos ciclistas que utilizam a via constantemente para treinar.
— Estamos ficando sem alternativas. E os motoristas também, pois estaremos em maior quantidade nas vias de grande circulação de carros. É uma questão que nos preocupa — pondera a bióloga e ciclista Márcia Dostoto.
Por meio de sua assessoria de imprensa, o Parque Nacional da Tijuca informou que equipes do parque e da prefeitura trabalham em conjunto na região. Já a CET-Rio recomenda que a Estrada das Canoas seja utilizada como rota alternativa. Também em nota, a Secretaria de Infraestrutura informou que as obras de recuperação da Estrada Dona Castorina são de responsabilidade da prefeitura e já foram iniciadas pela Coordenadoria Geral de Projetos, vinculada à pasta.

Fonte: O Globo

Novidades

Policiais resgatam macaco que estava em poder de traficantes na Zona Norte

18/11/2025

Policiais do 41º BPM (Irajá) resgataram, neste domingo (16), um macaco-prego que estava sob a posse ...

Onça-parda e seus dois filhotes são flagrados em reserva biológica em Petrópolis; vídeo

18/11/2025

Uma onça-parda mãe (Puma concolor) foi flagrada passeando com seus dois filhotes, com idades estimad...

Pesquisa analisa risco de morte por ingestão de plástico para animais marinhos

18/11/2025

Uma equipe internacional de pesquisadores apresentou a primeira análise quantitativa detalhada do ri...

Investimento climático cresce 157% no Brasil, mas deixa de lado setores com mais emissões

18/11/2025

O volume de recursos destinados ao enfrentamento da mudança climática no Brasil mais que dobrou desd...

Embrapa lança selo para certificar carne bovina sustentável na COP30

18/11/2025

A Embrapa lançou durante a COP30, no domingo (16), a certificação Carne Baixo Carbono (CBC), criada ...

Ignorar clima custará até 33% do PIB de Brasil e vizinhos, diz ONU

18/11/2025

A falta de ação diante das mudanças climáticas pode custar o equivalente a até 33% do PIB (Produto I...