UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Como desmate, ação humana e clima influenciam na alta das queimadas? Veja 12 respostas sobre o tema

22/08/2019

O aumento de 82% dos focos de queimadas no Brasil causou a reação de ambientalistas, foi um dos fatores para a ocorrência da "chuva preta" em São Paulo, mobilizou justificativas do governo e virou assunto mundial.

O G1 esclareceu 12 das principais dúvidas sobre o assunto:

1. O que é uma queimada? É a mesma coisa que um incêndio florestal?
"Queimada" é um termo genérico para tudo que tem fogo, diz o climatologista Carlos Nobre, membro da Academia Brasileira de Ciências e do Grupo Estratégico da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura.

Já o "incêndio florestal" pode ser de três categorias:
° Limpeza de pasto para agricultura
A técnica milenar, que antes se restringia a pequenas áreas, foi sendo substituída por outras mais modernas, que não fazem uso de fogo. A prática não é proibida, desde que a queima seja controlada, dentro de critérios legais que buscam minimizar o alcance do fogo e o impacto da poluição do ar na saúde da população.

Veja os outros 11 pontos no G1

Novidades

MPF aciona ICMBio e Prefeitura do Rio por degradação ambiental no Parque Nacional da Tijuca

03/02/2026

O Ministério Público Federal (MPF) entrou com uma ação civil pública contra o Instituto Chico Mendes...

Governo de MG multa Vale em R$ 1,7 milhão e suspende atividades após extravasamentos

03/02/2026

O governo de Minas Gerais multou a mineradora Vale em R$ 1,7 milhão e determinou a suspensão de ativ...

Queda de árvore mata mais de 300 periquitos no Maranhão

03/02/2026

A queda de um eucalipto matou mais de 300 periquitos que se abrigavam da chuva na cidade de Lajeado ...

Restauração de restinga avança nos Lençóis Maranhenses

03/02/2026

Uma iniciativa inédita de restauração ambiental começou a transformar áreas degradadas de restinga n...

Abrolhos, na Bahia, se torna candidato a patrimônio natural da Unesco

03/02/2026

O Parque Nacional Marinho de Abrolhos, no litoral sul baiano, é o mais novo candidato do Brasil a in...