UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Com ´camera trap´, pesquisadores criam armadilhas para flagrar animais silvestres remotamente

11/07/2019

Uma caixa de plástico camuflada com uma lente por fora e um monitor por dentro vem mudando a pesquisa com a fauna silvestre nos últimos anos. Acoplada a árvores, a "camera trap", ou armadilha fotográfica, fornece a pesquisadores e ambientalistas uma janela privilegiada para a observação de animais selvagens.
Acionada por movimentos e com visão infravermelha, essa armadilha não captura nem machuca onças, jaguatiricas, macacos e outros bichos, mas registra, em fotos e vídeos, imagens que ajudam a estudar os animais em seu habitat.
Desde que começou a ser usada no Pantanal, principalmente introduzida por pesquisadores estrangeiros, ela se multiplicou. Fora do Brasil, já é possível comprar uma câmera dessas por até R$ 200.
Pesquisadores, guias de turismo e ambientalistas de várias partes do bioma compartilharam com o G1 alguns dos milhares de fotos e vídeos já registrados até agora.

Veja as imagens no G1

Novidades

Baleia encalhada, ´em cuidados paliativos´, comove e divide Alemanha

16/04/2026

Timmy, Hope ou apenas baleia. Não há consenso nem sobre como chamar a jubarte de 12 toneladas encalh...

Pesquisadores usam ´raios artificiais´ para transformar gás natural em combustível menos poluente; entenda

16/04/2026

Todo ano, enormes quantidades de metano escapam de poços de petróleo e gás ao redor do mundo. Quand...

Justiça barra exploração e mantém a floresta de Tongass protegida

16/04/2026

A maior floresta tropical dos Estados Unidos seguirá protegida da exploração madeireira após uma dec...

La Niña termina e Pacífico entra em neutralidade; El Niño pode se formar ainda em 2026

16/04/2026

A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA) declarou que o fenômeno La...

Smartphone vira aliado na detecção rápida de água contaminada

16/04/2026

Em situações como enchentes, rompimentos de tubulações ou episódios de poluição, uma dúvida crítica ...