
11/07/2019
Uma caixa de plástico camuflada com uma lente por fora e um monitor por dentro vem mudando a pesquisa com a fauna silvestre nos últimos anos. Acoplada a árvores, a "camera trap", ou armadilha fotográfica, fornece a pesquisadores e ambientalistas uma janela privilegiada para a observação de animais selvagens.
Acionada por movimentos e com visão infravermelha, essa armadilha não captura nem machuca onças, jaguatiricas, macacos e outros bichos, mas registra, em fotos e vídeos, imagens que ajudam a estudar os animais em seu habitat.
Desde que começou a ser usada no Pantanal, principalmente introduzida por pesquisadores estrangeiros, ela se multiplicou. Fora do Brasil, já é possível comprar uma câmera dessas por até R$ 200.
Pesquisadores, guias de turismo e ambientalistas de várias partes do bioma compartilharam com o G1 alguns dos milhares de fotos e vídeos já registrados até agora.
Veja as imagens no G1
Há 60 anos, Edifício Itália antecipou arquitetura sustentável
26/02/2026
Curitiba tem déficit de mais de 260 mil árvores, aponta levantamento; saiba como solicitar plantio na sua rua
26/02/2026
Urubu é flagrado atacando ninho de araras em Campo Grande
26/02/2026
Brasil tem 2,6 mil municípios em risco de desastres naturais
26/02/2026
Monobloc: a cadeira mais vendida do mundo também é alvo de críticas ambientais; entenda
26/02/2026
Resíduos agrícolas viram isopor orgânico
26/02/2026
