UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Com ´camera trap´, pesquisadores criam armadilhas para flagrar animais silvestres remotamente

11/07/2019

Uma caixa de plástico camuflada com uma lente por fora e um monitor por dentro vem mudando a pesquisa com a fauna silvestre nos últimos anos. Acoplada a árvores, a "camera trap", ou armadilha fotográfica, fornece a pesquisadores e ambientalistas uma janela privilegiada para a observação de animais selvagens.
Acionada por movimentos e com visão infravermelha, essa armadilha não captura nem machuca onças, jaguatiricas, macacos e outros bichos, mas registra, em fotos e vídeos, imagens que ajudam a estudar os animais em seu habitat.
Desde que começou a ser usada no Pantanal, principalmente introduzida por pesquisadores estrangeiros, ela se multiplicou. Fora do Brasil, já é possível comprar uma câmera dessas por até R$ 200.
Pesquisadores, guias de turismo e ambientalistas de várias partes do bioma compartilharam com o G1 alguns dos milhares de fotos e vídeos já registrados até agora.

Veja as imagens no G1

Novidades

China aposta em inteligência artificial para prever o tempo à medida que eventos climáticos extremos se intensificam

13/08/2026

Enquanto meteorologistas acompanhavam, nos últimos dias, a trajetória do tufão Dolphin em direção à ...

No Japão, defensores dos corais correm contra o tempo para salvá-los do calor

13/08/2026

Cientistas e conservacionistas tentam revitalizar e fortalecer os recifes de coral da ilha japonesa ...

Golfinhos são flagrados usando conchas como armadilha para caçar peixes

13/08/2026

Pesquisadores registraram pela primeira vez na costa leste da Austrália golfinhos usando conchas gra...

Fogo atinge duas áreas de preservação de Niterói em uma semana

11/08/2026

Em pouco mais de uma semana, duas áreas de preservação ambiental da cidade foram atingidas por incên...

Bosque dos Salesianos é ameaçado pela especulação imobiliária

11/08/2026

Enquanto São Paulo recebe a Climate Week 2026 e se apresenta ao mundo como referência latino-america...

Ventilação natural orienta projeto de casa em Brasília

11/08/2026

O estúdio local Bloco Arquitetos concluiu uma casa em Brasília cercada por painéis de tijolos e ampl...