
11/07/2019
Uma caixa de plástico camuflada com uma lente por fora e um monitor por dentro vem mudando a pesquisa com a fauna silvestre nos últimos anos. Acoplada a árvores, a "camera trap", ou armadilha fotográfica, fornece a pesquisadores e ambientalistas uma janela privilegiada para a observação de animais selvagens.
Acionada por movimentos e com visão infravermelha, essa armadilha não captura nem machuca onças, jaguatiricas, macacos e outros bichos, mas registra, em fotos e vídeos, imagens que ajudam a estudar os animais em seu habitat.
Desde que começou a ser usada no Pantanal, principalmente introduzida por pesquisadores estrangeiros, ela se multiplicou. Fora do Brasil, já é possível comprar uma câmera dessas por até R$ 200.
Pesquisadores, guias de turismo e ambientalistas de várias partes do bioma compartilharam com o G1 alguns dos milhares de fotos e vídeos já registrados até agora.
Veja as imagens no G1
Rio Ocean Week 2026 debate preservação dos oceanos e poluição marinha
10/09/2026
Contaminação ameaça futuro de terreno da Refit de 600 mil m² na Avenida Brasil
10/09/2026
Empresa é autuada por dispersão de minério de ferro em condomínios de luxo de Mangaratiba
10/09/2026
Da praia à montanha: aos 60 anos, voluntário conclui 2.200km de trilha pelo estado do Rio em quatro meses
10/09/2026
Rio da Prata seca e 200 peixes ilhados em poças são resgatados em MS
10/09/2026
Bacia-esponja pode evitar inundações urbanas
10/09/2026
