UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Com ´camera trap´, pesquisadores criam armadilhas para flagrar animais silvestres remotamente

11/07/2019

Uma caixa de plástico camuflada com uma lente por fora e um monitor por dentro vem mudando a pesquisa com a fauna silvestre nos últimos anos. Acoplada a árvores, a "camera trap", ou armadilha fotográfica, fornece a pesquisadores e ambientalistas uma janela privilegiada para a observação de animais selvagens.
Acionada por movimentos e com visão infravermelha, essa armadilha não captura nem machuca onças, jaguatiricas, macacos e outros bichos, mas registra, em fotos e vídeos, imagens que ajudam a estudar os animais em seu habitat.
Desde que começou a ser usada no Pantanal, principalmente introduzida por pesquisadores estrangeiros, ela se multiplicou. Fora do Brasil, já é possível comprar uma câmera dessas por até R$ 200.
Pesquisadores, guias de turismo e ambientalistas de várias partes do bioma compartilharam com o G1 alguns dos milhares de fotos e vídeos já registrados até agora.

Veja as imagens no G1

Novidades

Adoção de veículos elétricos reduz a poluição do ar na Califórnia

27/01/2026

Quando os bairros da Califórnia aumentaram o número de veículos com emissão zero (VEZ) entre 2019 e ...

Campanha arrecada US$ 78 milhões e consegue salvar terras na Patagônia chilena

27/01/2026

Desde dezembro do ano passado, a maior propriedade privada de Cochamó (a 1.060 km de Santiago), uma ...

Estudante cria casas modulares para pessoas em situação de rua

27/01/2026

Determinado a contribuir para o enfrentamento da falta de moradia em sua cidade, um jovem de Ontário...

Derretimento da Groenlândia fará nação do outro lado do mundo sumir, diz enviado da ONU

27/01/2026

Em meio às ameaças de invasão de Donald Trump e do anúncio de um futuro acordo entre americanos e di...

Mundo entrou em estado de ´falência hídrica´, alertam pesquisadores da ONU

27/01/2026

O mundo está usando tanta água doce em meio às consequências das mudanças climáticas que entrou em u...

Agência ambiental dos EUA passa a desconsiderar custo de perda de vidas por poluição do ar

27/01/2026

Autoridades governamentais dos Estados Unidos há muito tempo lidam com uma questão que parece ser do...