
11/06/2019
Mais de 100 mil filhotes de tartarugas já foram soltos nos rios da região Araguaia de Mato Grosso. O projeto ´Amigos da natureza´ faz o repovoamento da tartaruga-da-amazônia por meio de berçários em locais seguros e monitorados, até em escolas e quartéis militares. O projeto tem quase 18 anos.
Francisco de Assis Ribeiro de Sousa, que trabalha com conservação de tartarugas na região, explica que o projeto começou em 2001.
Os principais objetivos, além da conservação das tartarugas, são a recuperação e reflorestamento, soltura de peixes de espécies nativas na bacia hidrográfica do Araguaia e coleta de lixo em trechos turísticos nos rios da região.
A soltura das tartarugas já ocorreu nos municípios da região: Luciara, Santa Terezinha, Porto Alegre do Norte, Confresa e São Félix do Araguaia.
O projeto funciona com participação de voluntários e órgãos parceiros, como prefeituras, Ministério Público e colônias de pescadores.
Os filhotes rompem os ovos e nascem após um período de incubação que varia entre 45 e 60 dias, dependendo do calor do sol. A saída do ninho ocorre quase sempre à noite, estimulada pelo resfriamento da temperatura da areia. Nessa hora, são menores as chances de serem atacados por predadores.
Eventualmente, num dia nublado ou chuvoso, pode ocorrer o nascimento durante o dia, por conta do resfriamento da areia.
Fonte: G1
Nova Iguaçu reduz impacto de incêndios florestais em 78%
13/11/2025
Por que o Sul é a região mais propensa a tornados no Brasil?
13/11/2025
Pantanal vive a década mais seca com 75% menos áreas alagadas
13/11/2025
Se não ajudarmos a amazônia a se restaurar, vamos perdê-la, diz Luciana Gatti
13/11/2025
C&A adere ao Movimento Conexão Circular do Pacto Global da ONU
13/11/2025
Re.green, BTG e Pátria consolidam investimento florestal em parceria com BNDES
13/11/2025
