UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Criados em ´berçários´, 100 mil filhotes de tartarugas já foram soltos em rios no Araguaia em MT

11/06/2019

Mais de 100 mil filhotes de tartarugas já foram soltos nos rios da região Araguaia de Mato Grosso. O projeto ´Amigos da natureza´ faz o repovoamento da tartaruga-da-amazônia por meio de berçários em locais seguros e monitorados, até em escolas e quartéis militares. O projeto tem quase 18 anos.
Francisco de Assis Ribeiro de Sousa, que trabalha com conservação de tartarugas na região, explica que o projeto começou em 2001.
Os principais objetivos, além da conservação das tartarugas, são a recuperação e reflorestamento, soltura de peixes de espécies nativas na bacia hidrográfica do Araguaia e coleta de lixo em trechos turísticos nos rios da região.
A soltura das tartarugas já ocorreu nos municípios da região: Luciara, Santa Terezinha, Porto Alegre do Norte, Confresa e São Félix do Araguaia.
O projeto funciona com participação de voluntários e órgãos parceiros, como prefeituras, Ministério Público e colônias de pescadores.
Os filhotes rompem os ovos e nascem após um período de incubação que varia entre 45 e 60 dias, dependendo do calor do sol. A saída do ninho ocorre quase sempre à noite, estimulada pelo resfriamento da temperatura da areia. Nessa hora, são menores as chances de serem atacados por predadores.
Eventualmente, num dia nublado ou chuvoso, pode ocorrer o nascimento durante o dia, por conta do resfriamento da areia.

Fonte: G1

Novidades

Após nova mortandade de peixes, Ministério Público pede ações urgentes para conter degradação da Lagoa de Piratininga, em Niterói

04/12/2025

O Ministério Público do Rio (MPRJ) recomendou que a Prefeitura de Niterói, o governo estadual e o In...

Águas da Bahia e do Espírito Santo têm a maior poluição por microplásticos do litoral brasileiro, diz estudo

04/12/2025

As águas da costa leste do Brasil, que abrange a Bahia e o Espírito Santo, têm a maior concentração ...

Latas de aço valem o dobro em máquina que troca recicláveis por PIX

04/12/2025

Uma campanha nacional para incentivar a reciclagem do aço e ampliar a recuperação do material até o ...

Comissão do Congresso aprova medida provisória que regulamenta licença ambiental especial

04/12/2025

Uma comissão mista do Congresso Nacional aprovou nesta terça-feira (2) a medida provisória que regul...

Brasil comanda primeira expedição antártica neutra em carbono

04/12/2025

A Ambipar, por meio de seu Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, integra a nova missão do ...