
18/04/2019
Uma estudante baiana faturou um prêmio nos Estados Unidos após desenvolver uma ideia visando solucionar um problema muito comum no Nordeste do Brasil: a falta de acesso à água potável.
Anna Luisa Santos, de 21 anos, criou um sistema de filtragem sustentável para ser ligado a cisternas que utiliza radiação solar para tornar a água contaminada própria para consumo em regiões castigadas pela seca.
A jovem, que se formou em Biotecnologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2018, e outros três estudantes que abraçaram a ideia levaram uma bolada de R$ 25 mil com o segundo lugar na competição HackBrazil, evento brasileiro de tecnologia em Boston (EUA) que premia iniciativas empreendedoras.
A final aconteceu no dia 5 de abril durante a Brazil Conference, evento que estreou em 2015 e é coordenado por alunos brasileiros de Harvard e do MIT — duas instituições da "Ivy League", a elite das faculdades norte-americanas — para promover o encontro com líderes e representantes do país. A competição reuniu 400 startups de tecnologia.
A tecnologia foi batizada de "Aqualuz". Trata-se de uma caixa de inox que é coberta por um vidro e uma tubulação simples ligada à cisterna, um reservatório comumente usado para armazenar água da chuva ou de caminhão-pipa. A filtragem da água ocorre sem a necessidade de uso de compostos químicos. Como consequência, ajuda na redução dos índices de doenças.
Veja como é a tecnologia desenvolvida pela estudante no G1
Praia no inverno? Temporada de baleias no litoral de SP
07/05/2026
Onça-pintada monitorada há um ano é capturada em Corumbá (MS)
07/05/2026
VÍDEO: Elefante-marinho é flagrado às margens do Rio Piraquê-Açu em Aracruz
07/05/2026
Governo federal reconhece emergência em município do AC por derramamento de óleo em rio
07/05/2026
Projeto do AP que transforma caroço de açaí em gás de cozinha recebe certificado de viabilidade
07/05/2026
Projeto propõe usar lixo eletrônico como fonte de minerais críticos
07/05/2026
