
14/03/2019
Um projeto de recuperação ambiental iniciado na década de 1990 e jamais concluído foi retomado no mês passado. Uma faixa de mangue de 160 metros de comprimento por 22 metros de largura na Lagoa de Marapendi foi adotada pelo Shopping La Playa, localizado na Avenida Ruy Frazão Soares, que vai arcar com os custos de sua revitalização. A primeira fase custará R$ 50 mil.
O biólogo Mário Moscatelli, que coordena o projeto, explica que a expectativa é atrair novamente animais nativos dessa área, como caranguejos guaiamuns, lontras, capivaras e jacarés. Para isso, a limpeza do mangue é fundamental. A retirada de espécies exóticas de plantas, que dificultam o crescimento da vegetação local, foi outra medida listada no plano aprovado pela Secretaria municipal de Conservação e Meio Ambiente.
O projeto inclui, em fases seguintes, a troca da grade que cerca a área, treinamento da equipe de segurança do shopping para abordagem em caso de irregularidades e visitas escolares guiadas. O administrador do La Playa, Eduardo Monteiro, diz que o investimento no entorno vai melhorar a segurança:
— Às vezes vemos grupos usando drogas nessa área e os expulsamos. Já depredaram a cerca e descartaram até móveis no entorno. Imagina se não fizéssemos a recuperação. Quando a gestão mudou, no ano passado, vimos que era preciso investir nisso.
Fonte: O Globo
Onde está a Sueli? Arara monitorada reaparece na Floresta da Tijuca após fuga; equipe tenta fazer recaptura
29/10/2026
Partiu Reciclar: mapa indica pontos de descarte na rede Carrefour
29/10/2026
Governo restabelece regras e libera pesca na foz do Rio Doce após 10 anos do desastre de Mariana
29/10/2026
Áreas de vegetação nativa ficaram menores e mais isoladas no Brasil; país tem 3,4 milhões de fragmentos
29/10/2026
Pará tem mais da metade dos focos de incêndio no Brasil
29/10/2026
Califórnia abriga o maior berçário de polvos de águas profundas
29/10/2026
