
14/03/2019
Um projeto de recuperação ambiental iniciado na década de 1990 e jamais concluído foi retomado no mês passado. Uma faixa de mangue de 160 metros de comprimento por 22 metros de largura na Lagoa de Marapendi foi adotada pelo Shopping La Playa, localizado na Avenida Ruy Frazão Soares, que vai arcar com os custos de sua revitalização. A primeira fase custará R$ 50 mil.
O biólogo Mário Moscatelli, que coordena o projeto, explica que a expectativa é atrair novamente animais nativos dessa área, como caranguejos guaiamuns, lontras, capivaras e jacarés. Para isso, a limpeza do mangue é fundamental. A retirada de espécies exóticas de plantas, que dificultam o crescimento da vegetação local, foi outra medida listada no plano aprovado pela Secretaria municipal de Conservação e Meio Ambiente.
O projeto inclui, em fases seguintes, a troca da grade que cerca a área, treinamento da equipe de segurança do shopping para abordagem em caso de irregularidades e visitas escolares guiadas. O administrador do La Playa, Eduardo Monteiro, diz que o investimento no entorno vai melhorar a segurança:
— Às vezes vemos grupos usando drogas nessa área e os expulsamos. Já depredaram a cerca e descartaram até móveis no entorno. Imagina se não fizéssemos a recuperação. Quando a gestão mudou, no ano passado, vimos que era preciso investir nisso.
Fonte: O Globo
Petróleo torna Saquarema o município com o maior PIB per capita do país, mas renda de moradores é baixa
22/01/2026
Niterói lidera ranking de sustentabilidade da limpeza urbana pelo décimo ano consecutivo
22/01/2026
Solitárias por natureza, onças-pintadas são flagradas em grupo no pantanal
22/01/2026
Projeto amplia reciclagem de vidro em destinos turísticos
22/01/2026
Abelhas amazônicas se tornam primeiros insetos do mundo a ter direitos reconhecidos por lei; entenda
22/01/2026
Desmatamento na amazônia eleva em 3°C a temperatura da superfície na estação seca
22/01/2026
