
14/03/2019
Um projeto de recuperação ambiental iniciado na década de 1990 e jamais concluído foi retomado no mês passado. Uma faixa de mangue de 160 metros de comprimento por 22 metros de largura na Lagoa de Marapendi foi adotada pelo Shopping La Playa, localizado na Avenida Ruy Frazão Soares, que vai arcar com os custos de sua revitalização. A primeira fase custará R$ 50 mil.
O biólogo Mário Moscatelli, que coordena o projeto, explica que a expectativa é atrair novamente animais nativos dessa área, como caranguejos guaiamuns, lontras, capivaras e jacarés. Para isso, a limpeza do mangue é fundamental. A retirada de espécies exóticas de plantas, que dificultam o crescimento da vegetação local, foi outra medida listada no plano aprovado pela Secretaria municipal de Conservação e Meio Ambiente.
O projeto inclui, em fases seguintes, a troca da grade que cerca a área, treinamento da equipe de segurança do shopping para abordagem em caso de irregularidades e visitas escolares guiadas. O administrador do La Playa, Eduardo Monteiro, diz que o investimento no entorno vai melhorar a segurança:
— Às vezes vemos grupos usando drogas nessa área e os expulsamos. Já depredaram a cerca e descartaram até móveis no entorno. Imagina se não fizéssemos a recuperação. Quando a gestão mudou, no ano passado, vimos que era preciso investir nisso.
Fonte: O Globo
Calor nas cidades pode ser até o dobro do previsto com o aquecimento global, aponta estudo
10/02/2026
Noruega suspende mineração em águas profundas até 2029
10/02/2026
Chileno é eleito para chefiar negociações de tratado pelo fim da poluição plástica
10/02/2026
10 sinais de Greenwashing no discurso das empresas
10/02/2026
Falta de neve na Patagônia aumentou risco de incêndios e ainda preocupa Bariloche
10/02/2026
Água engarrafada concentra níveis alarmantes de nanoplásticos
10/02/2026
