
14/03/2019
Um projeto de recuperação ambiental iniciado na década de 1990 e jamais concluído foi retomado no mês passado. Uma faixa de mangue de 160 metros de comprimento por 22 metros de largura na Lagoa de Marapendi foi adotada pelo Shopping La Playa, localizado na Avenida Ruy Frazão Soares, que vai arcar com os custos de sua revitalização. A primeira fase custará R$ 50 mil.
O biólogo Mário Moscatelli, que coordena o projeto, explica que a expectativa é atrair novamente animais nativos dessa área, como caranguejos guaiamuns, lontras, capivaras e jacarés. Para isso, a limpeza do mangue é fundamental. A retirada de espécies exóticas de plantas, que dificultam o crescimento da vegetação local, foi outra medida listada no plano aprovado pela Secretaria municipal de Conservação e Meio Ambiente.
O projeto inclui, em fases seguintes, a troca da grade que cerca a área, treinamento da equipe de segurança do shopping para abordagem em caso de irregularidades e visitas escolares guiadas. O administrador do La Playa, Eduardo Monteiro, diz que o investimento no entorno vai melhorar a segurança:
— Às vezes vemos grupos usando drogas nessa área e os expulsamos. Já depredaram a cerca e descartaram até móveis no entorno. Imagina se não fizéssemos a recuperação. Quando a gestão mudou, no ano passado, vimos que era preciso investir nisso.
Fonte: O Globo
Era só um banho: capivara aparece em canal da Tijuca, mobiliza moradores e subprefeitura, mas não estava em perigo; veja vídeo
09/04/2026
Heineken passa a oferecer energia renovável ao MASP
09/04/2026
Curitiba distribui 10 mil árvores de graça em abril
09/04/2026
O Cerrado armazena até seis vezes mais carbono do que a Amazônia, diz estudo
09/04/2026
Coleta gratuita de lâmpadas fluorescentes é ampliada no Brasil
09/04/2026
Ar condicionado de tubos de argila tem custo zero de energia
09/04/2026
