
14/03/2019
Um projeto de recuperação ambiental iniciado na década de 1990 e jamais concluído foi retomado no mês passado. Uma faixa de mangue de 160 metros de comprimento por 22 metros de largura na Lagoa de Marapendi foi adotada pelo Shopping La Playa, localizado na Avenida Ruy Frazão Soares, que vai arcar com os custos de sua revitalização. A primeira fase custará R$ 50 mil.
O biólogo Mário Moscatelli, que coordena o projeto, explica que a expectativa é atrair novamente animais nativos dessa área, como caranguejos guaiamuns, lontras, capivaras e jacarés. Para isso, a limpeza do mangue é fundamental. A retirada de espécies exóticas de plantas, que dificultam o crescimento da vegetação local, foi outra medida listada no plano aprovado pela Secretaria municipal de Conservação e Meio Ambiente.
O projeto inclui, em fases seguintes, a troca da grade que cerca a área, treinamento da equipe de segurança do shopping para abordagem em caso de irregularidades e visitas escolares guiadas. O administrador do La Playa, Eduardo Monteiro, diz que o investimento no entorno vai melhorar a segurança:
— Às vezes vemos grupos usando drogas nessa área e os expulsamos. Já depredaram a cerca e descartaram até móveis no entorno. Imagina se não fizéssemos a recuperação. Quando a gestão mudou, no ano passado, vimos que era preciso investir nisso.
Fonte: O Globo
Amazônia negra será protagonista no desfile da Mangueira
05/02/2026
Camarões mortos são encontrados às margens do rio Tietê no interior de SP
05/02/2026
Catadores recolhem mais de 4 toneladas de resíduos no Dia de Iemanjá
05/02/2026
Peixe-boi ameaçado de extinção que vive no litoral de Sergipe já sobreviveu a mais de 30 acidentes
05/02/2026
Mudanças climáticas ameaçam o futuro dos Jogos Olímpicos de Inverno
05/02/2026
Os animais que realizam trabalhos que nem humanos ou robôs conseguem
05/02/2026
