
17/01/2019
Uma série de estudos realizados no Arquipélago das Cagarras estima que a Ilha Redonda, a cerca de 10 quilômetros da Praia de Ipanema, conta atualmente com 5 mil fragatas. Trata-se da maior concentração da ave em um ecossistema no Atlântico Sul
Gerente de comunicação do Projeto Ilhas do Rio, responsável pelo levantamento, Bruna Duarte destaca que a transformação da região em um imenso ninhal só foi possível graças ao decreto que, em 2010, transformou as Cagarras em uma unidade de conservação.
— Pouco se sabia à época sobre a biodiversidade das ilhas, tanto em sua parte submersa quanto na terrestre — recorda. — Fizemos o levantamento em dois anos, e encontramos espécies endêmicas (que só existem na região) e uma invasora, um capim de fácil combustão.
Aos poucos, o projeto de Duarte expandiu o seu alcance. Arqueólogos se juntaram à equipe quando foram encontrados artifícios pré-coloniais dos tupiniquins no topo da Ilha Redonda. Outro núcleo, a Rede de Avistagem de Cetáceos, dedicou-se ao estudo de golfinhos e baleias que migram das águas frias do Atlântico Sul para se reproduzir nas quentes do Rio, Espírito Santo e Bahia.
— No ano passado, tivemos um registro recorde de baleias jubartes — destaca.
O projeto organizará, a partir do dia 29, uma exposição no Forte de Copacabana sobre as Cagarras. Mais de cem espécies serão expostas dentro de estruturas como vidro com álcool ou empalhadas — é o caso, por exemplo, do tubarão tigre.
Fonte: O Globo
Zoológico do Rio distribui sorvetes especiais a animais para enfrentar calor recorde
15/01/2026
Nanopartículas de prata elevam eficiência e durabilidade de células solares
15/01/2026
Pirarucu de 65 kg pescado no ES é espécie invasora e ameaça equilíbrio ao devorar presas maiores, alerta especialista
15/01/2026
Ninhos de tartaruga-verde podem soterrar ´rochas de plástico´ e comprometer espécie
15/01/2026
Promessa de petróleo em Oiapoque atrai brasileiros do exterior e transforma região: ´É um bairro atrás do outro´
15/01/2026
Como veneno da jararaca está fazendo cientistas repensarem o funcionamento das células
15/01/2026
