UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Ilha em Cagarras, perto de Ipanema, registra recorde de fragatas

17/01/2019

Uma série de estudos realizados no Arquipélago das Cagarras estima que a Ilha Redonda, a cerca de 10 quilômetros da Praia de Ipanema, conta atualmente com 5 mil fragatas. Trata-se da maior concentração da ave em um ecossistema no Atlântico Sul
Gerente de comunicação do Projeto Ilhas do Rio, responsável pelo levantamento, Bruna Duarte destaca que a transformação da região em um imenso ninhal só foi possível graças ao decreto que, em 2010, transformou as Cagarras em uma unidade de conservação.
— Pouco se sabia à época sobre a biodiversidade das ilhas, tanto em sua parte submersa quanto na terrestre — recorda. — Fizemos o levantamento em dois anos, e encontramos espécies endêmicas (que só existem na região) e uma invasora, um capim de fácil combustão.
Aos poucos, o projeto de Duarte expandiu o seu alcance. Arqueólogos se juntaram à equipe quando foram encontrados artifícios pré-coloniais dos tupiniquins no topo da Ilha Redonda. Outro núcleo, a Rede de Avistagem de Cetáceos, dedicou-se ao estudo de golfinhos e baleias que migram das águas frias do Atlântico Sul para se reproduzir nas quentes do Rio, Espírito Santo e Bahia.
— No ano passado, tivemos um registro recorde de baleias jubartes — destaca.
O projeto organizará, a partir do dia 29, uma exposição no Forte de Copacabana sobre as Cagarras. Mais de cem espécies serão expostas dentro de estruturas como vidro com álcool ou empalhadas — é o caso, por exemplo, do tubarão tigre.

Fonte: O Globo

Novidades

‘Ilha dos Gatos’: abandono de felinos provoca crise ambiental em Mangaratiba

02/06/2026

Uma pequena ilha localizada entre as baías de Mangaratiba e Angra dos Reis se tornou o centro de uma...

Arquipélago em São Paulo serve de área de reprodução para tubarões ameaçados de extinção

02/06/2026

Criticamente ameaçado de extinção, o tubarão-mangona (Carcharias taurus) parece ter encontrado um re...

Terremoto mais forte já registrado no Brasil aconteceu em 1955 em área isolada de MT e quase passou despercebido

02/06/2026

Tremores de baixa intensidade registrados no Tocantins e no litoral do Rio de Janeiro nos últimos di...

Êxito de megaoperação para resgatar ararinhas-azuis não dissipa dúvidas sobre futuro da espécie

02/06/2026

Nos últimos anos, o Brasil se (mal) acostumou a ver cenas da Polícia Federal chegando de madrugada e...

Projeto da Ueap leva cursos de impressão 3D com reciclagem de garrafas PET a escolas do Amapá

02/06/2026

Um projeto da Universidade do Estado do Amapá (Ueap) mostra como a reciclagem pode ganhar novas form...

Risco de ´super el niño´ faz governo montar grupo de especialistas para monitorar eventos extremos

02/06/2026

Órgãos do governo federal e instituições de pesquisa vão passar a se reunir semanalmente para acompa...