
17/01/2019
A cidade de Eldorado, no interior de São Paulo, registrou uma morte com suspeita de febre amarela desde o início do mês, além da morte de pelo menos quatro macacos, um sinal de transmissão do vírus, segundo o Departamento de Saúde da cidade. De acordo com o departamento, o número pode ser maior em razão da falta de notificação.
Segundo a prefeitura da cidade, nas últimas semanas, habitantes do munciípio tem relatado mortes dos animais em diversos pontos de Eldorado, mas ainda não foi possível realizar a coleta de material para diagnóstico da causa da morte em razão do avançado estado de decomposição dos macacos.
Desde o início do ano, duas pessoas morreram com suspeita de febre amarela. Uma delas, no bairro Sapatú, era um trabalhador rural e foi registrado com sintomas típicos da doença.
A Prefeitura iniciou nesta segunda-feira a coleta de mosquitos no município para a pesquisa da doença. O Departamento Municipal de Saúde e a Vigilância Sanitária da cidade também tem orientado os habitantes que não tomaram a vacina a procurarem os postos de saúde.
Em nota, a Secretaria de Saúde não se posicionou sobre os casos de Eldorado, ainda não confirmados, mas alertou a população e os visitantes do Vale do Ribeira a se vacinarem contra a febre amarela.
A vacina deve ser tomada dez dias antes de viagens ou deslocamentos a áreas de mata. Segundo a Secretaria, as ações de imunização na região tem ocorrido desde o início de 2018 e a cobertura vacinal é de 66% até o momento. Todo o território paulista tem recomendação da vacina.
Até 3 de dezembro, o Estado teve 503 casos de febre amarela silvestre e 176 deles evoluíram para óbitos, segundo a Secretaria de Saúde.
Não há casos de febre amarela urbana no Brasil desde 1942: os casos urbanos são de pessoas infectadas fora da cidade.
Fonte: O Globo
Petróleo torna Saquarema o município com o maior PIB per capita do país, mas renda de moradores é baixa
22/01/2026
Niterói lidera ranking de sustentabilidade da limpeza urbana pelo décimo ano consecutivo
22/01/2026
Solitárias por natureza, onças-pintadas são flagradas em grupo no pantanal
22/01/2026
Projeto amplia reciclagem de vidro em destinos turísticos
22/01/2026
Abelhas amazônicas se tornam primeiros insetos do mundo a ter direitos reconhecidos por lei; entenda
22/01/2026
Desmatamento na amazônia eleva em 3°C a temperatura da superfície na estação seca
22/01/2026
