UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Eldorado, no interior de SP, registra uma morte por suspeita de febre amarela

17/01/2019

A cidade de Eldorado, no interior de São Paulo, registrou uma morte com suspeita de febre amarela desde o início do mês, além da morte de pelo menos quatro macacos, um sinal de transmissão do vírus, segundo o Departamento de Saúde da cidade. De acordo com o departamento, o número pode ser maior em razão da falta de notificação.
Segundo a prefeitura da cidade, nas últimas semanas, habitantes do munciípio tem relatado mortes dos animais em diversos pontos de Eldorado, mas ainda não foi possível realizar a coleta de material para diagnóstico da causa da morte em razão do avançado estado de decomposição dos macacos.
Desde o início do ano, duas pessoas morreram com suspeita de febre amarela. Uma delas, no bairro Sapatú, era um trabalhador rural e foi registrado com sintomas típicos da doença.
A Prefeitura iniciou nesta segunda-feira a coleta de mosquitos no município para a pesquisa da doença. O Departamento Municipal de Saúde e a Vigilância Sanitária da cidade também tem orientado os habitantes que não tomaram a vacina a procurarem os postos de saúde.
Em nota, a Secretaria de Saúde não se posicionou sobre os casos de Eldorado, ainda não confirmados, mas alertou a população e os visitantes do Vale do Ribeira a se vacinarem contra a febre amarela.
A vacina deve ser tomada dez dias antes de viagens ou deslocamentos a áreas de mata. Segundo a Secretaria, as ações de imunização na região tem ocorrido desde o início de 2018 e a cobertura vacinal é de 66% até o momento. Todo o território paulista tem recomendação da vacina.
Até 3 de dezembro, o Estado teve 503 casos de febre amarela silvestre e 176 deles evoluíram para óbitos, segundo a Secretaria de Saúde.
Não há casos de febre amarela urbana no Brasil desde 1942: os casos urbanos são de pessoas infectadas fora da cidade.

Fonte: O Globo

Novidades

Projeto de soltura de tartarugas na amazônia bate recorde, mas tráfico ameaça conservação

12/03/2026

Cerca de 8.000 filhotes de quelônios devem ser soltos na amazônia neste ano, o maior número já regis...

´Pé de arara-azul´: fotógrafo flagra cena rara no Pantanal de MS

12/03/2026

O fotógrafo Luiz Felipe Mendes registrou uma cena rara no Pantanal de Mato Grosso do Sul. Em Aquidau...

Mais da metade das capitais não tem plano de adaptação climática

12/03/2026

Grandes cidades brasileiras estão despreparadas para lidar com um clima cada vez mais imprevisível e...

O paradoxo da reciclagem no Brasil: por que os trabalhadores que mais contribuem são os que mais sofrem?

12/03/2026

Em meio aos debates sobre como mitigar a crise climática, o destino que damos ao lixo é um ponto ess...

Após pressão de fazendeiros, Alemanha libera caça a lobos

12/03/2026

O Parlamento da Alemanha aprovou na última quinta-feira (05/03) a recategorização dos lobos como "es...