UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Seminário avalia projetos de prevenção e combate ao Zika

08/11/2018

Coordenadores dos projetos aprovados na Chamada Nº 14/2016 - Prevenção e Combate ao Vírus Zika estão reunidos em Brasília para o II Seminário de Avaliação Parcial. O encontro foi aberto nesta terça-feira, 6, e vai até o dia 8 de novembro.
O objetivo é acompanhar a execução dos projetos de pesquisa financiados por meio da chamada, e avaliar o potencial dos resultados gerados até o momento para melhoria das políticas públicas de saúde.
Durante a abertura, o diretor de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Marcelo Marcos Morales, destacou a importância dessa ação como exemplo de articulação e otimização de recursos no governo federal. "Extrair os melhores resultados é de extrema importância para monitorar o impacto das pesquisas na tomada de decisão de políticas públicas", ressalto o diretor.
Morales falou ainda da repercussão das pesquisas desenvolvidas com apoio da chamada por meio da publicação de 218 artigos científicos. Segundo ele, o Brasil conseguiu ter um destaque mundial na solução da crise do Zika. E completou: "somos um país que sabe resolver os seus problemas baseando-se em ciência e tecnologia. É isso que temos que mostrar pro mundo e pra nossa população".
O diretor de Programas e Bolsas no País da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Geraldo Nunes Sobrinho falou sobre a necessidade de valorizar a pesquisa básica e dar respostas à sociedade. "A pesquisa básica tem que ser valorizada, ela é a energia básica que move a locomotiva. Essa chamada é um exemplo, pra sociedade, para o mundo de que nós temos aparato pra resolver as questões que nos são colocadas quando temos os incentivos necessários", apontou.
Também participou da mesa de abertura a diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit) do Ministério da Saúde, Camile Giaretta Sachetti.
Durante o três dias de encontro os coordenadores dos projetos serão divididos em grupos de trabalho de diferentes linhas temáticas para apresentação e discussão sobre o andamento e desenvolvimentos dos projetos de pesquisas.
O II Seminário de Avaliação Parcial da Chamada Nº 14/2016 é realizado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Capes, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio do CNPq e o Ministério da Saúde (MS), por meio do Decit.
A chamada pública faz parte das ações do Eixo de Desenvolvimento Tecnológico, Educação e Pesquisa do Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes aegypti e à Microcefalia, lançado pelo Governo Federal em dezembro de 2015. Com um total de R$ 65 milhões, a chamada selecionou 71 projetos de pesquisa com foco na prevenção, diagnóstico e tratamento da infecção do vírus Zika e doenças correlacionadas, e no combate ao mosquito Aedes Aegypti.
Em novembro de 2016 aconteceu o primeiro Seminário, chamado de Marco Zero, dando início aos projetos contemplados.

Fonte: CNPq

Novidades

Maus-tratos a animais, falta de licenças e poluição do ar: Inea interdita indústria de aves em Barra do Piraí por série de irregularidades

27/01/2026

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) interditou, na segunda-feira, duas unidades de uma indústria...

Anos após desastre, contaminação do solo em Brumadinho ainda prejudica crescimento de vegetação

27/01/2026

Em 25 de janeiro de 2019, uma avalanche de lama tóxica tomou a cidade de Brumadinho (MG) após o romp...

Aulas na natureza: Ceará ensina consciência ambiental na escola

27/01/2026

Semear hoje a consciência ambiental para evitar, no futuro, desastres climáticos, insegurança hídric...

Adoção de veículos elétricos reduz a poluição do ar na Califórnia

27/01/2026

Quando os bairros da Califórnia aumentaram o número de veículos com emissão zero (VEZ) entre 2019 e ...

Campanha arrecada US$ 78 milhões e consegue salvar terras na Patagônia chilena

27/01/2026

Desde dezembro do ano passado, a maior propriedade privada de Cochamó (a 1.060 km de Santiago), uma ...