UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Seminário avalia projetos de prevenção e combate ao Zika

08/11/2018

Coordenadores dos projetos aprovados na Chamada Nº 14/2016 - Prevenção e Combate ao Vírus Zika estão reunidos em Brasília para o II Seminário de Avaliação Parcial. O encontro foi aberto nesta terça-feira, 6, e vai até o dia 8 de novembro.
O objetivo é acompanhar a execução dos projetos de pesquisa financiados por meio da chamada, e avaliar o potencial dos resultados gerados até o momento para melhoria das políticas públicas de saúde.
Durante a abertura, o diretor de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Marcelo Marcos Morales, destacou a importância dessa ação como exemplo de articulação e otimização de recursos no governo federal. "Extrair os melhores resultados é de extrema importância para monitorar o impacto das pesquisas na tomada de decisão de políticas públicas", ressalto o diretor.
Morales falou ainda da repercussão das pesquisas desenvolvidas com apoio da chamada por meio da publicação de 218 artigos científicos. Segundo ele, o Brasil conseguiu ter um destaque mundial na solução da crise do Zika. E completou: "somos um país que sabe resolver os seus problemas baseando-se em ciência e tecnologia. É isso que temos que mostrar pro mundo e pra nossa população".
O diretor de Programas e Bolsas no País da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Geraldo Nunes Sobrinho falou sobre a necessidade de valorizar a pesquisa básica e dar respostas à sociedade. "A pesquisa básica tem que ser valorizada, ela é a energia básica que move a locomotiva. Essa chamada é um exemplo, pra sociedade, para o mundo de que nós temos aparato pra resolver as questões que nos são colocadas quando temos os incentivos necessários", apontou.
Também participou da mesa de abertura a diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit) do Ministério da Saúde, Camile Giaretta Sachetti.
Durante o três dias de encontro os coordenadores dos projetos serão divididos em grupos de trabalho de diferentes linhas temáticas para apresentação e discussão sobre o andamento e desenvolvimentos dos projetos de pesquisas.
O II Seminário de Avaliação Parcial da Chamada Nº 14/2016 é realizado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Capes, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio do CNPq e o Ministério da Saúde (MS), por meio do Decit.
A chamada pública faz parte das ações do Eixo de Desenvolvimento Tecnológico, Educação e Pesquisa do Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes aegypti e à Microcefalia, lançado pelo Governo Federal em dezembro de 2015. Com um total de R$ 65 milhões, a chamada selecionou 71 projetos de pesquisa com foco na prevenção, diagnóstico e tratamento da infecção do vírus Zika e doenças correlacionadas, e no combate ao mosquito Aedes Aegypti.
Em novembro de 2016 aconteceu o primeiro Seminário, chamado de Marco Zero, dando início aos projetos contemplados.

Fonte: CNPq

Novidades

Esquecido, o velho Campo de Santana ganha uma esperança

19/11/2019

A chuva fina no feriado de ontem tornava ainda mais melancólico o clima no Campo de Santana. Nada fa...

Hotel Nacional reabre com filosofia de resort urbano e planos de transformar jardim de Burle Marx em praça

19/11/2019

Só de lobby, são 3 mil metros quadrados. Junto à decoração clean, figuram obras de arte originais, c...

Pescadores da Praia do Sossego serão realocados em local próximo

19/11/2019

Dando um desfecho para uma disputa judicial que se arrastou por 24 anos, um acordo firmado pela 4ª V...

Inpe vai pesquisar possibilidade de manchas escuras no litoral serem piche em vez de óleo

19/11/2019

Um grupo de pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) estuda a possibilidade...

Tubarão de 150 kg é capturado ´sem querer´ e surpreende grupo em SP

19/11/2019

Um tubarão pesando mais de 150 kg foi capturado em uma rede em Guarujá, no litoral de São Paulo, no ...

Bombeiros desmontam peças de carro para resgatar tamanduá em motor em MT

19/11/2019

Um tamanduá-mirim foi resgatado depois de ficar preso no motor de um carro no sábado (16) em Sinop, ...