UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Passeio infantil promove educação ambiental no Parque da Tijuca

12/04/2018

“Fala-se muito em deixar um planeta melhor para os nossos filhos, e esquece-se da urgência de deixarmos filhos melhores para o nosso planeta.” A frase, de autor desconhecido, virou lema entre os amantes da natureza. Um deles é o guia e escalador Edson Júnior. Coordenador do projeto Kids Trekking, Júnior promove passeios guiados pela Floresta da Tijuca, onde ensina os pequenos a cuidar, conhecer e respeitar a fauna e a flora da mata.
O projeto com circuitos pela maior floresta urbana replantada do mundo existe desde 2014. Durante os passeios, as crianças recebem noções de educação ambiental, sustentabilidade e ecologia.
— Tenho uma empresa de ecoturismo e aventura chamada Kaluanã, com foco em passeios outdoor pelo mundo. Não pensei duas vezes antes de criar esse projeto para crianças. Percebi que o mercado era carente de atividades do gênero; então resolvi investir — diz Júnior.
Na programação educativa das trilhas, as crianças aprendem a se portar na natureza, descobrem quais são as roupas e os alimentos adequados para cada tipo de caminhada e são alertadas a respeito do cuidado com o descarte do lixo e com a alimentação dos animais silvestres. Esses e outros detalhes estão incluídos na experiência, segundo Júnior, para que as crianças participantes sejam multiplicadoras do saber ecologicamente responsável e para que deem o exemplo aos filhos e netos.
Os circuitos pelo Parque Nacional da Tijuca (PNT) têm níveis que variam de dificuldades de fácil a média. Entre as opções há o Circuito das Grutas, com as cachoeiras Gabriela, Diamantina e das Almas. Logo depois, eles vão ao Parque da Catacumba, na Lagoa, onde é feita uma trilha de médio porte, de cerca de 40 minutos, com a recompensa de uma bela vista.
Os passeios acontecem aos sábados e domingos, das 9h às 12h30m, e precisam de um mínimo de três crianças. É obrigatória a participação dos responsáveis. São aceitos no máximo 20 pessoas, e a idade mínima é de 5 anos, mas se o adulto fizer questão de levar uma criança com idade inferior, também é aceito. O preço da atividade é de R$ 80 por criança.
— O programa é para toda a família. É importante que os pais estejam, não somente para o caso de algo que não está programado acontecer, mas também porque a troca de informações é muito rica — afirma Júnior.
A advogada Simone Barbosa, frequentadora do PNT, começou a fazer os passeios com o filho, Guilherme, de 6 anos, desde cedo.
— Os passeios fizeram muito bem ao Guilherme. Começamos quando ele tinha 4 aninhos. Ele está mais comportado, ciente de que o ser humano precisa da natureza para sobreviver. Aconselho a todos a experiência — afirma Simone.
No passeio não estão incluídos transporte e nem o lanche do piquenique. Fazem parte do pacote guia trilíngue e fotos com a máquina GoPro.

Fonte: O Globo

Novidades

Prefeitura retoma programa de limpeza de rios, feito em mutirões com moradores de favelas

19/04/2018

Alvos constantes de poluição e de más práticas de preservação, os rios da cidade têm nova chance de ...

´Lixão´ vira horta comunitária cuidada por crianças e moradores em Araraquara

19/04/2018

Moradores e crianças do bairro Residencial Maria Luiza, em Araraquara (SP), transformaram um terreno...

Estudo encontra até 1,4 milhão de fungos e bactérias em latinhas e garrafas de ambulantes

19/04/2018

Aquele momento de matar a sede em engarrafamentos ou em passeios a pé precisa de mais atenção dos co...

Expedição descobre corais dentro de área destinada à exploração de petróleo na costa do Amapá

19/04/2018

Em nova expedição pelos corais descobertos nos últimos anos na foz do rio Amazonas, no Norte do Amap...

MPF pede que Ibama indefira exploração de petróleo na foz do Amazonas

19/04/2018

O Ministério Público Federal (MPF) no Amapá expediu recomendação hoje (18) para que o Instituto Bras...

A criativa solução da Noruega para acabar com o lixo plástico nos oceanos

19/04/2018

A Noruega tem o que especialistas consideram o melhor sistema de reciclagem de garrafas plásticas do...