UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Passeio infantil promove educação ambiental no Parque da Tijuca

12/04/2018

“Fala-se muito em deixar um planeta melhor para os nossos filhos, e esquece-se da urgência de deixarmos filhos melhores para o nosso planeta.” A frase, de autor desconhecido, virou lema entre os amantes da natureza. Um deles é o guia e escalador Edson Júnior. Coordenador do projeto Kids Trekking, Júnior promove passeios guiados pela Floresta da Tijuca, onde ensina os pequenos a cuidar, conhecer e respeitar a fauna e a flora da mata.
O projeto com circuitos pela maior floresta urbana replantada do mundo existe desde 2014. Durante os passeios, as crianças recebem noções de educação ambiental, sustentabilidade e ecologia.
— Tenho uma empresa de ecoturismo e aventura chamada Kaluanã, com foco em passeios outdoor pelo mundo. Não pensei duas vezes antes de criar esse projeto para crianças. Percebi que o mercado era carente de atividades do gênero; então resolvi investir — diz Júnior.
Na programação educativa das trilhas, as crianças aprendem a se portar na natureza, descobrem quais são as roupas e os alimentos adequados para cada tipo de caminhada e são alertadas a respeito do cuidado com o descarte do lixo e com a alimentação dos animais silvestres. Esses e outros detalhes estão incluídos na experiência, segundo Júnior, para que as crianças participantes sejam multiplicadoras do saber ecologicamente responsável e para que deem o exemplo aos filhos e netos.
Os circuitos pelo Parque Nacional da Tijuca (PNT) têm níveis que variam de dificuldades de fácil a média. Entre as opções há o Circuito das Grutas, com as cachoeiras Gabriela, Diamantina e das Almas. Logo depois, eles vão ao Parque da Catacumba, na Lagoa, onde é feita uma trilha de médio porte, de cerca de 40 minutos, com a recompensa de uma bela vista.
Os passeios acontecem aos sábados e domingos, das 9h às 12h30m, e precisam de um mínimo de três crianças. É obrigatória a participação dos responsáveis. São aceitos no máximo 20 pessoas, e a idade mínima é de 5 anos, mas se o adulto fizer questão de levar uma criança com idade inferior, também é aceito. O preço da atividade é de R$ 80 por criança.
— O programa é para toda a família. É importante que os pais estejam, não somente para o caso de algo que não está programado acontecer, mas também porque a troca de informações é muito rica — afirma Júnior.
A advogada Simone Barbosa, frequentadora do PNT, começou a fazer os passeios com o filho, Guilherme, de 6 anos, desde cedo.
— Os passeios fizeram muito bem ao Guilherme. Começamos quando ele tinha 4 aninhos. Ele está mais comportado, ciente de que o ser humano precisa da natureza para sobreviver. Aconselho a todos a experiência — afirma Simone.
No passeio não estão incluídos transporte e nem o lanche do piquenique. Fazem parte do pacote guia trilíngue e fotos com a máquina GoPro.

Fonte: O Globo

Novidades

Na COP30, C&A defende que o futuro da moda nasce no campo

27/11/2025

A indústria da moda, com sua visibilidade e o poder de impactar a autoestima e trazer emoção ao dia ...

Por que parte da maior praia do Brasil está interditada por lama? Entenda

27/11/2025

Cerca de dois quilômetros da Praia do Cassino, em Rio Grande, Região Sul do RS, foram bloqueados apó...

Últimas ararinhas-azuis que estavam na natureza estão com vírus letal sem cura; animal é considerado em extinção

27/11/2025

As últimas 11 ararinhas-azuis que estavam na natureza foram contaminadas com um vírus letal e sem cu...

Transição da pecuária para agroflorestas pode dobrar renda rural

27/11/2025

Na COP30, o agronegócio ganhou destaque. A Agrizone, espaço paralelo coordenado pela Embrapa, reuniu...

Após contrato na COP30, Justiça suspende projeto de créditos de carbono do Amazonas

27/11/2025

A Justiça Federal no Amazonas suspendeu, em decisão liminar, os atos do projeto de geração de crédit...

Brasileiros apresentam na COP30 mecanismo financeiro para restaurar florestas tropicais

27/11/2025

Pesquisadores brasileiros apresentaram na COP30, em Belém (PA), um novo mecanismo de crédito de carb...