
13/01/2026
Uma gorila-da-montanha deu à luz gêmeos no leste da República Democrática do Congo, em área de conservação afetada por conflitos armados na região, informou um parque nacional nesta quarta-feira (7). A novidade foi comemorada por essa ser uma subespécie ameaçada de extinção.
O nascimento dos dois gorilas machos, filhos de uma mãe chamada Mafuko, foi descoberto em 3 de janeiro, e os gêmeos "pareciam estar em condições saudáveis no momento da observação", disse o Parque Nacional Virunga no comunicado.
Com mais de 7.700 quilômetros quadrados, o parque nacional mais antigo da África abriga muitos dos últimos gorilas-da-montanha do mundo, mas grande parte dele está sob controle de rebeldes, e os combates têm acelerado a perda de florestas.
Cuidar de gêmeos pode ser desafiador, "particularmente durante os primeiros meses, quando os filhotes dependem inteiramente da mãe para cuidados e transporte", afirmou o comunicado do parque.
Os recém-nascidos estão sendo monitorados de perto para ajudar a garantir sua sobrevivência, informou também a administração.
Fotos divulgadas pelo serviço de imprensa do parque mostraram Mafuko, de 22 anos, segurando os dois filhotes de gorila, sentada no chão, entre a vegetação.
Mafuko nasceu na família Kabirizi, mas se juntou à família Bageni seis anos após sua mãe ter sido morta por indivíduos armados em 2007, disse o comunicado do parque.
"O nascimento desses gêmeos representa um evento importante para a dinâmica da família Bageni e para os esforços contínuos de conservação que apoiam o crescimento contínuo da população de gorilas-da-montanha ameaçados de extinção dentro do Parque Nacional Virunga", afirmou o comunicado.
No total, Mafuko já teve sete filhotes, incluindo um par de gêmeos que morreu uma semana após o nascimento em 2016. A família Bageni agora conta com 59 membros e é a maior do parque.
Fonte: Folha de S. Paulo
Rio registra a temperatura mais alta do ano
13/01/2026
Paes sanciona lei que veta construções que projetem sombra na areia ou calçadão
13/01/2026
Livro mostra como o solo pode ajudar a prevenir enchentes
13/01/2026
Em 24 horas, bombeiros combatem 6 ocorrências de incêndio no Pantanal
13/01/2026
Desmatamento cai 9% na amazônia e no cerrado em 2025
13/01/2026
Queda do desmatamento em biomas é confirmada pelo INPE
13/01/2026
