
27/11/2025
Um jogo imersivo no formato escape game ( jogo imersivo onde um grupo de pessoas é colocado em uma sala temática e deve encontrar pistas e resolver enigmas para “escapar” ou cumprir um objetivo em determinado tempo), em que estudantes assumem papeis de diferentes agentes sociais e encaram desafios que tratam das causas estruturais e dos impactos da crise climática, é o centro da proposta de Missão Climática: Jovens em Ação!. O projeto é resultado da parceria entre ECOMOVE International (Alemanha), CIEDS e Redes da Maré, com financiamento da IKI (International Climate Initiative).
A iniciativa busca envolver jovens no enfrentamento das mudanças climáticas e das desigualdades socioambientais, estimulando pensamento crítico e fortalecendo a educação climática nas escolas públicas. A dinâmica promove colaboração, mobilizando competências socioemocionais e cognitivas para formar estudantes comprometidos com transformações reais em seus territórios.
“O Brasil sempre foi um dos países mais importantes na proteção climática internacional. É um dos países mais populosos, tem dimensões continentais e abriga o ecossistema mais importante do mundo”, afirma Michael Greif, responsável geral pelo projeto. “Na Alemanha, tivemos experiências muito boas com gamificação na educação e acreditamos que a educação para a sustentabilidade no Brasil se beneficiaria disso também. Os jovens simplesmente têm mais vontade de se envolver com temas complexos quando estes são apresentados de forma divertida e envolvente.”
A matéria na íntegra pode ser lida no CicloVivo
Novos registros da onça-pintada no RJ mostram o felino se refrescando em rio
18/12/2025
Lupo inaugura loja construída com tijolos 100% de resíduos têxteis
18/12/2025
Zona Leste de SP ganha pontos para descarte de tintas e latas
18/12/2025
Nova Lei da Agricultura Urbana de Curitiba segue para sanção
18/12/2025
Através de felinos, projeto monitora ameaças ao pampa, bioma menos protegido do Brasil; veja fotos
18/12/2025
Comunidades tradicionais do Bico do Papagaio alertam para recuo dos rios Tocantins e Araguaia
18/12/2025
