
11/11/2025
Na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, fica o laboratório mais avançado do país em estudos sobre o efeito do vento em edificações. Lá, os pesquisadores submetem maquetes de diversas cidades a testes em túneis de vento capazes de simular rajadas de até 200 km/h.
De acordo com pesquisadores, o Oeste do Sul do Brasil reúne as condições atmosféricas mais propícias à formação de tornados.
"Nós construímos um prédio que é todo instrumentado, com sensores. A gente gira a mesa para simular várias incidências do vento. Com isso nós temos a melhor estimativa possível da ação do vento nesses tipos de estudos", explica o professor Acir Loredo-Souza.
A tecnologia usada já produziu laudos para mais de 500 prédios, pontes e estádios dentro e fora do Brasil. Com base nos resultados, os pesquisadores sugerem mudanças nas estruturas para que elas se tornem mais resistentes. Um dos projetos analisados foi o da Ponte Estaiada, na capital paulista.
As normas técnicas preveem como cada tipo de construção deve ser feita para suportar determinadas velocidades do vento.
"Se todas as especificações da norma fossem incorporadas nos projetos de todas as edificações certamente grande parte dos acidentes não aconteceriam", aponta o professor.
Com o crescimento dos tornados, há uma cobrança de especialistas para investimento em previsão e monitoramento meteorológico específicos para tempestades severas.
"Hoje já temos condição de prever condições atmosféricas que são propícias à formação de tornados. É possível prever isso com várias horas de antecedência. Isso é algo que o Brasil ainda precisa desenvolver bastante", diz Ernani.
Fonte: g1
Jovens Cientistas vão expor criações em festival na Quinta da Boa Vista
11/11/2025
Despoluição da Baía de Guanabara promete regenerar Praia da Bica, que deve voltar a ficar limpa no verão 2026/2027
11/11/2025
´Dama-escarlate´: nova bromélia é descoberta no ES e já corre risco de desaparecer; VÍDEO
11/11/2025
Exposição no Museu de Arte do Rio Grande do Sul debate relação entre tecnologias digitais e meio ambiente
11/11/2025
Governador do Pará diz que COP 30 na Amazônia é oportunidade para dar protagonismo às florestas tropicais
11/11/2025
O ´roubo´ que mudou a história de Belém e da Amazônia — e suas lições para a cidade da COP30
11/11/2025
