UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Qualidade do ar na capital da Índia cai e atinge nível perigoso para população, nesta terça-feira (21)

23/10/2025

A qualidade do ar na capital da Índia, Nova Déli, deteriorou-se a níveis perigosos nesta terça-feira (21), com as leituras mais altas do mundo, de acordo com o grupo suíço IQAir. Em parte, o problema ocorre devido ao uso de fogos de artifício durante o Diwali, o festival hindu das luzes.
Na semana passada, a Suprema Corte da Índia relaxou a proibição de fogos de artifício na cidade, permitindo o uso dos chamados "fogos verdes" por no máximo três horas cada, no domingo (19) e na segunda-feira (20). A reportagem da Reuters presenciou fogos de artifício sendo disparados fora dos horários permitidos.
A leitura do IQAir para Nova Déli foi de 442, tornando a capital indiana a cidade mais poluída do mundo. Sua concentração de PM 2,5 era mais de 59 vezes superior à diretriz anual recomendada pela Organização Mundial da Saúde.
PM 2,5 refere-se a partículas medindo 2,5 mícrons ou menos de diâmetro que podem ser transportadas para os pulmões, causando risco de doenças mortais e problemas cardíacos.
O Conselho Central de Controle de Poluição da Índia (CPCB) também classificou a qualidade do ar da cidade como "muito ruim", com um índice de qualidade do ar (IQA) de 350. O CPCB considera um IQA de 0 a 50 como bom.
É improvável que Déli receba alívio nos próximos dias, com o Ministério das Ciências do país prevendo que a qualidade do ar permanecerá na categoria "muito ruim a ruim", com níveis de IQA entre 201 e 400.
A capital da Índia e seus distritos vizinhos são propensos a uma espessa névoa de poluição todo inverno, pois o ar frio e pesado retém poeira da construção, emissões de veículos e fumaça de incêndios agrícolas , deixando muitos de seus 20 milhões de moradores lutando contra doenças respiratórias.
No passado, as autoridades fecharam escolas, interromperam algumas obras de construção e impuseram restrições a veículos particulares para resolver o problema.
Na província de Punjab, na fronteira entre Índia e o Paquistão, o governo implementou um "plano de emergência" para combater a poluição, que inclui ações contra incêndios em fazendas e veículos que emitem fumaça, além do uso de armas antipoluição em áreas poluídas.
A leitura da qualidade do ar em Lahore, capital do Punjab, foi de 234, a segunda mais alta do mundo, mostraram dados da IQAir.
"Neste momento, o maior problema é o ar vindo do Punjab, , e de outras partes, que está afetando a qualidade do ar em várias partes do Punjab, no Paquistão", disse Sajid Bashir, porta-voz da Agência de Proteção Ambiental do Punjab.
A Índia não é a única nação do sul da Ásia a combater o ar tóxico, outras nações, como o Paquistão enfrentam problemas.

Fonte: Folha de S. Paulo

Novidades

Aconteceu de novo: homem é flagrado carregando tartaruga marinha em praia na Zona Sul do Rio

23/10/2025

Dez meses após cena parecida no Flamengo, um homem foi flagrado transportando uma tartaruga marinha ...

Café do Brasil desmatou área de duas São Paulo em 25 anos, diz pesquisa

23/10/2025

A cafeicultura brasileira foi responsável direta pelo desmatamento de ao menos 313 mil hectares de f...

Projeto de reciclagem de resíduos eletrônicos ajuda escolas e projetos sociais no Amapá

23/10/2025

Computadores, impressoras, monitores e outros equipamentos eletrônicos que seriam descartados estão ...

Brasil lança ação para cortar plásticos no setor de alimentos e bebidas

23/10/2025

As embalagens do setor de alimentos e bebidas respondem por cerca de 40% do consumo global de plásti...