UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Bike Parada Não Rola: projeto recolhe bicicletas abandonadas

26/08/2025

Bicicletas esquecidas em garagens e bicicletários de condomínios podem parecer sem utilidade, mas têm um enorme potencial de transformação. Nas mãos certas, elas ganham uma nova vida e se tornam agentes de impacto social, ambiental e econômico. Desde 2011, o Instituto Aromeiazero faz exatamente isso com a campanha “Bike Parada Não Rola”, que promove a reutilização consciente de bicicletas, unindo solidariedade, sustentabilidade e economia circular.
A iniciativa promove a retirada gratuita de bicicletas abandonadas em condomínios residenciais, dando a elas uma nova finalidade por meio de projetos sociais voltados à capacitação profissional, geração de renda e desenvolvimento infantil. Todo o processo logístico — incluindo o frete — é custeado pelo Instituto Aromeiazero, que também fornece materiais de apoio para que síndicos e administradores sensibilizem os moradores e identifiquem as bicicletas abandonadas.
Após a coleta, cada bicicleta passa por uma triagem que define seu destino de acordo com o estado de conservação e o perfil de uso. As bicicletas adultas são encaminhadas ao Viver de Bike, um projeto que se estrutura a partir de um curso de empreendedorismo e mecânica de bicicletas, com aulas práticas e ações comunitárias.Parte das bicicletas arrecadadas nesta fase da campanha será utilizada já na próxima edição do curso, que tem início em outubro de 2025, na Unidiversidade da Quebrada, localizada na Zona Leste de São Paulo. A edição como um todo conta com o patrocínio do Itaú Unibanco e seguirá no início de 2026, com atividades no Galpão ZL em parceria com outros atores locais.
Já as bicicletas infantis seguem para o Rodinha Zero, que oferece aulas práticas para crianças aprenderem a pedalar com segurança, sem rodinhas de apoio, promovendo autonomia, saúde e inclusão desde a infância. Bicicletas ou peças que não podem ser reaproveitadas são destinadas à reciclagem adequada, evitando o descarte irregular e garantindo a correta gestão de resíduos.
Essa lógica de reaproveitamento e reaplicação das bicicletas em diferentes etapas da cadeia de uso é um exemplo concreto de economia circular, modelo que substitui o descarte pelo reuso, a reparação e a reciclagem. Com isso, o Instituto Aromeiazero estende o ciclo de vida dos materiais, evita desperdícios e transforma resíduos em recursos que geram valor social e ambiental.
“Bicicletas abandonadas são um desafio frequente em condomínios urbanos. Com a campanha, conseguimos transformar esse problema em uma oportunidade de impacto social e ambiental”, comenta Jéssica Cerqueira, gerente de projetos do Instituto Aromeiazero.
O processo é simples: basta que o condomínio se cadastre no site do Instituto Aromeiazero. A equipe entrará em contato para fazer o levantamento das bicicletas e agendar a melhor data para a retirada, que é totalmente gratuita. Além disso, o Instituto disponibiliza materiais de comunicação para facilitar o engajamento dos moradores e a identificação das bicicletas abandonadas.
Em São Paulo (capital), quem tiver poucas bikes também pode fazer a doação diretamente no ponto físico da campanha: o CDC Arena Radical, localizado na Praça Augusto Rademaker Grunewald, nº 37 – Vila Olímpia, de segunda a sexta, das 14h.

Fonte: CicloVivo

Novidades

Dezenove animais morreram em incêndio em Irajá, afirma secretaria

11/09/2025

Dezenove animais morreram no incêndio que deixou três pessoas mortas na favela Pára-Pedro, em Irajá,...

Lagoas poluídas em área olímpica expõem avanço imobiliário sem saneamento no Rio; veja vídeo

11/09/2025

Vista do alto, a lagoa do Camorim, na zona oeste do Rio de Janeiro, oferece uma visão idílica do Com...

Número de saruês recolhidos em São Paulo mais que dobra em sete anos

11/09/2025

O saruê, um gambá nativo do Brasil, é o bicho que o serviço da Prefeitura de São Paulo para animais ...

Ilhas brasileiras concentram espécies que não existem em nenhum outro lugar do planeta, mostra estudo

11/09/2025

As ilhas oceânicas brasileiras abrigam uma biodiversidade muito mais singular do que se imaginava. ...

Circulação de águas do Atlântico pode enfraquecer até 2100 e impactar chuva na amazônia, diz estudo

11/09/2025

A Célula de Revolvimento Meridional do Atlântico, conhecida pela sigla em inglês Amoc (Atlantic Meri...