
14/08/2025
Imagina você estar pescando e, de repente, avistar duas tilápias se "beijando" em um lago. Parece irreal pensar em uma cena dessas. Porém, foi exatamente isso que o pescador Rafael Gandine presenciou no município de Jateí (MS). Veja o vídeo acima.
No vídeo gravado por Rafael, é possível ver os peixes se aproximando um do outro. No post feito nas redes sociais, o pescador até brinca: "O amor é lindo".
"Eu estava pescando e, quando olhei para o lago, vi essas duas tilápias se beijando. Na verdade, eu sei que essa ação não é nada romântica entre os peixes, mas é muito curiosa e interessante."
O g1 conversou com o biólogo Heriberto Gimenês Junior, que explicou que esse comportamento, na verdade, não é nada romântico entre peixes, é um confronto.
"Pode parecer que os peixes se encontraram e estão a ‘beijar-se’, mas trata-se de um comportamento agonístico chamado ‘confronto frontal’. Nesse comportamento, um peixe prende a mandíbula do oponente com a boca e tenta empurrá-lo, podendo ocorrer o mesmo de forma mútua. É uma disputa de força e território, e não um gesto de afeto."
Segundo o especialista, esse tipo de comportamento é comum na espécie, especialmente em disputas territoriais ou de dominância, e é importante reforçar que não deve ser interferido por ação humana.
"Não, esse é um comportamento comum entre esses peixes. É importante lembrar que não devemos interferir na vida selvagem, pois essas interações fazem parte do seu comportamento natural."
Fonte: g1

Niterói usa abelhas sem ferrão para impulsionar reflorestamento na cidade
16/09/2025
Mortandade de peixes no rio Paraopeba, em MG, é investigada
16/09/2025
Quilombolas expulsos por mina de ouro em MG pedem indenização na Justiça
16/09/2025
Ribeirinhos são ignorados, e explosão de pedral de 35 km avança em rio farto de peixes no Pará
16/09/2025
Em 40 anos, Amazônia perdeu quase 50 milhões de hectares de florestas
16/09/2025
Parque da amazônia enfrenta risco de destruição entre disputas judiciais e queimadas em MT
16/09/2025