
26/06/2025
O prefeito de Londres, Sadiq Khan, confirmou que os planos para transformar a Oxford Street em uma rua exclusiva para pedestres seguirão adiante. A decisão foi tomada após uma consulta pública que mostrou apoio significativo da população e de empresas locais.
De acordo com os dados divulgados hoje, 6.642 respostas foram recebidas de moradores e comerciantes londrinos, e cerca de 70% se mostraram favoráveis à requalificação da via. Dois terços dos participantes apoiaram especificamente a transformação da rua em um espaço exclusivo para pedestres.
“Está claro que a grande maioria dos londrinos e das grandes empresas apoia nossos planos empolgantes, então estou feliz em confirmar que avançaremos o mais rápido possível”, afirmou Khan.
O projeto prevê a conversão de um trecho de 1,1 quilômetro, da Orchard Street até a Great Portland Street, em uma zona livre de veículos. O trânsito será redirecionado e o espaço será reconfigurado para oferecer uma experiência mais agradável aos visitantes, com a inclusão de restaurantes ao ar livre e áreas públicas de convivência. Varejistas de peso como Selfridges, John Lewis e IKEA — que inaugurou sua loja na Oxford Street no início deste ano — estão entre os apoiadores da mudança.
As propostas detalhadas para a transformação da rua devem ser apresentadas ainda este ano. Além da reestruturação física, Khan também pretende criar, até 1º de janeiro de 2026, uma Corporação de Desenvolvimento da Prefeitura. Essa entidade será responsável por converter a a Oxford Street em um polo de lazer, eventos ao ar livre e compras.
O objetivo é atrair mais consumidores ao local e estimular o crescimento econômico da capital. “A Oxford Street vem sofrendo há muitos anos, então é necessária uma ação urgente para dar uma nova vida à rua principal do nosso país”, declarou o prefeito.
“Queremos revitalizar a Oxford Street; estabelecê-la como líder global em compras, lazer e eventos ao ar livre com uma avenida de pedestres acessível. Isso ajudará a atrair mais visitantes internacionais e atuará como um ímã para novos investimentos e criação de empregos, impulsionando o crescimento e a prosperidade econômica nas próximas décadas”, completou.
Embora os planos para pedestralizar a Oxford Street tenham sido apresentados por Khan já em 2017, eles foram barrados pelo Conselho de Westminster na época, sob a alegação de falta de apoio da comunidade.
Fonte: CicloVivo

Museu do Amanhã vai sediar cerimônia do Earthshot Prize, premiação criada pelo príncipe William e voltada a soluções ambientais
26/06/2025
Comunidade caiçara em Paraty troca diesel por energia solar
26/06/2025
Polícia flagra dezenas de pássaros silvestres em transporte ilegal com caixas de leite em MG
26/06/2025
Couro ilegal da Amazônia abastece marcas de bolsas luxuosas, mostra estudo
26/06/2025
Repetição do fogo ameaça resiliência da Amazônia, diz estudo
26/06/2025
Nova técnica com uso de rocha é testada para frear mudança climática, removendo CO₂ do solo e do ar
26/06/2025