UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Mundo registra 2° maio mais quente da história e gelo na Groenlândia derrete 17 vezes mais rápido

12/06/2025

O mundo viveu o segundo maio mais quente de sua história em 2025, segundo os dados do Observatório Europeu. O calor é a causa do derretimento acelerado do gelo da Groenlândia em maio, que ocorreu 17 vezes mais rápido que a média, segundo os especialistas. O cenário é reflexo das mudanças climáticas.
De acordo com o órgão, as temperaturas estiveram 1,4°C mais altas do que no período pré-industrial de 1850-1900, quando os humanos começaram a queimar combustíveis fósseis. O índice só é menor do que o registrado em maio de 2024, o ano mais quente da história.
Com isso, mesmo que o índice em maio tenha sido uma trégua depois de 21 meses (entre 2024 e 2025) em que a temperatura se manteve 1,5°C acima da média pré-industrial, não há motivo para comemorar. A expectativa é de que, com a sequência de temperaturas, esse índice volte a ser superado em breve.
🔴 A temperatura apontada pelo Copernicus é uma média global. Ou seja, algumas regiões estão mais quentes que outras. No Brasil, em maio, as temperaturas ainda estavam acima da média apesar das ondas de frio.
Enquanto isso, a parte norte do globo, como Europa e Estados Unidos, se preparam para o verão que já dá sinais de extremo. Na Itália, por exemplo, há um alerta para temperaturas até 10°C acima da média.
Um estudo do World Weather Attribution (WWA), um grupo internacional de cientistas especializados em assuntos climáticos, descobriu que as mudanças climáticas causadas pelo homem provocaram uma onda de calor recorde na Islândia e na Groenlândia no mês passado. As temperaturas ficaram cerca de 3°C mais quentes do que o esperado.
O calor causou um enorme derretimento adicional da camada de gelo.
Segundo o estudo, o gelo derreteu 17 vezes mais rápido que do que a média histórica entre 15 e 21 de maio na Groenlândia.
Na Islândia, a temperatura superou 26ºC em 15 de maio, algo que nunca havia sido registrado nesta ilha próxima do Ártico.
"Uma onda de calor de cerca de 20ºC não parece um evento extremo para a maioria das pessoas, mas é um problema realmente importante para esta região (...) e isto afeta em grande medida o mundo todo", explica Friederike Otto, professora de Ciências do Clima no Imperial College de Londres.
O derretimento do gelo pode causar o aumento do nível do mar, que afeta as regiões costeiras pelo mundo. Isso afetaria cerca de 230 milhões de pessoas que vivem em áreas costeiras, vulneráveis ao aumento do nível do mar.

Fonte: g1

Novidades

Museu do Amanhã abre qualificação gratuita para pesquisadoras

03/03/2026

O Brasil está repleto de mulheres inovadoras. A engenheira química Adriele Menezes, por exemplo, pro...

Diminuição de presas aumenta risco de extinção da onça-pintada na mata atlântica

03/03/2026

Além da perda de habitat e da caça ilegal, a onça-pintada (Panthera onca) tem sofrido outro tipo de ...

E-book gratuito ensina como trabalhar reciclagem na escola

03/03/2026

Como engajar adolescentes no tema da reciclagem na escola? Desenvolver projetos pedagógicos conectad...

Ninhada de jacarés aparece em estrada no Pantanal e vídeo impressiona

03/03/2026

Centenas de filhotes de jacaré-do-Pantanal foram flagrados durante a noite às margens de uma estrada...

Casa de alto padrão é construída com plástico retirado do mar

03/03/2026

As casas feitas de blocos de plástico reciclado da Fuplastic surgiram como uma alternativa mais rápi...

Abrolhos teve perda expressiva de corais em menos de duas décadas, mostra estudo

03/03/2026

Os corais de Abrolhos, no extremo sul da Bahia, estão sentindo intensamente os impactos da mudança c...