UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Mundo registra 2° maio mais quente da história e gelo na Groenlândia derrete 17 vezes mais rápido

12/06/2025

O mundo viveu o segundo maio mais quente de sua história em 2025, segundo os dados do Observatório Europeu. O calor é a causa do derretimento acelerado do gelo da Groenlândia em maio, que ocorreu 17 vezes mais rápido que a média, segundo os especialistas. O cenário é reflexo das mudanças climáticas.
De acordo com o órgão, as temperaturas estiveram 1,4°C mais altas do que no período pré-industrial de 1850-1900, quando os humanos começaram a queimar combustíveis fósseis. O índice só é menor do que o registrado em maio de 2024, o ano mais quente da história.
Com isso, mesmo que o índice em maio tenha sido uma trégua depois de 21 meses (entre 2024 e 2025) em que a temperatura se manteve 1,5°C acima da média pré-industrial, não há motivo para comemorar. A expectativa é de que, com a sequência de temperaturas, esse índice volte a ser superado em breve.
🔴 A temperatura apontada pelo Copernicus é uma média global. Ou seja, algumas regiões estão mais quentes que outras. No Brasil, em maio, as temperaturas ainda estavam acima da média apesar das ondas de frio.
Enquanto isso, a parte norte do globo, como Europa e Estados Unidos, se preparam para o verão que já dá sinais de extremo. Na Itália, por exemplo, há um alerta para temperaturas até 10°C acima da média.
Um estudo do World Weather Attribution (WWA), um grupo internacional de cientistas especializados em assuntos climáticos, descobriu que as mudanças climáticas causadas pelo homem provocaram uma onda de calor recorde na Islândia e na Groenlândia no mês passado. As temperaturas ficaram cerca de 3°C mais quentes do que o esperado.
O calor causou um enorme derretimento adicional da camada de gelo.
Segundo o estudo, o gelo derreteu 17 vezes mais rápido que do que a média histórica entre 15 e 21 de maio na Groenlândia.
Na Islândia, a temperatura superou 26ºC em 15 de maio, algo que nunca havia sido registrado nesta ilha próxima do Ártico.
"Uma onda de calor de cerca de 20ºC não parece um evento extremo para a maioria das pessoas, mas é um problema realmente importante para esta região (...) e isto afeta em grande medida o mundo todo", explica Friederike Otto, professora de Ciências do Clima no Imperial College de Londres.
O derretimento do gelo pode causar o aumento do nível do mar, que afeta as regiões costeiras pelo mundo. Isso afetaria cerca de 230 milhões de pessoas que vivem em áreas costeiras, vulneráveis ao aumento do nível do mar.

Fonte: g1

Novidades

Macacos bugios são avistados no município de Quissamã, no Norte Fluminense; veja foto

10/07/2025

Um registro feito no município de Quissamã, no Norte do Estado, traz um sopro de esperança para a co...

Tartaruga gigante aparece fora de temporada para desovar em praia do ES

10/07/2025

Uma tartaruga gigante (Dermochelys coriacea), conhecida também como tartaruga-de-couro, foi vista ao...

VÍDEO: tubarão com bico de marlin cravado na cabeça aparece morto em praia do ES

10/07/2025

Um tubarão de aproximadamente 300 kg apareceu morto na praia de Marataízes, no Sul do Espírito Santo...

Última elefanta que vivia em cativeiro na Argentina chega a santuário em Mato Grosso; veja fotos

10/07/2025

A elefanta-africana Kenya chegou nesta quarta-feira (9) ao Santuário de Elefantes Brasil, localizado...