
03/04/2025
Cada vez há mais pessoas no país optando pelas bicicletas em vez de carros, motos e ônibus como opção de transporte. No que diz respeito ao mercado das bicicletas elétricas, os números indicam a popularidade. O segmento teve um crescimento de 12% em 2023 em relação ao ano anterior, com previsão de que alcance 34% até 2025, segundo dados da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike). Na prática, isso equivale a um volume de aproximadamente 300 mil unidades vendidas até esse ano.
Um estudo da Descarbonize Soluções, energytech especializada em soluções de energia limpa, apontou que 49% dos brasileiros usariam bicicletas elétricas como alternativa aos seus veículos atuais. Os principais aspectos motivadores para essa mudança são a economia financeira, mencionada por 15% dos entrevistados, e a redução do impacto ambiental, destacada por 14%.
Antônio Lombardi Neto, Diretor de Tecnologia da Descarbonize Soluções, destaca as vantagens do uso das bicicletas elétricas: “Se as bicicletas comuns já são uma ótima alternativa aos veículos à combustão, as elétricas podem suprir a necessidade de quem não utiliza uma bike tradicional por motivos de distância ou limitação física, sem deixar de adotar um meio que ainda é econômico e ecológico. As opções de carregamento também são bastante práticas, podendo ser feitas em estações de carregamento públicas ou em pontos de carregamento portátil — alternativa que facilita para o ciclista”, explica.
Ele também reforça a necessidade de investimentos para ampliar o acesso a transportes sustentáveis: “As alternativas para se investir em um transporte sustentável são cada vez mais diversas, além de levarem em consideração os diferentes perfis de pessoas. Ainda é necessário que sejam feitos investimentos públicos e privados para que o cenário seja mais acessível, mas os dados mostram um interesse da população em colaborar com as iniciativas ambientais. E é exatamente a partir da combinação do esforço de todas as partes que se pode chegar a um cenário ambiental mais positivo para o futuro”.
A pesquisa apontou que, em média, os brasileiros utilizam a bicicleta três vezes por semana, enquanto 8% dos entrevistados declararam pedalar diariamente. A presença das bicicletas nas cidades também é notada por outros moradores, já que 75% dos participantes afirmaram que veem bicicletas circulando diariamente em suas localidades.
Com o aumento do uso das bicicletas, é fundamental que as cidades ofereçam uma infraestrutura adequada. Além das ciclovias, outros fatores são essenciais para garantir a segurança dos ciclistas, como ciclofaixas, sinalização apropriada e bicicletários. O conhecimento das leis do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) também é importante para o equilíbrio no trânsito entre ciclistas, motoristas e pedestres.
Apesar de um avanço na infraestrutura — com um acréscimo de mais de quatro mil quilômetros de ciclovias entre julho de 2023 e julho de 2024, um crescimento de 7,3% em relação ao período anterior — ainda há demandas a serem atendidas. Segundo a pesquisa, 55% dos entrevistados reconhecem que suas cidades possuem alguma infraestrutura para ciclistas, mas que ainda há espaço para melhorias. Enquanto isso, 25% consideram que seus municípios oferecem ótimas condições para os ciclistas, e 19% afirmam que não há nenhuma estrutura disponível.
“É indispensável que as cidades, especialmente os grandes centros urbanos, invistam na criação de mais ciclovias, ciclofaixas e bicicletários. As bicicletas são um meio de transporte econômico e sustentável e poderiam ser ainda mais populares com um maior incentivo por parte dos governos”, finaliza Lombardi Neto.
A pesquisa contou com a participação de 500 brasileiros de todas as regiões do país, abrangendo homens e mulheres com idade a partir dos 16 anos e pertencentes a diversas classes sociais. Os dados foram coletados por meio de uma plataforma de pesquisas online.
Fonte: CicloVivo

Caixão é abandonado em lixão irregular na Zona Oeste do Rio
03/04/2025
Parque Nacional do Itatiaia divulga primeiras pinturas rupestres descobertas no Rio
03/04/2025
Jovens de mais de 40 países se reúnem em BH para discutir desafios ambientais antes da COP30
03/04/2025
Natura usa drones com IA para mapear e restaurar Amazônia
03/04/2025
Amazônia desponta como nova fronteira global do petróleo
03/04/2025
Quase metade dos brasileiros trocaria veículos à combustão por bicicletas elétricas
03/04/2025