UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Trump não pode impedir ´revolução da sustentabilidade´ climática, diz Al Gore

01/04/2025

O ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, criticou neste sábado (29), em Paris, as mudanças "inaceitáveis" do governo de Donald Trump contra a ciência e a liberdade de expressão, mas disse que sua capacidade de deter "a revolução da sustentabilidade" será "limitada".
"Não quero diminuir a importância das dificuldades que a nova administração americana representa, que [ela] é muito hostil a tudo o que pode nos ajudar a resolver a crise climática", afirmou Gore durante entrevista com jornalistas.
"Mas acho que sua capacidade de atrasar a revolução da sustentabilidade é limitada", acrescentou o prêmio Nobel da Paz, mais envolvido do que nunca na luta contra a mudança climática.
"Acredito que há uma grande roda que gira inevitavelmente na direção certa, e que há um certo número de pequenas rodas que giram na direção errada. Mas acho que será a grande roda que vai vencer", disse o ex-vice-presidente democrata.
Gore, no entanto, declarou que evita alimentar um "otimismo tóxico" em tempos "difíceis".
Diante dos questionamentos à ciência e da destruição de bases de dados, Gore qualificou de "muito preocupante" a ofensiva da administração Trump contra os cientistas e as universidades nos Estados Unidos, em especial o que ocorre em Columbia.
Também qualificou de "inaceitável" a prisão de uma estudante turca na Universidade Tufts, com vistas à sua deportação, que é questionada por expressar suas "opiniões" sobre como a instituição lidou com os protestos pela guerra em Gaza.
Também disse estar "muito preocupado" após a condenação, há alguns dias, da ONG Greenpeace a pagar uma enorme soma a uma empresa de energia americana.
Gore diz que, embora "a indústria dos combustíveis fósseis seja de longe o lobby comercial mais rico e mais poderoso da história do mundo", o avanço das energias "renováveis vai continuar".
"Já estamos vendo muitas ordens executivas de Donald Trump sendo anuladas pelos tribunais. E para aqueles que se preocupam com a possibilidade de vê-lo desobedecer às decisões judiciais, digo que, no final das contas, é improvável" que ele faça isso, disse Gore.
O ex-vice-presidente americano destacou o apego da opinião pública americana, "tanto dos republicanos quanto dos democratas", ao "Estado de Direito e à necessidade de que os representantes do governo, inclusive o presidente, obedeçam às ordens da Justiça Federal.

Fonte: Folha de S. Paulo

Novidades

Novos registros da onça-pintada no RJ mostram o felino se refrescando em rio

18/12/2025

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em parceria com o projeto Aventura Animal, registrou, no úl...

Lupo inaugura loja construída com tijolos 100% de resíduos têxteis

18/12/2025

O Brasil descarta cerca de 4 milhões de toneladas de resíduos têxteis por ano, segundo a consultoria...

Zona Leste de SP ganha pontos para descarte de tintas e latas

18/12/2025

O Programa Retorna Tinta, da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati), foi ampliad...

Nova Lei da Agricultura Urbana de Curitiba segue para sanção

18/12/2025

A Câmara Municipal de Curitiba concluiu a análise do projeto cujo objetivo é modernizar a Lei da Agr...

Através de felinos, projeto monitora ameaças ao pampa, bioma menos protegido do Brasil; veja fotos

18/12/2025

Nos vastos campos no sul do Brasil, paisagem que costuma ser representada por trabalhadores rurais, ...

Comunidades tradicionais do Bico do Papagaio alertam para recuo dos rios Tocantins e Araguaia

18/12/2025

Em meio a debates sobre a real dimensão das mudanças climáticas e conferências como a COP30 para dis...