UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Conheça o maior teto solar vertical do mundo

29/10/2024

A Noruega é a única seleção de futebol do mundo que o Brasil nunca venceu. O país, famoso por ser um dos mais ricos da Europa e líder do ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da ONU, agora faz goleada também ao instalar o maior teto solar vertical do mundo em seu estádio nacional de futebol, o Ullevaal Stadion.
Localizado em Oslo, capital do país, o estádio possui uma instalação com capacidade de 248,4 kW em seu telhado. O feito é alcançado com 1.242 unidades fotovoltaicas verticais de 200 Wp cada e um total de cerca de cinco mil painéis solares bifaciais verticais. Instalado em maio de 2024, o sistema já resultou em uma redução de 32% no consumo de energia, em comparação ao ano anterior, segundo afirmou Erik Forgaard, CEO da Ullevaal Stadion Idrett AS ao site Solar Power Europe.
Ao ver imagens do sistema instalado é possível observar uma diferença em comparação aos modelos de painéis solares mais usados: trata-se do uso de mini painéis solares quadrados bifaciais. Isso significa que os dois lados são capazes de captar a energia do sol. Além disso, as unidades foram instaladas verticalmente.
O estádio Ullevaal tem uma meta ambiciosa de gerar pelo menos 250 mil quilowatts-hora (kWh) de eletricidade, anualmente. Isso seria, aproximadamente, a energia necessária para abastecer 71 residências durante um ano inteiro. Não é uma meta simples para um país pouco ensolarado e que vive temperaturas negativas durante o inverno.
Para driblar o frio e a neve, a estratégia foi apostar na instalação vertical. Os painéis solares são orientados 20 graus a leste do sul, fornecendo uma distribuição de energia com maior rendimento energético nos meses de inverno. A Over Easy Solar, startup norueguesa fabricante dos painéis, afirma que a análise de seus projetos revelou que os painéis solares verticais podem atingir um rendimento de 20% a 30% maior do que as soluções tradicionais de telhado plano. Os painéis verticais também produzem maior desempenho durante o inverno devido à menor cobertura de neve.
Os painéis fotovoltaicos verticais também podem se beneficiar do chamado “efeito albedo”. Basicamente, a neve que cai entre as fileiras reflete a luz do sol nos painéis, aumentando o rendimento energético.
Outras vantagens, apontadas pela Over Easy Solar, são o baixo peso da instalação e o fácil acesso ao telhado para inspeção e reparos locais da membrana do telhado. “Estamos orgulhosos de apresentar este como o maior projeto de cobertura vertical do mundo até hoje, mas também temos certeza de que o recorde não durará muito”, afirma a companhia em seu site.
Ainda ao Solar Power Europe, Forgaard compartilhou que os incentivos governamentais desempenharam um papel importante na decisão de adotar a energia solar. “A energia solar de telhado utiliza espaços urbanos e é produzida sem conflitos de terra, então acreditamos que aumentar os incentivos financeiros em países com potencial solar significativo é essencial.”
A instalação do teto solar vertical em estruturas urbanas, além de garantir economia aos proprietários, ampliam as possibilidades de gerar energia limpa e renovável em centros urbanos e garantem mais resiliência frente às oscilações dos sistemas energéticos convencionais.

Fonte: CicloVivo

Novidades

Caixão é abandonado em lixão irregular na Zona Oeste do Rio

03/04/2025

Os moradores da Praça Mattathias dos Santos, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, reclamam do desp...

Parque Nacional do Itatiaia divulga primeiras pinturas rupestres descobertas no Rio

03/04/2025

O Parque Nacional do Itatiaia (PNI) revelou imagens inéditas de pinturas rupestres encontradas na re...

Jovens de mais de 40 países se reúnem em BH para discutir desafios ambientais antes da COP30

03/04/2025

Jovens de mais de 40 países se reúnem nesta semana em Belo Horizonte para discutir as mudanças climá...

Natura usa drones com IA para mapear e restaurar Amazônia

03/04/2025

A Natura, em parceria com a startup brasileira Bioverse e comunidades amazônidas ligadas à sua cadei...

Amazônia desponta como nova fronteira global do petróleo

03/04/2025

A Amazônia concentra grande parte das descobertas recentes de petróleo e gás natural do mundo, conso...

Quase metade dos brasileiros trocaria veículos à combustão por bicicletas elétricas

03/04/2025

Cada vez há mais pessoas no país optando pelas bicicletas em vez de carros, motos e ônibus como opçã...