UERJ UERJ Mapa do Portal Contatos
Menu
Home > Atualidades > Notícias
Tecido inspirado em pele de lula ajusta a temperatura das roupas

17/10/2024

Quando esfria, colocamos um casaco ou uma calça mais grossa. Quando esquenta, optamos por roupas mais leves e frescas. Já existem até tecidos que são finos e capazes de manter a temperatura corporal, ou outros que facilitam a transpiração e ajudam a refrescar. Mas, pesquisadores da Universidade da Califórnia foram além e estão criando um tecido capaz de controlar a temperatura, ajustando o aquecimento de acordo com a necessidade de quem está vestido.
A inspiração para essa inovação veio da natureza, mais especificamente da pele da lula, que muda da cor de acordo com o ambiente. O material que eles criaram pode ser integrado a tecidos flexíveis, permite a passagem de ar e é lavável.
“A pele da lula é complexa, tem múltiplas camadas que trabalham juntas para manipular a luz e mudar a coloração e os padrões gerais do animal”, explicou o professor Alon Gorodetsky, que está à frente da equipe.
“Algumas das camadas contêm órgãos chamados cromatóforos, que transitam entre estados expandidos e contraídos, mediante ação muscular, para mudar a forma como a pele transmite e reflete a luz visível.”
No caso do tecido, os pesquisadores incorporaram um material que, ao invés manipular a luz visível, opera no espectro infravermelho. O professor explica que, quando as pessoas se aquecem, elas emitem parte do seu calor como radiação infravermelha invisível.
E foi deste princípio que surgiram roupas capazes de se adaptar a estas emissões e, mais do que isso, manipular o calor, com recursos de termorregulação que ajustam com precisão à temperatura desejada pelo usuário.
De acordo com a pesquisa publicada no periódico APL Bioengineering, o material consiste em um polímero coberto por ilhas de cobre, e esticá-lo separa as ilhas e muda a forma como ele transmite e reflete a luz infravermelha.
Em pesquisa anterior, a equipe modelou as propriedades infravermelhas adaptativas de seu material composto. Agora, eles aperfeiçoaram o material para aumentar sua funcionalidade, tornando-o lavável e respirável .
A integração com o tecido acontece com integrado ao uma película fina aplicada sobre a roupa para permitir uma lavagem fácil que preserve o material, uma necessidade prática para qualquer vestuário.
Para tornar o material composto respirável, a equipe o perfurou, produzindo uma série de furos. O produto resultante exibiu permeabilidade ao ar e ao vapor de água semelhante aos tecidos de algodão. Os pesquisadores então aderiram o material à malha para demonstrar a integração direta do tecido.
Eles testaram as propriedades adaptativas de infravermelho do material e usaram uma placa quente protegida contra suor (SGHP) instalada em uma câmara personalizada para testar as propriedades termorreguladoras dinâmicas.
Mesmo com camadas de película fina simultâneas, perfurações e integração de tecido, o desempenho de gerenciamento de calor dos materiais não foi afetado.
“Nosso material agora abre oportunidades para a maioria das aplicações em peças de vestuário, mas pode ser particularmente importante para as roupas usadas em clima frio, como jaquetas de esqui, meias térmicas, luvas isolantes e chapéus de inverno”, disse Gorodetsky.
Ele diz que, além das possíveis aplicações para o tecido, o processo de fabricação usado pela equipe para desenvolvê-lo também é cheio de potencial.
“As estratégias usadas para garantir aos materiais respirabilidade, lavabilidade e compatibilidade de tecidos podem ser traduzidas para vários outros tipos de sistemas vestíveis, como eletrônicos laváveis, materiais têxteis elétricos e elásticos, além de materiais de coleta de energia”, afirma o cientista.

Fonte: CicloVivo

Novidades

Caixão é abandonado em lixão irregular na Zona Oeste do Rio

03/04/2025

Os moradores da Praça Mattathias dos Santos, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, reclamam do desp...

Parque Nacional do Itatiaia divulga primeiras pinturas rupestres descobertas no Rio

03/04/2025

O Parque Nacional do Itatiaia (PNI) revelou imagens inéditas de pinturas rupestres encontradas na re...

Jovens de mais de 40 países se reúnem em BH para discutir desafios ambientais antes da COP30

03/04/2025

Jovens de mais de 40 países se reúnem nesta semana em Belo Horizonte para discutir as mudanças climá...

Natura usa drones com IA para mapear e restaurar Amazônia

03/04/2025

A Natura, em parceria com a startup brasileira Bioverse e comunidades amazônidas ligadas à sua cadei...

Amazônia desponta como nova fronteira global do petróleo

03/04/2025

A Amazônia concentra grande parte das descobertas recentes de petróleo e gás natural do mundo, conso...

Quase metade dos brasileiros trocaria veículos à combustão por bicicletas elétricas

03/04/2025

Cada vez há mais pessoas no país optando pelas bicicletas em vez de carros, motos e ônibus como opçã...